Há uma grande variedade de exemplos de comidas que as galinhas apreciam: restos de torradas ou migalhas de pão, cascas de batatas, uvas passas, folhas de vegetais como cenouras e rabanetes.
Vitaminas ou eletrólitos podem ser adicionados para aumentar a imunidade e a produção de ovos. É uma boa ideia adicionar proteína extra à dieta de suas galinhas poedeiras com alimentos complementares, como girassóis. A proteína extra fornecerá a energia de que precisam para se manterem aquecidas e botarem ovos.
Tente colocar um pouco de ração em determinado local para chamar a atenção dos animais. Tente fazê-lo no galinheiro, caso tenha um. ... Se as galinhas não forem atraídas pela ração, tente pedaços de pão – moderadamente.
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo.
A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado.
Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.
O principal estímulo para fazer a galinha botar ovos é a exposição à luz. Normalmente, as galinhas ficarão no sol, que gera o estímulo suficiente para que botem ovos.
Elas, por serem aves onívoras, reciclam restos de comida e resíduos orgânicos do quintal, evitando que os eles vão parar em lixões ou aterros. Sem contar que o composto produzido pelas aves resulta em um solo fertilizado rico em nitrogênio.
Adaptados a uma infinidade de ambientes, os pássaros são comuns até em grandes centros urbanos. O segredo para atraí-los é manter ambientes bem arborizados. As árvores são fonte de alimento e abrigo para os pássaros, que, por sua vez, polinizam suas flores e dispersam suas sementes.
A suplementação de vitamina C (100 ou 200 ppm) em associação ao colecalciferol também proporciona melhor conversão alimentar em poedeiras jovens. A associação da vitamina D sob a forma de 25(OH)D3 com 200 ppm de vitamina C aumenta o percentual de gema dos ovos.
Para galinhas domésticas, pode-se introduzir o molho de arroz, pois o arroz contém muito selênio . As galinhas evoluíram para comer grãos crus, então seus sistemas digestivos permitem que eles quebrem o arroz cru. Eles podem comer arroz cru com segurança da mesma forma que o comem cozido.
A mandioca pode ser fornecida às aves em estado natural, simplesmente picada grosseiramente e fornecidas à vontade, uma a duas vezes ao dia. Tem a desvantagem de não se prestar para armazenagem por mais de dois ou três dias, porque azeda e apodrece facilmente, devido a sua grande porcentagem de água (70%).
Para quem quer saber mais sobre isso, a bananeira pode também constituir um bom alimento para as aves, quando a criação está localizada em região onde esta cultura é explorada. Os frutos imprestáveis à alimentação do homem e mesmo os troncos e folhas podem ser fornecidos às aves que os consomem com voracidade.
As plantas que podem causar intoxicação são: espirradeira, comigo ninguém pode, copo de leite, mamona, pinhão, entre outras. Cada espécie tem uma particularidade, como algumas que em qualquer parte possuem toxinas e outras em que apenas em locais específicos como as folhas, raízes e caules.
Se, por um descuido qualquer, houver o aparecimento de choco, podemos utilizar alguns artifícios para interromper tal estado. Dentre estes, temos: isolamento das aves do ninho, com ração à vontade e luz durante 24 horas, durante dois dias; imersão da ave choca duas vezes, por alguns segundos em um balde com água fria.
Mude o toque gradualmente para as laterais da cabeça da ave. Você pode tentar afagar a pele logo atrás do bico e nas laterais da cabeça se o animal parecer relaxado e confortável. As aves também costumam gostar de carinho ao redor das orelhas, mas tome cuidado com a área ao redor dos olhos.