O que acontece com o INSS de quem faleceu?

Os herdeiros do falecido têm direito a receber os valores devidos até a data do óbito. Para isso, é necessário solicitar a emissão de pagamento não recebido pelo portal Meu INSS ou pela Central 135.
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É preciso comunicar o INSS sobre falecimento?

Para comunicar o falecimento ao INSS, é preciso reunir documentos que comprovem tanto o vínculo com o falecido quanto o próprio óbito, veja quais são os principais: Certidão de óbito: documento oficial que confirma o falecimento. Ele é emitido pelo cartório de registro civil e é imprescindível para o processo.
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Quando o aposentado morre, ainda fica recebendo o benefício.?

Posso receber o benefício do INSS de uma pessoa falecida? Sim, em muitos casos, é possível receber valores do INSS após o falecimento do segurado. Quando uma pessoa falece, ela pode deixar benefícios que ainda não foram pagos.
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Como receber saldo do INSS de pessoa falecida?

Tanto para quem tem direito à pensão quanto para aqueles que não têm, a solicitação do pagamento deve ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do Instituto, na aba “Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário”.
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Quando uma pessoa morre, ela continua recebendo aposentadoria.?

A aposentadoria é um benefício que pode ser acumulado com a pensão por morte. Assim, caso os dois membros da casal sejam aposentados e um deles vier a falecer, o outro poderá continuar a receber a aposentadoria e, também, a pensão por morte.
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O SEGURADO DO INSS FALECEU - O QUE FAZER?

Pode sacar o último benefício do falecido?

É importante esclarecer que, após a morte do segurado, não se deve sacar os valores relativos a benefícios recebidos do INSS. Essa regra vale mesmo para os casos em que o falecimento gera direito à pensão por morte.
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Como o INSS fica sabendo que uma pessoa faleceu?

A comunicação oficial do falecimento do segurado é de responsabilidade do cartório que processou a certidão de óbito, sendo facultativo a indicação por parte de familiares de dependentes. Caso seja de interesse da família, pode-se informar ao INSS através do portal Meu INSS e pelo canal 135 o ocorrido.
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Quando a pessoa morre, a aposentadoria é cancelada automaticamente.?

Quando acontecer essa situação o benefício deve ser encerrado com óbito, porém o INSS segue devendo o resíduo aos herdeiros do falecido. Se o óbito for por COVID-19, é possível receber indenização. Os sucessores da pessoa falecida têm pleno direito de sacar o saldo do benefício até a data do óbito.
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Como receber o auxílio funeral do INSS?

A solicitação do Auxílio-funeral deve ser feita por meio do SOUGOV.BR, pelo aplicativo ou na versão web: www.gov.br/sougov. Clique aqui para saber como requisitar o Auxílio-funeral. O auxílio-funeral é um benefício concedido pelo DECIPEX em razão do falecimento do servidor aposentado.
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Como posso sacar o resíduo do INSS de um falecido?

O procedimento é relativamente simples! Os dependentes (assim como seus procuradores ou representantes legais), podem fazer isso presencialmente (indo até uma das agências do INSS), pelo telefone 135 ou pela internet (por meio do site ou aplicativo do MEU INSS).
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É crime receber aposentadoria de quem já morreu?

A prática constitui crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro, cuja pena varia de um a cinco anos de reclusão, além de multa.
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Como cancelar o benefício do INSS por morte?

Trabalho, Emprego e Previdência
  1. Entre no Meu INSS.
  2. Informe seu CPF e senha.
  3. Clique em Novo Pedido.
  4. Digite: Solicitar desistência.
  5. Escolha o benefício.
  6. Leia e avance conforme instruções.
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Pode retirar dinheiro da conta de falecido?

“O valor esquecido só poderá ser sacado após o inventário finalizado. Não sendo esse o caso, o dinheiro deve ser declarado como parte do inventário, entre os bens do falecido”, afirma a advogada.
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É crime sacar dinheiro da conta de um falecido?

Sim! Assim que uma pessoa falece, suas contas bancárias são bloqueadas. Isso significa que ninguém pode movimentar o dinheiro até que se resolva o processo de inventário. O inventário é um processo legal que reúne todos os bens do falecido, incluindo o saldo bancário, para que possam ser divididos entre os herdeiros.
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O que fazer no INSS quando uma pessoa morre?

Segundo o site oficial do governo, a solicitação e o acompanhamento do pedido devem ser feitos diretamente pelo portal Meu INSS. São necessários documentos oficiais do falecido, dos dependentes e a certidão de óbito. Em média, a etapa de solicitação e resposta leva até 45 dias corridos.
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Quanto tempo leva para bloquear a conta de um falecido?

Atualmente, a partir da lavratura da Certidão de Óbito no Cartório de Registro Civil, é comum que em questão de poucos dias ocorra o bloqueio das movimentações das contas bancárias do falecido, em razão da integração com o sistema das instituições financeiras.
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O INSS paga pelo funeral de um aposentado?

Auxílio funeral é um benefício concedido a quem custeou o funeral de servidor aposentado pelo Regime Próprio de Previdência da União, vinculado ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e às entidades centralizadas.
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Qual o valor do auxílio funeral do INSS?

O valor do Auxílio Funeral corresponderá a 1(um) mês de remuneração. ​O auxílio funeral será pago, a título de benefício assistencial no valor de 1(um) mês de remuneração, ao cônjuge do servidor ativo falecido, ou procurador legalmente habilitado.
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Quem paga o funeral do falecido?

As despesas do funeral devem ser pagas pelo monte da herança deixada pelo falecido, conforme o artigo 1.998, do Código Civil: Art.
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Quando a pessoa morre, quanto tempo o INSS fica sabendo?

Cancelamento do benefício do INSS

Atualmente, o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais tem a obrigação de remeter ao INSS, em até 1 dia útil, informações referentes a nascimento, natimorto, casamento e óbito. A comunicação se dá pelo Sistema Nacional de Informações de Registro Civil – SIRC (art.
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O que acontece se sacar o benefício do falecido?

Os valores não recebidos em vida pelo segurado serão pagos após a análise dos requerimentos. A pessoa que recebe indevidamente o pagamento de segurado falecido pode vir a responder pelo crime de apropriação indébita.
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Quem avisa o INSS sobre óbito?

A responsabilidade de comunicar o óbito ao INSS é do cartório. "Não queremos que permaneçam como vivas pessoas falecidas e, muito menos, que pessoas mortas sejam consideradas vivas”, explica José Cechino, secretário executivo do Ministério da Previdência Social.
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Qual o prazo para comunicar o falecimento ao INSS?

Por Lei, os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais têm prazo de um dia útil para registrar o óbito no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil, o SIRC. Esse prazo é ampliado para até cinco dias úteis, nas localidades sem acesso à internet.
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Quando a pessoa morre, o CPF é cancelado automaticamente.?

Quando alguém morre, o CPF é cancelado automaticamente, e o banco pode bloquear a conta. Se você tentar transferir o dinheiro depois do falecimento, pode acabar com problemas legais.
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Quando o aposentado morre, quem paga o empréstimo consignado?

Quando o aposentado morre, o saldo devedor do empréstimo consignado não é transferido para os herdeiros. O valor é quitado com o saldo de contas ou bens deixados pelo falecido. Se não houver recursos suficientes, a dívida é extinta e os herdeiros não têm responsabilidade sobre ela.
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