Outro ponto importante e que o produtor deve ficar atento é com o armazenamento da ureia. Por ser uma substância altamente higroscópica, ou seja, absorve água com facilidade, uma vez molhada, deve ser descartada, pois se apresenta na forma mais tóxica para os animais.
Quando a gente faz essa mistura diretamente na água, quando essa ureia cai na água, esse nitrogênio ele é instantaneamente liberado, ter uma perda por volatização muito grande, superior a cinquenta por cento e também vai causar uma reação.
Em solos úmidos, ocorre maior volatilização da ureia, isso porque com a umidade no solo, há um aumento da difusão de ureia, dessa forma, acarreta maior contato com a urease no solo. Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.
Se você aplicar a ureia hoje e chover de 20 ou 30 milímetros, amanhã a perda será muito pequena. Mesmo que você use essa tecnologia, não vai fazer diferença. Mas se você aplicar hoje e levar até sete dias sem chuva, com alta temperatura, a reação de hidrólise de ureia ocorre rapidamente – explica.
Também, porque a mistura molhada torna-se endurecida com o passar do tempo, provocando redução de seu consumo pelos animais. Além disso, o acúmulo de água no cocho aumenta o risco de intoxicação pela ureia.
A ureia deve ser diluída em água na proporção exata de dois gramas do fertilizante para cada um litro de água. É preciso muita atenção ao horário ideal para realizar a pulverização nas folhas de alface.
Quantos dias a ureia começa a fazer efeito na planta?
A maior dose de ureia, obtida com base no numero de plantas, proporcionou menor germinação no terceiro dia após a semeadura, provavelmente devido a maior condutividade elétrica e maior volatilização de NH 3 a que foram submetidas às plantas deste tratamento.
Isabella, a adubação nunca deve ser feita nas horas de sol quente por três motivos. Primeiro porque os sais do adubo podem causar queimaduras as folhas. Segundo porque a água acaba "cozinhando" as raízes, causando mais danos que benefícios à planta.
A situação ótima para a aplicação da ureia agrícola na lavoura ocorre antes da chuva e/ou irrigação, ou seja, em local seco e somente depois expor a ureia à umidade.
Caso a ureia seja aplicada em solo úmido e não chova logo após, são grandes as chances dela se transformar em amônia, que é um gás que evapora junto com a água. Outro ponto é que a ureia quando aplicada em folhas molhadas pode causar queimaduras consideradas irreversíveis na planta, por isso, tenha cuidado.
A ureia com inibidores da urease tem o processo de hidrólise retardado por 7 a 14 dias, ficando mais tempo no solo sem iniciar o processo de volatilização, possibilitando um maior intervalo de tempo hábil para ocorrência de chuva para incorporação desta ureia.
Para misturar a uréia à cana, recomenda-se, como já foi dito anteriormente, uma diluição prévia da uréia em água, na proporção de 3 a 4 litros de água para cada kg de uréia. Essa quantidade de água é suficiente para molhar 100 kg de cana, sem formar poças no fundo do cocho.
A ureia é utilizada em diversas culturas, como milho, aveia e feijão. Aliás, mesmo o feijoeiro tendo associação simbiótica com bactéria fixadora de nitrogênio, a quantidade obtida por esse meio nem sempre é suficiente para o desenvolvimento pleno da planta. Por isso, esse fertilizante é especial para muitas lavouras.
A incorporação ao solo tanto da ureia convencional como da ureia com inibidor de urease é a melhor forma de prevenir a volatilização de NH3. Na maioria das circunstâncias, a aplicação desses fertilizantes no estado líquido também promove menor perda de NH3 do que a aplicação no estado sólido.
Qual a quantidade de ureia para 10 litros de água?
Dissolva a quantidade de ureia que será usada em água (mais ou menos uma colher de sopa para cada 10 litros de água) diretamente dentro do aplicador ou pulverizador e aplicar a solução em volta da coroa da árvore para um melhor efeito.
Com essas práticas em mente, a adubação de pasto depois da chuva com ureia pode ser uma ferramenta valiosa para aumentar a produção da forrageira e melhorar a qualidade da pastagem, garantindo uma alimentação adequada para seu gado e reduzindo a degradação.
É preferível realizar essa operação a partir da tarde, pois o pico da transformação da amônia ocorre aproximadamente 6 horas após a aplicação da ureia, coincidindo com o período noturno, quando não há radiação solar direta e as temperaturas são mais amenas.
Na aplicação de adubo, tanto o foliar quanto o de base, é desejável um pequeno volume de chuva, para auxiliar a absorção do mesmo pelas plantas, e evitar perdas. Porém grandes volumes de chuva podem ser prejudiciais, lixiviando ou carregando o adubo com a água.
Excelente para aplicação em plantações de milho, feijão, trigo e aveia. Disponível em duas versões, a granulada e prill. Quando usar ureia nas plantas? O recomendado é sempre aplicar a ureia antes da chuva ou antes de planejar a irrigação.
O ideal é sempre aplicar a ureia antes da chuva, sempre em local seco e somente depois regar. É importante destacar que a utilização da ureia em cima de folhas molhadas pode fazer com que o grão grude na folha e cause queimaduras irreversíveis na planta.
A urina humana possui cerca de 80 a 85% de nitrogênio e 66% de fósforo, principais nutrientes para fertilização do solo. Por isso, ela pode ser utilizada para rega e adubação de plantas, em grandes hortas ou nos vasos de plantas caseiras, e em quantidades que variam de acordo com o tamanho da planta.
O momento de aplicar a ureia varia conforme as necessidades de cada cultura. "Cada cultivo tem um momento correto , sendo utilizado principalmente em forragens e frutíferas", diz Alex Becker.