Manutenção inadequada: A falta de manutenção preventiva, como a troca de fluido de acordo com as recomendações do fabricante, pode levar a problemas no câmbio automático. A manutenção inadequada pode causar desgaste prematuro das peças e comprometer o funcionamento do câmbio.
Ao deixar o câmbio em P,uma trava é acionada na caixa de engrenagens. Mas ela não é projetada para aguentar o peso do carro em um aclive ou declive, por exemplo. Além disso, se outro veículo bater no carro estacionado dessa forma, a caixa de câmbio pode ser danificada seriamente.
Pois é, para ligar o motor de carro automático você terá de pisar no pedal do freio. É um sistema de segurança que os veículos ATs trazem justamente para evitar que a pessoa vire a chave da ignição – ou aperte o botão de start do propulsor – com o carro em drive e cause acidentes.
Dito isso, é importante saber que o próprio manual diz que, ao contrário dos câmbios automáticos, é extremamente prejudicial para os câmbios automatizados que você pare o carro no semáforo e mantenha o câmbio no “D” (Drive). O correto é colocar no “N” (Neutro) exatamente pela diferença de atuação de embreagem.
Contudo, em carros automáticos, a recomendação é outra: o correto é manter o câmbio na posição "D" e o pé no pedal do freio. "Mantenha na posição "D" com o pé no freio, pois isso mantém o sistema hidráulico pressurizado e os componentes lubrificados.
Quais os sinais que o câmbio automático está ruim?
Barulhos estranhos durante a mudança de marchas são outro sintoma comum de um câmbio automático ruim. Esses sons podem variar de um ruído de zumbido ou assobio a um som de batida. Normalmente, esses ruídos são indicativos de problemas com as engrenagens do câmbio, incluindo desgaste, danos ou sujeira excessiva.
Em geral, a vida útil de um câmbio automático é de mais de 100.000 km. Em usos mais extremos, como veículos usados diariamente em tráfego pesado, ou em estradas e vias em má conservação, essa vida útil pode cair para 70.000 km.
Precisa pisar na embreagem para ligar carro automático?
Para ligar o carro automático é necessário pisar no freio, ligar o carro com a posição do câmbio no P (parking), depois mudar para D (drive) ou R (reverse), soltar o freio de mão manual e tirar aos poucos o pé do freio para que o carro entre em movimento.
P é a sigla para Parking, que significa estacionamento. Essa posição foi desenvolvida para impedir que o seu carro ande sozinho e fique travado enquanto está estacionado, ela não serve para parar quando o veículo ainda está em movimento.
Qual a maneira certa de ligar um carro automático?
Mas é simples: sempre que for ligar carros automáticos, você deve pisar no pedal do freio. Em seguida, basta apertar o botão “Start” ou ligar o carro com a chave. Feito isso, coloque na função “D”, para começar a dirigir. Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar na troca de funções.
O que acontece se desligar o carro automático no N?
Trocar a marcha no câmbio automático do “D” ou do “R” para o “N” ou para o “P” antes de o carro estar totalmente parado pode custar um alto investimento no reparo. Isso tudo porque a transmissão é usada para parar o carro, e não os freios. Isso certamente causará danos irreversíveis ao câmbio com o passar do tempo.
Se for extremamente necessário levar rodando um carro com transmissão automática, o motorista deve colocar a alavanca no posição “N”. Mas ele não pode rodar mais do que três ou quatro quilômetros assim, sob o risco de danos nos componentes da caixa de câmbio.
A posição "N” no câmbio automático significa Neutro, e é o equivalente ao ponto morto em carros equipados com câmbio manual. Nesse ponto, o câmbio automático desacopla o motor das rodas. Isso permite que o carro se mova sem estar com o motor ligado.
O que acontece se ligar carro automático sem pisar no freio?
Se não acionar o freio, o carro não liga. Liga somente o painel. A única forma de ligar o motor sem pisar no freio, é acionando a partida remota através da chave.
Pise até o fundo da embreagem com o pé esquerdo. Coloque a marcha no ponto morto, também conhecido como ponto neutro. Quando a marcha estiver em ponto morto, tire o pé esquerdo da embreagem para evitar o desgaste do sistema, mas mantenha o pé direito no freio. Só agora, vire a chave para ligar o carro.