A característica mais importante das Igrejas pentecostais, que também é própria do cristianismo, é sua ênfase na ação do Espírito Santo. Além disso, elas prometem a seus seguidores salvação da alma e recompensa material ainda em vida – contanto que paguem o devido dízimo.
A crença e prática pentecostal centraliza-se sobre sua compreensão de plenitude ou Batismo no Espírito Santo. A maioria dos pentecostais creem que no momento do novo nascimento (regeneração), o novo crente tem a presença do Espírito Santo (habitação).
Os pentecostais acreditam que o poder de Deus não é abstrato, e que o Espírito Santo desce e age sobre os seus fiéis – o chamado batismo do Espírito Santo. Após esse batismo, eles acreditam que recebem dons espirituais e começam a falar em línguas durante as pregações.
Ou seja, os pentecostais, são cristãos que acreditam na atualidade carismática do Espírito e na possibilidade de vivenciar a experiência ocorrida em Atos 2, no dia de Pentecostes. Por isso o termo: pentecostais.
Como doutrina, os pentecostais em sua teologia compreendem que Deus é uma verdade inquestionável, que não necessita de comprovação e que as Escrituras são a única fonte confiável. Assim, entendendo que toda a sua teologia enfatiza a experiência pessoal do cristão, fundamentada na Palavra de Deus.
Diferenças entre Pentecostais, Presbiterianos, Batistas e Neopentecostais | Augustus Nicodemus
O que não pode na pentecostal?
Assim a igreja pentecostal separa os seus membros do mundo com a condição de criar para eles um mundo separado, não só do ponto de vista ético (não beber, não fumar, não jogar bola, não ir ao cinema, não assistir TV etc), como do ponto de vista de uma rotina de vida.
Por aqui, a maior igreja que segue os princípios calvinistas hoje é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Mas há outras denominações e dissidências que, no cerne, seguem o modo de pensar desse teólogo francês.
Entre as igrejas desta vertente estão: Universal do Reino de Deus (1977, RJ), Internacional da Graça de Deus (1980, RJ), Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (1976, GO), Renascer em Cristo (1986, SP) e Igreja Mundial do Poder de Deus (1998, SP).
De acordo com a narrativa bíblica, durante o Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas de fogo. Esse evento marcou o início da missão dos discípulos de espalhar a mensagem de Jesus pelo mundo.
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
Dentre os inúmeros movimentos sociais que surgiram na América Latina, destacam-se os pentecostais. De diversas origens missionárias, caracterizam-se pela ênfase no reavivamento espiritual, na conversão individual, na atuação do Espírito Santo e pela perspectiva escatológica.
O pentecostalismo é um ramo do cristianismo evangélico. Seus adeptos são primeiro nascidos de novo, aceitando Jesus como seu Senhor e Salvador, e então repletos pelo Espírito Santo, recebendo dons que incluem milagres, profecias e falar em línguas diferentes.
Qual a diferença entre protestantes e pentecostais?
No Brasil, os protestantes históricos incluem as igrejas Luterana, Batista, Presbiteriana, Metodista, Episcopal, entre outras. O segundo grupo (pentecostal) tem entre seus integrantes Assembleia de Deus, Deus é Amor, Evangelho Quadrangular e Congregação Cristã do Brasil.
Os calvinistas defendem a predestinação, ou seja, a crença de que a salvação já está determinada por Deus, e valorizam o lucro oriundo do trabalho, isso fez com que a burguesia abraçasse a nova fé.
A característica mais importante das Igrejas pentecostais, que também é própria do cristianismo, é sua ênfase na ação do Espírito Santo. Além disso, elas prometem a seus seguidores salvação da alma e recompensa material ainda em vida – contanto que paguem o devido dízimo.
Qual a diferença entre igreja pentecostal e evangélica?
No Brasil as principais igrejas que representam os neopentecostais são: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo. Os evangélicos tradicionais diferem dos pentecostais apenas em relação a experiência do chamado “Batismo no Espírito Santo”.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil é a segunda denominação pentecostal mais antiga do país. O objetivo desse estudo é apresentar as tendências atuais publicadas em periódicos científicos sobre o tema Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Os autores mencionados acima compreendem o pentecostalismo em três categorias, descritas por Paul Freston como as Três ondas pentecostais, a saber: pentecostalismo de primeira onda (pentecostalismo Clássico), Pentecostalismo de segunda onda; e pentecostalismo de terceira onda (neopentecostalismo).
As maiores denominações cristãs não-trinitárias são A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Igreja de Deus Todo-Poderoso, Assembleia Cristã Reunidos Em Nome do Senhor Jesus, Igreja Apostólica do Brasil, Igreja Pentecostal Unida, Tabernáculo Branham, Igreja de Deus do Sétimo Dia, ...
Os pentecostais tem a Bíblia como palavra de lei. Suas pregações são voltadas puramente para a religião e o espiritual, ou seja, não fazem alusão a problemas e conflitos da sociedade. Entrar para a Igreja pentecostal é aceitar Jesus e quem não é pastor também pode realizar pregações.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma instituição religiosa mundial organizada oficialmente em 1863 e que hoje conta com mais de 22 milhões de membros, distribuídos oficialmente em 212 países.
Pentecostalidade, portanto, como um dogma teológico cristão, é uma crença na ação da terceira pessoa da Trindade, ou seja, através de visões, revelações, curas e glossolalia (manifestação de línguas estranhas).
A teologia arminiana é majoritariamente representada por dos dois grupos: Arminianismo clássico, elaborado a partir do ensino de Jacó Armínio; Arminianismo wesleyano, com base principalmente de Wesley.
O calvinismo é uma doutrina religiosa, também chamada de fé reformada. O ponto central do pensamento religioso de João Calvino é a predestinação. O calvinista acredita que, desde a criação do mundo, Deus estabeleceu quais indivíduos seriam salvos e quais seriam condenados.