O que aconteceu com Jonas depois de pregar em Nínive?
O Senhor chamou Jonas para pregar ao povo de Nínive, mas Jonas fugiu e acabou sendo engolido por um grande peixe. Depois que Deus o libertou, Jonas viajou para Nínive e profetizou que o Senhor destruiria a cidade devido a sua iniquidade. O povo de Nínive se arrependeu, e Deus poupou a cidade.
O que aconteceu com Jonas depois que ele pregou em Nínive?
Após isso, Jonas, cumpriu o seu chamado e anunciou a destruição que Deus enviaria àquela cidade por sua tamanha maldade. Todos de Nínive creram em Deus e então o Senhor perdoou os pecados daquele povo.
Jonas é milagrosamente salvo por ser engolido por um peixe grande, em cuja barriga ele passa três dias e três noites. Enquanto estava no grande peixe, Jonas ora a Deus em sua aflição e se compromete a agradecer e a pagar o que prometeu. Deus então ordena que o peixe vomite Jonas.
Qual o motivo da raiva de Jonas pelo povo de Nínive?
Quando Jonas recebeu essa missão, ele tentou fugir para Társis, como se pudesse escapar da ordem divina. Seu ódio pelos ninivitas estava tão enraizado que ele preferiu desobedecer a Deus a cumprir uma tarefa que ele considerava impossível e, mais ainda, injusta.
Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10). Mais tarde, é o profeta Naum que descreve a ruína de Nínive, que parece ter sucedido por volta de 612 a.
QUEM ERAM OS NINIVITAS: A HISTÓRIA DO POVO DA CIDADE DE NÍNIVE
Como Jonas morreu na Bíblia?
7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, e feriu a aboboreira, e ela secou. 8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus ordenou um vento quente oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
Portanto, Jonas não queria ir para Nínive porque acreditava que eles mereciam sofrer a punição divina, e não ser alvos da misericórdia. Ele estava em conflito com a natureza compassiva e perdoadora de Deus, temendo que a graça divina pudesse absolver até mesmo os mais cruéis.
Nínive era a capital do grande império da Assíria, nação inimiga mortal do povo de Israel. Era um centro de crime e impiedade. Naum 3.1 diz que Nínive era cidade ensanguentada, toda cheia de mentiras. Ir a Nínive significava se deslocar oitocentos quilômetros para o nordeste através do deserto.
1 E orou Jonas ao Senhor seu Deus, das entranhas do peixe. 2 E disse: Da minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
A Nínive histórica é mencionada por volta do século XVIII a.C. como um centro de adoração a Istar, cujo culto foi responsável pela antiga importância da cidade.
Devemos sempre confiar em Deus e em suas bênçãos, e assim como Jonas, aprender com nossos erros e nos tornar pessoas melhores. Este livro é ideal para crianças de 4 a 8 anos, e traz uma mensagem importante e inspiradora sobre fé, perdão e obediência.
Quando, pois, recebeu a incumbência de pregar aos ninivitas, Jonas imaginou que o resultado de sua pregação levaria Deus a deixar esse povo viver. Essa foi à razão por que ele tentou fugir do compromisso de pregar aos ninivitas.
O desejo pela morte, por parte de Jó, não é fruto de sua esperança em Deus, mas é decorrente de seu sofrimento profundo em virtude de suas perdas. Afinal, ele, que tinha tanto — família, saúde e bens — perdeu tudo de uma hora para a outra.
Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.
O profeta Naum, cujo nome significa "conforto" ou "consolação", entregou uma mensagem de destruição iminente para Nínive, oferecendo conforto a Judá e outras nações que sofreram sob a opressão assíria. A profecia de Naum, registrada no livro de Naum, é um anúncio vívido e poético da destruição de Nínive.
A cidade antiga de Jope, também conhecida como Jaffa, localizada na costa mediterrânea de Israel. É um lugar histórico e significativo para judeus e cristãos. Com raízes que remontam a 1800 a.C.. Jope é mencionada na Bíblia como a cidade de onde o profeta Jonas saiu antes de ser engolido pelo grande peixe.
No contexto do livro de Jonas, é afirmado que Deus determinou que Jonas viajasse para pregar em Nínive. Jonas desobedeceu a Deus, e não ficou por isso mesmo. Ao invés de fazer o que Deus mandou, Jonas foi para Társis. Então, aqui temos dois agravantes, a desobediência e a teimosia.
Nínive era grande em pecado. Nínive foi uma cidade marcada pela malícia (1.2), pela corrupção moral (3.8) e pela violência (3.8). Os ninivitas eram sanguinários e cruéis. Eles despedaçavam suas vítimas sem qualquer piedade.
Nínive (atual Mosul, no Iraque) foi uma das maiores e mais antigas cidades da antiguidade. A área foi colonizada em 6000 a.C e, em 3000, tornou-se um importante centro religioso para a adoração da deusa Ishtar.
Ficava a quase 4.000 km de distância de Jope. Mais de 4 vezes a distância que ele teria que percorrer para Nínive. O que isso indica é que Jonas deseja um lugar distante e onde ele fosse esquecido para não fazer o que Deus lhe designara.