No ano de 1652, na fazenda de São Roque em São Paulo, cerca de 600 indígenas escravizados se revoltaram contra seu senhor, Antônio Pedroso de Barros. Durante a revolta, os nativos assassinaram Pedroso de Barros, além de outros brancos presentes na propriedade, mataram todos os animais e atearam fogo nas plantações.
A Revolução Gloriosa é o nome que se dá para os acontecimentos que levaram à deposição de Jaime II e à coroação de Guilherme de Orange e Maria Stuart como rei e rainha da Inglaterra.
Entre 1788 e 1789, na capitania de Minas Gerais, a Inconfidência Mineira foi o primeiro movimento espontâneo da América Portuguesa a realmente flertar com a possibilidade de romper com as amarras coloniais, com intuito de transformar a região na primeira região independente da América do Sul.
Escravidão africana no Brasil se estabeleceu, na década de 1560, por meio do tráfico negreiro. Aqui os escravizados africanos encontraram uma rotina de violência. Os primeiros registros apontam que os primeiros africanos escravizados chegaram ao Brasil na década de 1560.
Em 1858, houve mais uma, dessa vez com parte da população da cidade tomando as ruas e ecoando o grito de “carne sem osso e farinha sem caroço”. O episódio, que ficou conhecido como Revolta da Farinha, ocorreu em 28 de fevereiro de 1858.
A Guerra Austro-Prussiana – também conhecida como Guerra das Sete Semanas – ocorreu em 1866 e opôs o fortalecido reino prussiano contra o império austríaco pela disputa dos territórios dos ducados de Schleswig e Hosltein, que ambos os países haviam conquistado da Dinamarca, em 1864, durante a Guerra dos Ducados.
Com "Sobre a origem das espécies através da seleção natural", publicada em 24 de novembro de 1859, Charles Darwin contrapôs-se à versão cristã da criação do mundo e tornou-se um dos cientistas mais combatidos da época.
Alguns consideram o dia 1º de abril de 1680 como o dia da abolição da escravidão indígena. Nesta data, o rei de Portugal publicou uma lei que acabava com o cativeiro dos indígenas, a lei proibia a escravização de novos índios, mas não libertava os cativos adquiridos antes de sua promulgação.
O período do Brasil Colônia se estendeu de 1500 a 1822, enquanto os portugueses dominaram o território brasileiro. A colonização do Brasil começou com a chegada dos portugueses, em 1500, e a historiografia recente considera o período anterior à colonização efetiva do território como Pré-Colonial, de 1500 a 1530.
Data de 1585 a primeira grande bandeira para captura e escravização de índios no sertão dos Carijós, luta que levaria à ocupação gradativa do interior do Brasil e ao alargamento da faixa litorânea ocupada pelos portugueses no iníco do século XVI. São também deste período, entre outras: a conquista da Paraíba, em 1584.
A Revolução de 1830, também conhecida como as Três Gloriosas, foi uma série de eventos que levaram à queda do rei Carlos X da França e à ascensão de seu primo, Luís Felipe, o "rei burguês". Ocorrendo em julho de 1830, esta revolução foi causada por uma combinação de fatores políticos, sociais e econômicos.
Em 1804, Napoleão deu início ao período imperial, uma vez que ele se autocoroou imperador da França. Esse foi o grande passo de Napoleão na escalada de poder. A coroação foi cheia de simbolismos, sendo realizada na Catedral de Notre-Dame, em Paris.
A população mundial atinge o primeiro bilhão de pessoas. Alessandro Volta inventa a bateria eléctrica. É eleito o Papa Pio VII. É inaugurada a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em Washington, DC.
No ano de 1652, na fazenda de São Roque em São Paulo, cerca de 600 indígenas escravizados se revoltaram contra seu senhor, Antônio Pedroso de Barros. Durante a revolta, os nativos assassinaram Pedroso de Barros, além de outros brancos presentes na propriedade, mataram todos os animais e atearam fogo nas plantações.
Eventos. 6 de Janeiro – Inicio da construção da Fortaleza dos Reis Magos em Natal, Brasil. 21 de Fevereiro - Motim das tropas espanholas estacionadas na ilha Terceira, Açores. 19 de Abril - Édito de Nantes, o rei Henrique IV de França confere direitos iguais aos protestantes franceses, por comparação aos católicos.
A Revolta de Beckman durou mais de um ano, mas, sem o apoio de outras cidades do estado, ruiu. Em maio de 1685, os portugueses enviaram uma esquadra para São Luís, e o comando da cidade foi recuperado sem muitas dificuldades. A esquadra portuguesa trazia Gomes Freire de Andrade, o novo governador do Maranhão.
Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo. O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530.
1680 (MDCLXXX, na numeração romana) foi um ano bissexto do século XVII do actual calendário gregoriano, da Era de Cristo, e as suas letras dominicais foram G e F (52 semanas), teve início a uma segunda-feira e terminou a uma terça-feira.
O ano de 1609 foi marcado pela promulgação da primeira lei efetiva sobre a administração indígena, o que suscitou protestos por parte dos colonos de São Paulo. Em 30 de julho de 1609, a primeira lei é instituída e determinava a liberdade de todo índio.
A última vez que o nível extremo foi alcançado havia sido em outubro de 2003, quando as partículas emitidas por essas explosões atingiram a Terra e resultaram alguns transtornos. Na época, houve falta de energia elétrica na Suécia e problemas de fornecimento na África do Sul.
O Evento Carrington ocorreu no início de setembro de 1859, quando uma tempestade solar atingiu o planeta após uma grande ejeção de massa coronal (CME) na atmosfera superior do Sol. Durante aproximadamente 17,6 horas, a tempestade viajou cerca de 50 milhões de quilômetros para chegar à Terra.
16 de abril: Forças aliadas cruzam o rio Paraná e iniciam a invasão do Paraguai. 2 de maio: Batalha de Estero Bellaco (Guerra do Paraguai). 24 de maio: Batalha de Tuiuti, a maior da história latino-americana: 32.000 soldados da Tríplice Aliança derrotam 24.000 soldados paraguaios, com 16.000 baixas.