A Proclamação da República, celebrada todo dia 15 de novembro, marca um dos momentos mais importantes da história do Brasil. Em 1889, o país passou por uma transformação política que resultou no fim da monarquia e no início da república.
A Proclamação da República no Brasil, ocorrida em 15 de novembro de 1889, foi um marco histórico que encerrou a monarquia e instaurou o regime republicano presidencialista.
Para atender esta última demanda, o Governo Provisória convocou eleições gerais, com voto direto e universal para os homens maiores de 21 anos e alfabetizados por meio do Decreto Nº 78-B, de 21 de dezembro de 1889 que “designa o dia 15 de setembro de 1890 para eleição geral da Assembleia Constituinte.
A eleição presidencial de 1989 no Brasil foi realizada em dois turnos. O primeiro aconteceu em uma quarta-feira, 15 de novembro de 1989, e o segundo em um domingo, 17 de dezembro de 1989. Foi a primeira eleição presidencial do país após a promulgação da Constituição Federal de 1988.
15 de Novembro: a história da Proclamação da República
Qual foi o principal motivo da Proclamação da República?
Havia insatisfação entre os militares com salários e com a carreira, além de eles exigirem o direito de manifestar suas posições políticas (algo que tinha sido proibido pela monarquia). Havia também descontentamento entre elites emergentes com a sub-representação na política da monarquia.
Qual fato importante aconteceu no Dia 15 de novembro?
SILVA, Daniel Neves. "15 de novembro – Dia da Proclamação da República"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-proclamacao-da-republica.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2025.
Há 201 anos, em 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança - à época príncipe regente do Brasil - proferiu o célebre grito “Independência ou morte!”, às margens do Rio Ipiranga.
Qual foi a causa da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889?
A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 e foi motivada pela insatisfação de diferentes grupos da sociedade, sobretudo os militares, com a monarquia. A crise da monarquia fez com que civis e militares organizassem um golpe para derrubar a monarquia, em 15 de novembro de 1889.
A data da Proclamação da República foi oficializada em 1949, na Lei Federal 662, do presidente Eurico Gaspar Dutra. Em 2002, foi incluída na Lei n.º 10.607/02, que regulariza os feriados nacionais. Em 2023, o feriado cai na quarta-feira.
O marechal foi convencido a aderir ao movimento e no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, que era a capital do país na época, o Deodoro da Fonseca liderou o movimento que derrubou o Império. Invadiu o Ministério da Guerra, mandou prender o Visconde de Ouro Preto e proclamou a República.
Proclama provisoriamente e decreta como a fórma de governo da Nação Brazileira a República Federativa, e estabelece as normas pelas quaes se devem reger os Estados Federaes.
Em 2023, o presidente Lula sancionou a Lei 14.759/23 que torna o dia 20 de novembro, Consciência Negra como feriado nacional. Então, a partir desse ano, o dia 20 de novembro é feriado em todo o país. Essa lei teve origem a partir de um projeto do Senado, a PL 3268/21, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
O Dia Nacional da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, reconhece a religião como genuinamente brasileira. Surgida em 1908, sincretiza práticas africanas, católicas e kardecistas. Umbandistas creem em caridade, reencarnação e incorporação de entidades para cura.
Com a Proclamação da República, a família real foi expulsa do Brasil. Segundo registros históricos, no dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca liderou uma tropa militar que cercou o gabinete ministerial e prendeu o Visconde de Ouro Preto, então primeiro-ministro.
A Proclamação da República no Brasil ocorreu em 1889 com a participação de militares influenciados pelo positivismo. A Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889, representando o fim do Segundo Reinado e o início do período republicano.
Por que os primeiros 5 anos da República no Brasil ficaram conhecidos como República da Espada?
A República da Espada é como conhecemos os cinco primeiros anos da república no Brasil. É chamada assim porque os dois primeiros presidentes brasileiros foram militares. Ela marcou a consolidação da república brasileira, uma vez que inúmeras questões estavam em disputa no país.
A Proclamação da República, celebrada todo dia 15 de novembro, marca um dos momentos mais importantes da história do Brasil. Em 1889, o país passou por uma transformação política que resultou no fim da monarquia e no início da república.
O dia 9 de janeiro de 1822 foi a data em que D. Pedro 1º decidiu permanecer no Brasil com a seguinte frase durante uma audiência do Senado: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto!
O Brasil comemorou o aniversário dos 500 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral a seu litoral mantendo intactos todos os seus superlativos como país. É a quinta maior nação do mundo em território e a oitava economia do planeta.
Assim, dentro desse contexto, quem efetivamente proclamou a independência do Brasil foi o príncipe D. Pedro quando, às margens do Riacho Ipiranga, em viagem a São Paulo, foi alcançado por um emissário da princesa Leopoldina, que levava, em mãos, o Decreto da Independência.
Para isso, o Marechal Deodoro da Fonseca, militar e político brasileiro naquela época, tomou coragem e proclamou a derrubada da monarquia constitucional parlamentaria do Império do Brasil e proclamou a República Brasileira. Por isso, o dia 15 de novembro é conhecido como o Dia da Proclamação da República.
Qual é a verdadeira história da Proclamação da República no Brasil?
A proclamação da república aconteceu em 15 de novembro de 1889 e resultou na derrubada da monarquia e na instauração da república no Brasil. Esse acontecimento foi resultado de um longo enfraquecimento que a monarquia enfrentou no Brasil a partir da década de 1870. Um dos grupos mais insatisfeitos foi o dos militares.
O que aconteceu com o Brasil após a Proclamação da República?
Após a Proclamação da República, instalou-se no Brasil um Governo Provisório, que durou até 1894. Primeiro, esteve no poder Deodoro da Fonseca e, depois, o marechal Floriano Peixoto.