Fumante inveterado desde a adolescência, Oppenheimer sofreu episódios de tuberculose ao longo da vida. Ele morreu de câncer da garganta em 1967, com 62 anos de idade.
Em uma audiência em 1954 para investigar suas supostas simpatias comunistas, a Comissão de Energia Atômica revogou sua autorização de segurança. A medida só foi revertida em 2022, depois que funcionários do governo revisaram o caso de Oppenheimer e descobriram que a investigação havia sido falha e ilegal.
O que aconteceu com Robert Oppenheimer após o julgamento?
Robert jamais recuperou sua autorização de segurança, apesar de investigações posteriores descobriram que ele não tinha laços com a União Soviética. Conforme noticiou o The Guardian, Oppenheimer só foi oficialmente inocentado de todas as acusações em dezembro de 2022 — mais de cinco décadas após sua morte, em 1967.
Mesmo após se aposentar, Strauss continuou engajado em atividades públicas e filantrópicas, incluindo seu envolvimento com o Comitê Judaico Americano. Sua vida chegou ao fim em 1974, quando perdeu uma batalha contra um linfoma. Oppenheimer, oito anos mais jovem que Strauss, faleceu sete anos antes, em 1967.
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
AO VIVO: DONALD TRUMP ATINGE REPERCUSSÃO MUNDIAL EM PRONUNCIAMENTO; CITA BRASIL E UCRÂNIA [PT-BR]
Quem traiu Oppenheimer?
Robert Oppenheimer é muito provavelmente um agente da União Soviética". Segundo os jornalistas e historiadores Kai Bird e Martin J. Sherwin, Strauss e Borden colaboraram secretamente para fazer essa acusação.
Embora Einstein tenha trabalhado para alertar o mundo sobre os perigos da proliferação nuclear pelo resto de sua vida, ele lutou para dar sentido à sua responsabilidade. "Ele é o pai" da bomba atômica, diz Beser, que é neto do único militar americano a bordo dos dois aviões que levaram as bombas atômicas ao Japão.
Um dos acusados de Oppenheimer é o seu colega Teller, o descobridor da bomba de hidrogênio, que alega não entender com clareza as atitudes do pai da bomba atômica, julgando a sua conduta “confusa e complicada”. E Oppenheimer foi condenado porque um outro cientista não conseguia entende-lo.
Strauss era, na vida real, um homem com grande poder e influência em Washington em meados do século 20. Ele desconfiava fortemente de Oppenheimer. Eles estavam em polos ideológicos opostos e tiveram divergências sobre energia nuclear que se misturaram com disputas pessoais.
Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
A espionagem soviética dentro do Projeto Manhattan mudaria a história. No final da Segunda Guerra Mundial, os espiões de Stalin entregaram os segredos da bomba atômica ao Kremlin. Isso acelerou o projeto nuclear de Moscou.
Em "Oppenheimer", por exemplo, na cena que marca o discurso do físico após a explosão da bomba de Hiroshima e Nagazaki, há um erro nas bandeiras dos Estados Unidos presentes nas tomadas. Por lá, aparece a bandeira tradicional dos EUA, composta por 50 estrelas — cada uma representando um estado.
Em 1972, eles compraram um barco de 52 pés (16 m) ketch, com a intenção de navegar pelo Canal do Panamá e para o Japão via Ilhas Galápagos e Tahiti. Eles partiram, mas Kitty ficou doente, e foi levada para o Hospital Gorgas, onde morreu de embolia em 27 de outubro de 1972.
O mais famoso e importante deles foi, de fato, Klaus Emil Julius Fuchs, um físico alemão que trabalhou em Los Alamos, sob a supervisão de Robert Oppenheimer. Atuou infiltrado e forneceu segredos importantes para os comunistas.
Em 2003, os directores do Laboratório demitiram-se após acusações de terem, por sua vez, demitido inadequadamente dois empregados que tinham alegado a existência de roubo generalizado no Laboratório.
Mas o próprio Oppenheimer se referiu em 1965 a alegações de que Einstein havia de alguma forma participado da criação daquela arma de destruição em massa. "As alegações de que ele trabalhou na criação da bomba atômica eram, na minha opinião, falsas", disse ele na conferência de Paris naquele ano.
Após a morte de seu pai, Peter estabeleceu-se permanentemente no norte do Novo México, residindo na fazenda Perro Caliente, que seu pai havia adquirido anos antes. Segundo o Today, Peter ainda mora no Novo México e atua como carpinteiro.
O consenso parece ser o de que Oppenheimer tinha capacidade intelectual de sobra para levar um Nobel para casa, mas suas realizações como cientista não ficaram à altura dessa possibilidade –por pouco.
Morte. Fumante inveterado, o físico apresentou diversos problemas de tuberculose ao longo da vida. Morreu em 18 de fevereiro 1967, vítima de um câncer de garganta.
De fato, Einstein era pacifista declarado e sempre se distanciou do projeto Manhattan. Ele sempre insistia que sua participação na liberação da energia atômica foi "muito indireta". Se houve um instigador, foi Leo Szilard (1898-1964), ex-aluno de Einstein.
Logo a seguir, duas bombas foram lançadas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, entre 6 e 9 de agosto de 1945, causando entre 150 e 250 mil mortes. “Agora eu me tornei a Morte, o destruidor de mundos” — com essa frase J. Robert Oppenheimer demonstrou todo seu arrependimento pela criação da bomba atômica.
O que Einstein falou para Oppenheimer no final do filme?
O relato dramático do uso letal da energia atômica, contado em 2023 no filme Oppenheimer, poderia ter sido apenas um conto de ficção científica, não fosse por uma carta de duas páginas, escrita no dia 2 de agosto de 1939.
Oppenheimer também disse que não imaginava, até aquele momento, um caminho diferente durante o conflito mundial. O fim da guerra por este meio, certamente cruel, não foi empreendido levianamente", afirmou ele. "Mas não estou, até hoje, confiante de que um caminho melhor estivesse aberto".