O que acontece se botar água demais no reservatório do carro?
E se Você colocar essa água dentro do seu motor e sistema de arrefecimento, o que vai acontecer? Entra em processo de corrosão provocando desgaste prematuro das peças envolvidas no arrefecimento comprometendo seriamente a integridade e componentes de sistema de refrigeração do motor de seu veículo.
O que acontece se colocar muita água no reservatório do carro?
O problema é tão grave que o superaquecimento do carro pode até mesmo dar perda total no motor. Para entender melhor, o sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de 90 °C, com a água retirando o calor do motor e levando-o até o radiador.
O que acontece se colocar água no carro acima do nível?
Caso a água esteja acima do nível máximo, o sistema de arrefecimento vai ficar sob pressão excessiva, assim a água vai vazar pelas tampas ou pelas mangueiras. Isso pode levar à corrosão dos componentes metálicos do sistema de arrefecimento, como o radiador, a bomba d'água e o termostato.
O que acontece se encher muito a água do radiador?
A única coisa ruim que acontece quando você enche o líquido de arrefecimento demais é que um pouco do excesso de líquido de arrefecimento derrama (quando o líquido de arrefecimento esquenta e se expande) pelo tubo de transbordo, para o chão, onde seus gatos ou cães podem lamber (tem gosto doce, mas é venenoso).
O nível do líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas de “mínimo” e “máximo” no reservatório. Se estiver abaixo do mínimo, você precisará adicionar mais da solução.
Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!
Quantos litros de água devo colocar no arrefecimento do meu carro?
A proporção correta do líquido de arrefecimento pode ser encontrada no manual do seu veículo. Caso você não tenha o manual, poderá colocar na seguinte proporção: mínimo de 40% de aditivo do líquido de arrefecimento e 60% de água, ou no máximo 60% de aditivo do líquido de arrefecimento e 40% de água.
Nunca encha o reservatório do líquido de arrefecimento “até a boca”! Outro ponto importante está relacionado à quantidade de líquido de arrefecimento. Muita gente erra em achar que enchendo o reservatório até a tampa estará protegendo o motor.
Água no motor pode se tornar um problema muito sério
Logo, pode gerar, não apenas apagamento do motor, mas também danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim. Quando entra água no motor do carro, atinge a compressão, que, normalmente, comprime apenas ar e combustível.
Não é normal o nível de água "continuar subindo" no reservatório, mesmo com vazamento. O nível do líquido no reservatório sobe quando o motor está quente e abaixa quando o motor está frio.
Quais são os sinais que queimou a junta do cabeçote?
Se você perceber a formação contínua de bolhas, isso pode indicar que a junta de cabeçote está danificada ou queimada. Se você descobrir que a junta está queimada ou danificada, ela precisará ser substituída, caso contrário, poderá causar perda de compressão e danos ao motor.
Com que frequência devo colocar água no radiador do meu carro?
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.
É normal ter que completar o nível de água do radiador?
É normal que o fluido do sistema de arrefecimento fique baixo. No entanto, é importante diferenciar a perda normal de um vazamento, já que a maioria dos carros tolera uma pequena baixa do nível, pois alguns sistemas perdem líquido por evaporação.
Respondendo a essa questão, o melhor para o radiador é sempre utilizar água desmineralizada com aditivo. Geralmente, o motor do carro alcança uma temperatura média de 100ºC em funcionamento. Isto é, a mesma temperatura da água quando evapora.
Não é aconselhável abrir o reservatório de expansão – aquele onde completamos a água – quando o motor estiver quente, pois esse reservatório funciona com pressão e pode causar sérias queimaduras.
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
Para saber se a água do radiador está circulando, é recomendado que você faça a observação visual. Para isso, basta aguardar o motor esfriar depois de desligá-lo, abrir o capô, encontrar as mangueiras conectadas ao componente, ligar o motor e conferir se há um fluxo de líquido constante.
Porque o reservatório de água do radiador fica escuro?
Isso é normal? Quando o líquido de arrefecimento apresentar um tom amarelado ou mesmo mais escuro é sinal de que há impurezas no sistema. Para evitar entupimentos das câmaras internas e mangueiras - o que causaria superaquecimento e, em casos extremos, até a fundição do motor - é preciso substitui-lo.
O uso excessivo de aditivos pode ter efeitos negativos, e os de baixa qualidade podem conter substâncias que prejudicam o motor do veículo. Por exemplo, digamos que Pedro comprou um carro de Marcelo e por muito tempo, o antigo proprietário utilizou apenas água desmineralizada como líquido de arrefecimento.
Não existe uma regra para a escolha das cores usadas na fabricação do líquido de arrefecimento. Entretanto, no mercado automotivo foi convencionado o uso das tonalidades verde para aditivos inorgânicos e vermelha ou rosa para aditivos orgânicos.
Localize o dreno do radiador e use uma ferramenta adequada para abri-lo. COLETE TODO LÍQUIDO num recipiente apropriado. Aguarde escorrer todo líquido. A maior parte do volume fica no radiador, e, por gravidade, é possível eliminar quase todo líquido.