Também conhecida como Coluna Miguel Costa-Prestes, a Coluna foi um movimento revoltoso organizado por tenentistas que percorreu o Brasil entre 1925 e 1927 combatendo as tropas dos governos de Artur Bernardes e Washington Luís durante a Primeira República.
─ A maior companhia automobilística norte-americana, a General Motors, inaugura uma fábrica em São Paulo e começa fabricando 25 carros por dia. ─ No Rio, Irineu Marinho funda o jornal O Globo. ─ Em São Paulo, começa a circular o jornal Folha da Tarde. ─ Mário de Andrade publica A Escrava que não é Isaura.
Artur da Silva Bernardes (Viçosa, 8 de agosto de 1875 – Rio de Janeiro, 23 de março de 1955) foi um advogado e político brasileiro. Foi o 12.º presidente de Minas Gerais de 1918 a 1922 e o 12.º presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926.
1 de março: É realizada a eleição presidencial direta. Washington Luís é eleito presidente da República com 688.528 votos. 6 de maio: É inaugurado o prédio do Congresso Nacional brasileiro, o Palácio Tiradentes. 14 de junho: O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anuncia a retirada da Sociedade das Nações.
Também conhecida como Coluna Miguel Costa-Prestes, a Coluna foi um movimento revoltoso organizado por tenentistas que percorreu o Brasil entre 1925 e 1927 combatendo as tropas dos governos de Artur Bernardes e Washington Luís durante a Primeira República.
A tragédia esquecida que dizimou brasileiros durante 3 anos no século 19
O que aconteceu no ano de 1927 no Brasil?
No dia 25 de outubro de 1927, pela Lei estadual nº 660, as mulheres brasileiras puderam, pela primeira vez, no Rio Grande do Norte, ter reconhecido o direito de votar e serem votadas.
Em 9 de fevereiro de 1925, escondido do governo alemão, o ministro do Exterior do Reich, Gustav Stresemann, apresentou um plano de segurança internacional. Derrotada na 1ª Guerra, a Alemanha estava em situação delicada. Derrotada na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha enfrentava uma situação delicada na década de 1920.
As eleições presidenciais alemãs de 1925 foram as primeiras realizadas pelo voto direto, conforme determinava a Constituição da República de Weimar (1919-1933). O pleito aconteceu após a morte do primeiro presidente da Alemanha, Friedrich Ebert, em 28 de fevereiro de 1925.
Parte do País estava de mudança para as cidades, por conta da industrialização crescente. Além disso, as artes também estavam se transformando, com a Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Na política, há o surgimento do Partido Comunista.
O presidente Artur Bernardes ainda enfrentou a Coluna Prestes, formada em 1925, sob o comando do tenente Luís Carlos Prestes, que percorreu o interior do país durante dois anos procurando sublevar as populações contra o seu governo e as oligarquias dominantes.
O Presidente do Brasil Washington Luís Pereira de Sousa (1926-1930). Em 1929, Washington Luís apoiou Júlio Prestes, presidente do estado de São Paulo à sua sucessão, e o presidente da Bahia, Vital Soares, como candidato a vice-presidente.
"O país vivia o começo do esgotamento da República Velha, que tinha a hegemonia das oligarquias agrárias regionais e com mais de 80% de sua população vivendo no meio rural", explica. "Havia pelo menos duas grandes contradições na estrutura econômico-social do país."
No XIV Congresso do Partido Comunista Russo (1925), Trotsky acabou sendo derrotado pela aliança feita entre Stalin e outros líderes bolcheviques. A partir de então, o projeto da “Revolução Permanente” se via enfraquecido pela estruturação de um enorme corpo burocrático voltado para a consolidação do socialismo russo.
Mussolini é considerado o grande responsável pela ascensão do fascismo na Europa. Ele conseguiu assumir o poder em 1922, durante um evento chamado de Marcha sobre Roma. A derrota da Itália na Segunda Guerra fez com que Mussolini fosse capturado e executado por partisans, em 1945.
27 de fevereiro: Uma explosão de fábrica de produtos inflamáveis mata 621 pessoas na Ilha do Caju, em Niterói. 27 de abril: É inaugurada a sede do Senado Federal do Brasil, o Palácio Monroe. 29 de julho: É fundado o jornal O Globo, no Rio de Janeiro (RJ).
Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal. A Bundeswehr está (em termos tecnológicos) entre os militares mais avançados e mais bem preparados de todo o mundo.
8 de outubro: Uma mulher é achada morta dentro da mala do marido italiano no Porto de Santos no episódio conhecido como crime da mala. 10 de novembro: A revista ilustrada brasileira O Cruzeiro começa a ser publicada. 03 de dezembro: Queda do hidroavião Santos Dumont.
1 de janeiro — Entra em vigor a nova legislação mexicana do petróleo, levando à eclosão formal da Guerra Cristera. 14 de janeiro — Paul Doumer eleito presidente da França. 30 de setembro — Inauguração da Fordlândia, no estado do Pará, polo fornecedor de látex para os empreendimentos de Henry Ford.
Na década de 1920, em alguns países da Europa, iniciou-se um processo político característico da primeira metade do século 20: a crise das democracias liberais. Essa crise acabou influenciando tanto o recuo do liberalismo como a ascensão de regimes totalitários em alguns locais da Europa.
23 de Maio - O Presidente Washington Luís é baleado por sua amante no hotel Copacabana Palace. 2 de Outubro - Josemaría Escrivá funda o Opus Dei. 3 de Outubro - Naufraga a 50 milhas da ilha do Faial, Açores, o Barco a vapor alemão “Maria Pinango”.
O horário de verão foi instituído no Brasil, pela primeira vez, por decreto do presidente da República, Getúlio Vargas, no verão de 1931/1932, com duração de 5 meses, e tendo como abrangência todo o território nacional.