Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Estando ele em pé junto dela, inclinou‑se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi‑los.
Jesus estava no povoado de Betânia, sentado à mesa na casa de Simão, o Leproso. Então uma mulher chegou com um frasco feito de alabastro, cheio de perfume de nardo puro, muito caro. Ela quebrou o gargalo do frasco e derramou o perfume na cabeça de Jesus.
Entre as testemunhas oculares da ressurreição de Ezequiel estava um fariseu chamado Simão, que convidou Jesus para jantar. Em sua casa, encontraram uma mulher, Myriam, uma pecadora daquela cidade, que, tendo ouvido que Jesus estava na casa do fariseu, entrou sem permissão.
Ainda conforme especulações, Simão Mago seria talvez o gnóstico Simão, discípulo de Dositeu - um sábio cripto-judeu que havia se tornado herói messiânico dos samaritanos - e de quem, afirma-se, Simão teria roubado a esposa, dita Helena, uma ex-prostituta oriunda de Éfeso.
A mulher chorou aos pés de Jesus e enxugou os com os cabelos, e beijou. Jesus, por sua vez, aceitou o jantar de Simão e aceitou o presente da mulher. Enquanto Simão achava que Jesus não conhecia a mulher, Jesus contou uma história que mostra o conhecimento que Ele tem de todos.
✅ Pregação sobre a Pecadora que Ungiu os Pés de Jesus. 10 Lições. Amilton Deolindo.
O que Jesus fazia na casa de Simão, o leproso, em Betânia?
Quando Jesus estava em Betânia, fazendo uma refeição na casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, trazendo um frasco feito de alabastro com um perfume muito valioso, de nardo puro; e, quebrando o frasco, derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.
Simão é por vezes identificado como sendo o mesmo Simão, o Fariseu (Shimon ben Gamliel), mencionado em Lucas 7 como o anfitrião de um jantar no qual os pés de Jesus foram ungidos por uma mulher. Segundo João 12, Maria, Marta e Lázaro ofereceram um jantar a Jesus seis dias antes da Páscoa (e sua crucificação).
Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. Jesus disse-lhes: “Vinde comer”.
Jesus é ungido por duas vezes em Betânia. Jesus foi ungido dias antes de sua crucificação, nas duas vezes por mulheres. Na primeira, (João 12) Jesus foi ungido por Maria, irmã de Lázaro, em sua casa. Maria derrama o perfume sobre os pés de Jesus e depois com os seus cabelos os enxuga, em sinal de amor e reverência.
Nesse jantar, Maria, irmã de Marta e Lázaro, traz um vaso de alabastro contendo quase meio quilo de um perfume raro e caro, e quebra-o derramando todo o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Seu propósito era agradecer a Jesus a ressurreição de seu irmão, que levantara da morte, e preparar o corpo de Jesus para a morte.
Após presenciar o ato, é Maria Madalena quem vai visitar a tumba passados três dias do episódio. Seu retorno ao túmulo de Jesus faz parte de uma antiga tradição judaica de se conferir se o morto estava realmente morto. Porém, além de fazê-lo, seu outro propósito da visitar era ungir o corpo de Jesus.
Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.
Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor. Estes são os Doze que Jesus enviou em missão […] Ele constituiu, pois, os Doze, e impôs a Simão o nome de Pedro; […]
Você certamente já sabe: São João foi o único dos Apóstolos a não morrer mártir. Mas isso não significa que ele não tenha sofrido por seu Senhor. Conheça a história do “quase-martírio” do discípulo amado ante a Porta Latina, em Roma, no ano 95.
Para cirandar (peneirar) o trigo, os valiosos grãos são separados das partes da planta que não têm uso. Jesus usou essa analogia para ajudar Pedro (e cada um de nós) a reconhecer os esforços de Satanás para destruir nossa fé e nos impedir de ser parte importante do reino de Deus.
Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: — Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar. Simão respondeu: — Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada.
São Pedro. Também conhecido como Simão Pedro, foi um dos líderes proeminentes do grupo. De acordo com tradição cristã, ele foi martirizado em Roma, sendo crucificado de cabeça para baixo, pois se considerava indigno de morrer da mesma forma que Jesus.
E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com unguento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa. E os seus discípulos, vendo isso, indignaram-se, dizendo: Por que este desperdício?
Onde fica localizada a Casa de Simão? A Casa de Simão, o curtidor, ficou localizada na cidade de Jope, que hoje é conhecida como Jaffa, uma parte integrante da área metropolitana de Tel Aviv, em Israel. Jope é uma cidade costeira histórica, com uma localização geográfica significativa nas margens do Mar Mediterrâneo.