O que aconteceu com o homem que tentou matar o Papa?
Agca foi preso na hora e condenado à prisão perpétua. Pouco depois da notícia do perdão da justiça italiana, o Vaticano divulgou uma nota informando que o papa estava contente com a decisão. O papa também havia perdoado Agca e chegou até a visitá-lo na prisão. Houve três investigações e dois julgamentos sobre o caso.
Quem foi o homem que tentou assassinar João Paulo II?
— Irmão... Ali Agca, turco de 25 anos, estava mudo. Não parecia o mesmo homem que, no dia 13 de maio de 1981, acionou cinco vezes o gatilho de uma pistola Browning no meio da praça São Pedro, no Vaticano. O papa João Paulo II tinha acabado de beijar uma criança, quando o primeiro tiro foi disparado.
O atentado. Quando ele entrou na Praça de São Pedro para discursar para uma audiência em 13 de maio de 1981, João Paulo II foi baleado e gravemente ferido por Mehmet Ali Ağca, um perito atirador turco que era membro do grupo militante fascista Lobos Cinzentos.
As circunstâncias variaram de martírio (Papa Estêvão I) para guerra (Papa Lúcio II), para um espancamento por um marido ciumento (João XII). Um número de outros Papas que morreram em circunstâncias que alguns acreditam ser assassinato, mas para as quais a evidência definitiva não foi encontrada.
O que foi a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II?
TENTATIVA DE ATENTADO CONTRA O PAPA - O Papa Francisco revelou que foi alvo de uma tentativa de atentado durante a visita que fez ao Iraque, em março de 2021. Foi a primeira viagem de um Papa ao país. A revelação faz parte de uma autobiografia que ainda vai ser lançada.
No início, acreditava-se que o caso tinha relação com o serviço secreto da extinta União Soviética. Uma outra teoria investigada envolvia o governo da Bulgária, num complô comunista contra o papa.
Após a tentativa de assassinato do Papa, ele começou a cumprir pena em uma prisão na Itália. Dezenove anos depois, ele foi visitado por João Paulo II e então decidiu se converter ao catolicismo.
O pontífice passava em um carro aberto cumprimentando os fiéis, no dia da Audiência Geral, quando foi atingido por duas balas. Além dele, duas mulheres também ficaram feridas. Aos 60 anos, João Paulo II passou por uma cirurgia de cerca de cinco horas e precisou retirar parte do intestino.
O cantor João Paulo, da dupla sertaneja João Paulo e Daniel, morreu em um acidente de carro, às 2h30 de ontem, na altura do km 40 da rodovia dos Bandeirantes.
Tiros ecoam no Vaticano. O Papa João Paulo II, uma das figuras mais influentes do século XX, foi baleado e gravemente ferido na Praça de São Pedro por Mehmet Ali Ağca, um assassino profissional turco.
🙏⛪ DECISÃO HISTÓRICA | O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (18) uma decisão histórica do Papa Francisco. Ele autorizou padres a abençoar casais de pessoas do mesmo sexo.
Ex-militante de grupo de extrema-direita está em liberdade desde 2010. O turco Mehmet Ali Agca, que em 1981 atentou contra a vida do então papa João Paulo II, esteve neste sábado (27) no Vaticano para depositar dois ramos de rosas brancas no túmulo de Karol Wojtyla, segundo informou a imprensa italiana.
As teorias, no entanto, foram negadas pela Igreja e acredita-se que ele morreu em decorrência de um ataque cardíaco durante o sono. João Paulo I tinha 65 anos.
Francisco, S.J., nascido Jorge Mario Bergoglio, é o 266º Papa da Igreja Católica, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou do papado a 28 de fevereiro de 2013.
Realizou várias cerimônias, em que foram proclamados 1.338 beatos e 482 santos. O papa João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005, aos 84 anos, encerrando um pontificado de 26 anos.
De acordo com a Enciclopédia Católica e outras fontes, Bento IX tinha entre 18 e 20 anos quando se tornou pontífice, apesar de algumas fontes sugerirem 11 ou 12.
Há 41 anos era eleito João Paulo I com o pontificado mais curto da história. Neste sábado, 28, serão completados 41 anos da morte do Papa João Paulo I. Foram 33 dias de pontificado, um dos mais curtos da história, período vivido intensamente por um jornalista brasileiro.