Aumento do consumo de energia é outro sinal de que um retentor pode precisar ser substituído. Se o retentor não está selando corretamente, isso pode causar o sistema hidráulico a trabalhar mais, resultando em um consumo de energia maior.
Um dos problemas mais comuns que pode acontecer, mesmo com a utilização dos retentores é o vazamento de óleo. O retentor é muito utilizado para reter o vazamento em peças móveis como comandos de válvulas ou árvores de manivelas, podendo ser conhecidos também como virabrequeim.
Vazamentos de fluido: um dos sinais mais evidentes de falha em um retentor hidráulico é o vazamento de fluido. É importante verificar se o vazamento vem do retentor ou de outra parte do sistema hidráulico.
Uma falha em um retentor não só pode causar vazamentos indesejados, mas também levar a uma redução significativa no desempenho e até mesmo a falhas catastróficas de equipamentos, comprometendo a segurança no ambiente de trabalho.
O que acontece se não trocar o retentor de bengala?
Trocar o óleo da bengala evita o retentor de estourar ou trocando ou não vai estourar de qualquer jeito? Evita sim, pois vai preservar as buchas interiores... Quando ela desgasta, cria folga e vaza o retentor.. Manter a bengala limpa ajuda na vida útil do retentor....e evitar grandes buracos....
No entanto, vazamentos podem acontecer quando não há perfeito ajuste entre o lábio do retentor e o eixo da máquina. Conheça as principais situações que podem causar este transtorno. Os retentores são peças de vedação aplicadas em eixos, mancais e outros componentes que tenham movimento entre si.
Qual a diferença da relação de moto com retentor e sem retentor?
As correntes são montadas basicamente com os mesmos materiais, a diferença é o retentor! Este retentor além de manter a lubrificação por mais tempo impede a entrada de sujeira, água, areia. Prolongando assim a vida útil do kit relação!
O que pode ser o vazamento de óleo? Muitos podem ser os motivos que levam a um vazamento de óleo do veículo. De acordo com especialistas, as causas mais comuns desse problema são excesso de óleo, deterioração da junta do cabeçote e/ou dos retentores e desgaste do cárter.
Outro sinal evidente de que um retentor precisa ser substituído é desgaste visível. Isso pode incluir rachaduras, cortes, ou desgaste excessivo na superfície do retentor. Se você notar algum desses sinais, é provável que o retentor precise ser substituído.
A fumaça pode estar ligada a diversos problemas como: desgaste dos anéis pela alta quilometragem, defeito na junta do cabeçote, falha nas vedações das válvulas, entupimento do sistema de ventilação do cárter, avaria no eixo da turbina, etc.
De forma resumida: o retentor é um elemento de vedação com função de reter óleos, graxas, sujeiras e demais fluídos em um sistema com eixos. Dessa forma, protegem o sistema de uma contaminação que prejudique o trabalho da máquina. Ou seja, o que precisa ficar dentro do sistema (como os lubrificantes), fica.
O que pode causar vazamento de óleo pelo retentor?
Um dos principais motivos que causam vazamento de óleo são os retentores. Feitos para reter o óleo lubrificante, eles ficam logo acima da junta do cárter e podem derramar óleo sobre o motor. Para saber se é ele o responsável pelo vazamento de óleo do seu carro, é indicado que se faça uma boa limpeza no motor.
Quanto tempo dura uma relação de moto com retentor?
Normalmente, o kit transmissão tem uma média de duração, que depende de cada fabricante. Na VAZ, o conjunto de corrente, coroa e pinhão costuma durar cerca de 25 mil km.
O Kit de Retentor de Motor BR Parts foi desenvolvido para não hajam vazamentos no motor da sua moto, desta forma aumentando a vida útil das peças e mantendo a qualidade das mesmas, proporcionando assim um bom funcionamento do motor por uma quantia maior de tempo.
Vazamento de motor pode trazer riscos ao motociclista e prejuízos aos bolsos. Para entender melhor a questão da segurança, quando há um vazamento de grande intensidade, o lubrificante pode até atingir a banda de rodagem do pneu traseiro, sendo assim, não há como evitar um acidente.
Lubrificação: Aplique uma fina camada de lubrificante adequado na borda interna do retentor e no eixo a ser vedado. Isso ajuda na montagem e na vedação inicial, evitando que o retentor trabalhe sem a lubrificação ideal no início da operação.
Um retentor de haste de baixa qualidade pode fazer o motor da moto fumar por conta da liberação excessiva de óleo, ou até mesmo dificultar a lubrificação correta da válvula se estiver desgastado devido ao tempo de uso, causando o engripamento entre a válvula e a guia.
Mesmo que você não tenha atingido os 12 mil km, é importante considerar o tempo como um fator determinante. O óleo da suspensão deve ser trocado a cada dois anos, independentemente da quilometragem, para garantir que ele mantenha suas propriedades de lubrificação e amortecimento.
Se em um dos lados da bengala o retentor está desgastado, em pouco tempo o outro provavelmente também estará. Trocar os dois retentores garante segurança e evita retrabalho! A venda em pares agiliza o corre do mecânico e ainda promove para o motociclista mais segurança quanto ao funcionamento da suspensão.