Se o trabalhador fez um empréstimo e antecipou parte do saque-aniversário, o valor correspondente ao contrato ficará bloqueado para garantir o pagamento do banco. Ele só poderá sacar o que restar após o desconto do valor antecipado.
No momento em que um empréstimo FGTS é realizado, o valor emprestado fica bloqueado na conta para o pagamento das parcelas. Esse diferencial faz com que a pessoa que tenha optado pela modalidade saque-aniversário não precise se preocupar com o pagamento de parcelas, mantendo seu orçamento mensal inalterado.
O que acontece se eu antecipar meu FGTS e sair da empresa?
"Se o trabalhador for demitido na vigência do saque-aniversário, ele receberá a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais”, diz o site da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que, na modalidade de saque-rescisão, o trabalhador tem até 30 dias para realizar o saque integral do FGTS após a demissão.
O saldo fica retido. O trabalhador recebe apenas os 40% de multa rescisória. Após dois anos, este trabalhador pode voltar para a modalidade saque-rescisão, ou seja, volta a ter direito a resgatar todo o seu Fundo caso seja demitido novamente.
Quem antecipou saque-aniversário e ficou com o valor bloqueado não pode receber?
Quem tem saldo bloqueado no FGTS por empréstimo poderá sacar em 2025? Não. A mudança no Saque-Aniversário FGTS decorrente da Medida Provisória publicada em 28 de fevereiro de 2025 não libera saldo bloqueado por antecipação de empréstimo. Apenas valores sem bloqueios na conta do FGTS poderão ser retirados.
Quem pegou empréstimo do FGTS recebe a multa rescisória?
A boa notícia é que, não! O empréstimo com garantia do FGTS não impede o saque rescisão. Isso porque, ao solicitar o saque rescisão, a instituição financeira que concedeu o empréstimo vai receber o valor que o trabalhador deve, diretamente da sua conta do FGTS, para quitar a dívida.
Quanto tempo para desbloquear o FGTS depois de quitar o empréstimo?
Após a quitação antecipada, quanto tempo leva para desbloquear o meu saldo de FGTS? Após a compensação do pagamento do boleto de liquidação, o saldo de FGTS será desbloqueado imediatamente. Você pode acompanhar o desbloqueio por meio do App do FGTS.
O Governo Federal determinou por meio da Medida Provisória nº 1.290/2025, a possibilidade de saque dos valores de FGTS retidos na conta do trabalhador que optou pelo saque aniversário e teve rescisão sem justa causa aplicada desde janeiro de 2020.
Caso você opte por antecipar todo o valor disponível de qualquer um dos saques aniversários, o bloqueio do saldo de FGTS será total. Caso você antecipe parcialmente o valor disponível de Saque-Aniversário, um percentual dos saldos das suas contas FGTS será bloqueado para movimentação de saques.
Porém, quando você é demitido sem justa causa, você ainda tem o direito a receber a multa rescisória referente a 40% do seu saldo. O valor que você receberá de multa pode ser uma boa saída para quitar parcialmente ou totalmente a sua dívida com o empréstimo.
Utilizar essa antecipação pode comprometer o saldo disponível para emergências futuras ou para a aposentadoria. A antecipação do FGTS, embora ofereça acesso antecipado a parte do saldo do saque-aniversário, exige cuidado devido ao comprometimento do saldo futuro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Uma das principais vantagens do Empréstimo FGTS é que ele não compromete sua renda mensal. Isso porque os valores são descontados diretamente do seu saldo do FGTS. Outro ponto positivo desse empréstimo é que você não precisa esperar o ano seguinte para receber outra parcela do Saque-Aniversário.
O que acontece se eu fizer empréstimo do FGTS e for demitido?
Fiz empréstimo do FGTS e fui demitido, e agora? Se você fez um empréstimo do FGTS e foi demitido, a dívida continuará sendo paga normalmente. O saldo da sua conta do FGTS será utilizado para quitar as parcelas, desde que haja valor suficiente.
Quem adianta o FGTS tem direito a multa rescisória?
O valor antecipado que fica bloqueado para saque corresponde ao montante depositado na conta e não está vinculado à multa de 40%. Portanto, em caso de desligamento sem justa causa, você ainda tem direito a receber a multa rescisória de 40% sobre o saldo do FGTS depositado pela empresa em que trabalhava.
Quando quitar o empréstimo do FGTS, o que acontece?
A forma padrão de quitar empréstimo FGTS Caixa é o desconto direto do valor antecipado na parcela do saque-aniversário. Ou seja, o trabalhador não precisa se preocupar em realizar nenhum pagamento, pois a dívida será quitada automaticamente no mês do aniversário.
Quando faz empréstimo FGTS, o saldo fica bloqueado?
O saldo do FGTS pode ser bloqueado por diversos motivos, entre eles, os empréstimos que usam o FGTS como garantia, a modalidade do saque-aniversário, os bloqueios judiciais — geralmente devido a disputas legais — ou possíveis irregularidades nos dados cadastrais do trabalhador.
O que acontece se eu antecipar o saque-aniversário e for demitido?
Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.
Quem faz o empréstimo do FGTS perde o saque-aniversário?
Saque-aniversário: Mesmo quem deu FGTS como garantia poderá sacar; entenda. Beneficiários que usaram parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia em empréstimos ou financiamentos ainda terão acesso ao saque-aniversário desbloqueado pela medida provisória (MP) publicada nesta sexta-feira (28).
Na prática, funciona assim: ao contratar a Antecipação do Saque-Aniversário, o valor total do empréstimo (composto pelo valor antecipado + juros e encargos) é bloqueado do seu saldo do FGTS. O pagamento das parcelas antecipadas será debitado uma vez ao ano, no mês do seu aniversário.
O que muda com a nova medida do governo? A nova regra permite que os trabalhadores que optam pelo saque-aniversário, e que tenham sido demitidos de janeiro de 2020 até 28 de fevereiro de 2025, possam sacar o valor total disponível no fundo de garantia.
Para quem optar por acessar esses valores, o Saque-Aniversário do FGTS é liberado no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Mas, não existe um horário exato de quando o saldo estará disponível, pois isso varia dependendo da instituição financeira.
Para usuários com conta cadastrada, o depósito de valores até R$ 3 mil ocorrerá em 6 de março de 2025. Caso haja um valor superior na conta do FGTS a ser liberada, o saldo remanescente será depositado automaticamente em uma segunda parcela no dia 17 de junho.