Em 1 de janeiro de 1880, a capital do Império brasileiro, o Rio de Janeiro, viu eclodir uma revolta contra a cobrança de um imposto sobre o preço das passagens do transporte nos bondes.
No final da década de 1880, quando a situação já era insustentável, a campanha abolicionista ganhou força no país. Em 1888, a Lei Áurea foi assinada, proibindo o trabalho escravo dos negros em nosso país.
Ocorreram no período central da Segunda Revolução Industrial. A maioria dos países ocidentais experimentou um grande ciclo econômico, devido à produção em massa de ferrovias e outros métodos de viagem mais convenientes.
Thomas Edison inventou a Lâmpada incandescente. Galissard de Marignac descobre o elemento químico Gadolínio. Werner von Siemens constrói o primeiro elevador elétrico. O movimento republicano ganhou força: foram fundados centenas de clubes e dezenas de jornais republicanos por todo o país.
Dom Pedro II foi imperador do Brasil entre 1840 e 1889. Ficou marcado por ter sido um líder erudito e foi destronado com um golpe, em 1889. Ouça o texto abaixo!
Como era o Brasil 100 anos atrás e como viviam os brasileiros nessa época
Qual Guerra aconteceu em 1880?
Conhecido como Revolta do Vintém, esse episódio representou a primeira reação popular que se tem notícia no Brasil contra as tarifas cobradas no sistema de transporte coletivo.
O Congresso de Milão, em 1880, foi um momento obscuro na História dos surdos, uma vez que lá, um grupo de pessoas, a maioria ouvintes, tomou a decisão que a língua oral seria utilizada na educação e no ensino de surdos, substituindo-a língua de sinais/gestuais (o comité do congresso era unicamente constituído por ...
No Congresso Mundial de Professores de Alunos Surdos, realizado em Milão (Itália), em 1880, ficou estabelecido que o Método Oral (Oralismo) era o mais adequado na educação do surdo, sendo então proibido o uso da Língua de Sinais na Europa. Essa proibição se estendeu ao Brasil em 1881.
A abolição da escravidão foi um dos fatores que determinaram a queda do Império em 1889. Dom Pedro II perdeu o apoio dos cafeicultores, que tiveram de libertar os escravos após a assinatura da Lei Áurea e não receberam nenhuma indenização por parte do governo central.
Em 19 de outubro de 1901, o brasileiro Santos Dumont deu a primeira volta de dirigível ao redor da Torre Eiffel. Por isso, hoje é celebrado o Dia Nacional da Inovação.
O marechal foi convencido a aderir ao movimento e no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, que era a capital do país na época, o Deodoro da Fonseca liderou o movimento que derrubou o Império. Invadiu o Ministério da Guerra, mandou prender o Visconde de Ouro Preto e proclamou a República.
Em 1800, no Brasil Colônia a população vivia em média 25 anos. Média que se estendeu até o Brasil Império (1822) e final dele com cerca de 27 anos, até a Proclamação da República, 1889 do século XIX. A média mundial no começo de 1800 era 28,5 anos. Neste período todos os países eram pobres e doentes.
O clima na cidade do Rio de Janeiro estava extremamente tumultuado no período final do século XIX, que seria também o derradeiro da monarquia no Brasil. Nos cafés, nos jardins, nas esquinas das ruas da capital, inúmeras discussões e ideias ganhavam contornos e tomavam força.
O Abade Charles-Michel de l'Épée (Versalhes, 25 de Novembro de 1712 — Paris, 23 de Dezembro de 1789) foi um educador filantrópico francês do século XVIII, que ficou conhecido como "Pai dos surdos".
A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todas as pessoas que morreram depois de serem classificadas como “surdas”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão. DATAS IMPORTANTES: 10 de setembro - Dia Internacional das Línguas de Sinais.
Em que ano foi proibido o uso da língua de sinais no mundo?
10 de setembro: Dia Mundial da Língua de Sinais, data que faz alusão ao congresso sobre surdez em Milão, que ocorreu em 10 de setembro de 1880, em que o uso da língua de sinais foi proibido em todo o mundo.
4 de janeiro: Termina a Revolta de Vintém na cidade do Rio de Janeiro. 10 de março: O corpo de bombeiros de São Paulo é fundado. 9 de junho: A Sociedade Brasileira Contra a Escravidão é fundada por Joaquim Nabuco. 13 de junho: A Escola de Belas Artes da Bahia é inaugurada.
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.
A Guerra Fria foi um período marcado por um conflito político-ideológico travado entre Estados Unidos e a ex-União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. Esse período polarizou o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
Grupos na sociedade começavam a exigir maior participação pela via eleitoral. A questão abolicionista também somou forças ao movimento republicano. Esses grupos se uniram em um golpe que derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil."
O presidente mais velho a assumir a presidência foi Luiz Inácio Lula da Silva, em seu terceiro mandato, aos 77 anos, 2 meses e 5 dias, enquanto que o mais novo a fazê-lo foi Fernando Collor, aos 40 anos, 7 meses e 3 dias.