Artapano e o eunuco Aspamitres, conselheiros de Xerxes, o assassinaram, e convenceram Artaxerxes I de que Dario, seu irmão, havia assassinado o próprio pai; Dario foi levado ao palácio de Artaxerxes e, mesmo negando o crime, foi executado.
Acredita-se que Artabano teria assassinado Xerxes em 466 ou 465 a.C. Após o assassinato de Xerxes, Artabano foi durante um pequeno período regente do jovem xá Artaxerxes I, que só assumiu o trono persa em 464 a.C.
Como foi o reinado de Artaxerxes, filho de Xerxes?
Durante seu governo, várias províncias do Império Aquemênida se rebelaram, mas Artaxerxes soube sufocar tais insurreições: Babilônia, Egito e reconquistou as regiões da Jônia (litoral da Anatólia) perdidas durante a Paz de Susã, firmadas em 448 a.C., durante o reinado de Artaxerxes I.
Já a rainha Ester, diferente de relatos da tradição oral, que contam versões trágicas sobre sua morte, deverá ter um final feliz na novela. Segundo a tradição judaico-cristã, Ester teria morrido de causas naturais já de idade avançada e sido enterrada em uma região que hoje faz parte do Irã.
Contudo, de acordo com a tradição oral, Ester teria tido dois finais nada agradáveis. Algumas versões contam que ela não teria sobrevivido à invasão dos aposentos de Xerxes, sendo condenada à morte pela sua intromissão --ainda que tenha salvado o seu povo de Hamã (Leonardo Medeiros).
Artaxerxes I Longímano (em persa antigo: Artaxšaça) (497 a.C. — 427 a.C.) foi um rei do aquemênida, filho de Xerxes I e Améstris. Após o assassinato de Xerxes I em 465 a.C., ele assumiu o trono persa, onde permaneceria até 424 a.C., sendo sucedido por seu filho Xerxes II.
O penúltimo capítulo de A Rainha da Pérsia, no ar nesta quinta (25), vai começar com Ester (Nathalia Florentino) à beira de um precipício. Ela terá visto Dário (César Cardadeiro) empurrar Xerxes (Carlo Porto) para a morte.
Xerxes, é o nome persa e histórico de Assuero, um nome judeu que ele ganhou entre os judeus, por ter sido um rei que os favoreceu em sua época por causa de sua rainha, Ester.
O que acontece com Améstris em A Rainha da Pérsia?
No caso da Améstris, ela quase morreu, foi cuidada por um judeu, que era o povo que ela mais odiava, e começou a ver o mundo a partir das atitudes e da fé do Neemias (Luckas Moura)”, conta. Na trama, apesar de mandar para a forca a então esposa, o rei dos reis pediu para o eunuco Neemias ajudá-la.
Após seu retorno ao seu próprio país, evitando o rei Herodes, supõe-se que Baltasar celebrou o natal com seus companheiros magos na Armênia no ano 54, vindo a falecer em 6 de janeiro do ano seguinte, com a idade de 112 anos.
Uma vez que ele viveu depois da morte de Xerxes, até ser assassinado por Artabanus, ele, e não Artaxerxes, deveria ter sido rei por pelo menos uma parte do segundo semestre de 465 a.C.
De acordo com a tradição judaico-cristã, Ester teria morrido de causas naturais já de idade avançada. Ela teria sido enterrada em uma região que hoje faz parte do Irã, no sudoeste da Ásia.
Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino. Depois de jejuar com os judeus, Ester arriscou a própria vida indo até o rei para interceder pelos judeus. Ela expôs a traição de Hamã e salvou os judeus de seus inimigos.
Final trágico para Ester e Xerxes na trama? Neles, a mocinha teria sido assassinada, assim como Xerxes (Carlo Porto), terminando de uma maneira bem dolorosa os seus dias pela Terra.
Quando chegaram em Atenas, os persas queimaram e destruíram a cidade. Mas acabaram sendo derrotados pelos atenienses na batalha naval de Salamina. Após essa derrota, Xerxes fugiu de volta para Pérsia, onde mais tarde morreu assassinado.
Ciro, o Grande, é filho de Cambises, um nobre persa, e Mandane, filha de Astíages, rei da Média. Segundo a lenda, que lembra muito a lenda grega do rei Édipo, Astíages havia sonhado que seu neto se tornaria o governante de toda a Ásia, por isso, tentou matá-lo quando ele ainda era um bebê.
Améstris ou Vasti foi a primeira esposa do rei Assuero, também conhecido pelo nome grego Xerxes. Vasti chama a atenção pela sua beleza, mas isso não impedirá o rei de substituí-la 🫢
A Bíblia não diz qual foi o fim do rei Xerxes, mas historicamente é sabido que o general Artabano o eliminou. Infelizmente na própria Bíblia vemos que o rei, também chamado de "Assuero", viveu cercado por pessoas que desejavam seu fim.
Ester (em hebraico : אסתר), também conhecida como Hadassa bat Avihail, é a heroína homônima do Livro de Ester, incluído na Bíblia Hebraica. Ela foi esposa do rei persa Assuero (identificado como Xerxes I).