Pode apreender o carro por falta de recall?
Além disso, o veículo pode ser apreendido e o nome do proprietário, inscrito na dívida ativa. A infração é considerada gravíssima, pois é classificada como de alta periculosidade e risco à vida.O que acontece se não atender o recall?
Não atendi ao recall. Posso ser punido? Quando o proprietário tem um recall não atendido, dentro do prazo de um ano, essa informação passa a constar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).É possível transferir veículo com recall pendente?
Vale lembrar que lei de 2021 impede a transferência de veículos com recalls pendentes.Pode andar com o carro sem fazer o recall?
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), donos de carros que não atendem recalls de montadoras em até um ano após o chamamento não podem renovar o licenciamento do veículo.Se não fizer recall, não poderá transferir o carro
Pode fazer recall atrasado?
Além de aumentar o risco de acidentes, a partir de 2024, o veículo com recall pendente não poderá ser licenciado, o que implica em multas e possíveis apreensões. 2.Como posso regularizar um recall não atendido?
Para regularizar, o proprietário precisa verificar se o recall ainda está ativo. O usuário pode realizar esse processo no site da fabricante, em órgãos reguladores como o Procon ou Denatran (no caso de veículos) ou em plataformas online que reúnem informações sobre recalls.É obrigatório fazer recall?
Por lei, as fabricantes são obrigadas a comunicar a existência de um defeito em seus produtos e promover gratuitamente o reparo. O recall é um serviço previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.Quanto custa um recall para o consumidor?
“O recall é gratuito para o consumidor e o custo é de responsabilidade do fornecedor”, observa Souza.O recall trava o licenciamento do veículo?
Segundo a Lei Federal 14.071, de 2020, bem como a Lei 14.229, de 2021, o automóvel que tiver alguma campanha de recall de veículos pendente – ou seja, sem ser atendida em uma concessionária autorizada, não poderá ser licenciado.Sou obrigada a fazer recall?
Não há nenhuma obrigação para o consumidor cumprir a determinação do recall e dos seus prazos. Contudo, em se tratando de uma questão de segurança e até ameaça a saúde do consumidor, de sua família e as vezes até de toda a sociedade é muito importante que você compareça para fazer o recall do carro.Qual é o prazo de validade de um recall?
Vale ressaltar que o recall é um serviço gratuito, e seu prazo não expira, ou seja, a montadora deve garantir a disponibilidade de peças e assistência técnica em qualquer momento. Atualmente, existem várias formas de saber se um veículo está envolvido em algum recall.Como posso licenciar um veículo com recall?
De acordo com a Lei 14.071/2020, que alterou trechos do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), além de impedir a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), também não é possível transferir a propriedade em caso de recall pendente.Sou obrigado a pagar por um recall?
Desse modo, o recall é um direito garantido pela legislação brasileira. Isso ajuda a enfatizar porque este serviço não deve ser cobrado do proprietário do veículo – cabe ao motorista a obrigação de levar o veículo até a concessionária para que o reparo necessário possa ser feito.Como resolver o bloqueio de recall em um veículo?
Para conseguir licenciar e transferir o veículo, o proprietário deve procurar a concessionária, substituir a peça ou fazer a manutenção que o Recall indica. Depois, a concessionária deverá informar a fábrica que o Recall foi realizado e a fabricante do veículo realizará a baixa do Recall no sistema.O que acontece após 1 ano se o cliente não atender ao chamado de realização de recall?
No entanto, caso o proprietário não atenda o chamado dentro de um ano a partir do aviso, adiciona-se uma observação ao documento. Assim, impedindo até a venda do automóvel. Para consultar se o veículo é objeto de recall, basta acessar a Carteira Digital de Trânsito, ou o Portal de Serviços da Senatran.O que fazer quando a concessionária não faz o recall?
Caso as medidas administrativas não sejam eficazes, o proprietário pode recorrer ao Judiciário. A montadora pode ser processada por descumprimento de recall, e o proprietário pode reivindicar a reparação de danos, incluindo o custo do conserto, danos materiais e até danos morais, dependendo das circunstâncias.Quanto tempo a concessionária tem para fazer um recall?
Caso o proprietário do veículo não atenda as campanhas de recall no prazo de 1 ano, a contar da data de sua comunicação, será feito uma anotação de não atendimento que irá constar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), tanto na versão em papel com quanto na eletrônica.Como saber se o airbag precisa de recall?
Como verificar se o seu carro precisa de recallPara consultar se o seu veículo está na lista dos que necessitam de recall basta acessar o site da Senatran: Acesse este link. Preencha o número do chassi ou da placa do seu veículo. Clique em buscar.
Como regularizar recall não atendido?
Como regularizar a situaçãoPara retirar a notificação de recall e conseguir gerar o CRLV, é preciso entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.
O que pode travar o licenciamento?
Bloqueio judicialO bloqueio pode afetar o licenciamento já que impede a realização de qualquer procedimento junto aos órgãos de trânsito. Para resolver o problema e liberar o documento, o proprietário precisa pagar as pendências financeiras ou resolver a questão jurídica que levou ao bloqueio do veículo.