A primeira história, da qual eclodiu a criação desse dia: em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em incêndio de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Supostamente, teria sido causado pelo proprietário da fábrica: repressão exagerada às greves das operárias.
Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho — na época, as jornadas chegavam a 16h por dia, seis dias por semana e, não raro, incluíam também os domingos. Nessa passeata teria sido celebrado pela primeira vez o "Dia Nacional das Mulheres" americano.
Nesse dia, no ano de 1857, as operárias de uma fábrica em Nova York entraram em greve para reivindicar a redução do horário de trabalho, o direito à licença-maternidade e a equiparação de seus salários aos dos homens. As mulheres foram trancadas na fábrica e, devido a um incêndio, 129 delas morreram.
Origem do Dia Internacional da Mulher. O oito de março não nasceu de um evento específico, e sim de um conjunto de movimentos no final do século 19 e começo do século 20 contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas.
A crise de 1857, mencionada por Caio Prado Jr., desencadeou efeitos significativos sobre o Brasil, devido à sua maior aproximação com os capitais ingleses, o que permitiu intensificar a inserção da economia brasileira no processo de expansão do sistema capitalista no transcurso do século XIX.
A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague.
Isso porque celebramos o Dia Internacional da Tolerância, que foi criado por resolução da ONU em 1996 para destacar o compromisso em promover o entendimento entre culturas e povos, o respeito e a valorização da variedade de culturas, formas de expressão e diferenças do ser humano.
Em 8 de março de 1917 um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado ( São Petesburgo), na Rússia. Elas reivindicaram melhorias nas condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial. O protesto ficou conhecido como "Pão e Paz".
A Crise de 1857 teve início com um pânico financeiro nos Estados Unidos causado por um declínio no desempenho da economia mundial e uma super-expansão da economia doméstica americana.
A primeira história, da qual eclodiu a criação desse dia: em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em incêndio de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Supostamente, teria sido causado pelo proprietário da fábrica: repressão exagerada às greves das operárias.
No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia.
Inicia a construção da Usina Hidrelétrica de Três Marias, no norte de Minas Gerais. Fevereiro - Iniciada a construção de Brasília, nova capital federal do Brasil. 16 de março: A Rede Ferroviária Federal, uma empresa pública responsável pela operação das 19 ferrovias unificadas, é criada pela lei federal n° 3.115.
Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?
A data, entretanto, só foi escolhida depois de 8 março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia. Elas pediam melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial.
Resultado de um caminho de luta por igualdade, o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 deste mês, tem como principal objetivo relembrar as batalhas enfrentadas pelas mulheres durante toda história e dar foco às demandas por direitos negados e que ainda persistem nos dias atuais.
Assim, a tolerância surge como uma resposta à violação aos direitos fundamentais da liberdade, da igualdade, da diversidade e da dignidade humana, e, neste aspecto, é fundamental também que a submetamos a uma análise crítica, apresentando as suas boas e más razões, bem como colocando em evidência a questão do ...
Por que o dia da intolerância religiosa foi criado?
Desde 2007, a data de 21 de janeiro é marcada pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que lembra a necessidade de respeitar a liberdade religiosa, princípio fundamental garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal brasileira.
Respeitar e aceitar as diferenças humanas implica em tolerar. Na maioria das vezes, as pessoas tolerantes são discriminadas e tidas como passivas, mas passividade não significa tolerância. A palavra tolerare etimologicamente significa “suportar com paciência”, “levar”, “sofrer” e também “lutar e combater”.
Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.
FERNANDES, Cláudio. "15 de Julho — Dia do Homem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-internacional-homem.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2025.
Não há um evento específico que explique sua origem: a data nasceu de um conjunto de movimentos no final do século 19 e começo do século 20 contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas. “As mulheres tinham que trabalhar 16 horas por dia durante seis dias na semana.
No dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como "Pão e Paz".