O que acontece depois da tireoidectomia total? Após a remoção completa da tireoide, os pacientes se adaptam a uma mudança no controle metabólico do corpo. A ausência da glândula tireoide implica na necessidade de reposição hormonal, pois o corpo deixa de produzir os hormônios essenciais para certas funções corporais.
A longo prazo, os riscos de não tratar a tireoide alta podem ser ainda mais graves. Esses incluem a perda óssea, também conhecida como osteoporose, devido ao metabolismo acelerado, e em casos extremos, a crise tireotóxica, uma situação de emergência que requer atendimento médico imediato.
A cirurgia de tireoide é indicada em alguns casos como quando existe uma suspeita de câncer; quando o nódulo supera o tamanho de quatro centímetros; quando o nódulo faz com que haja problemas para engolir e respirar, os chamados sintomas compressivos.
A tireoidectomia, uma cirurgia para remover a glândula tireoide, é uma intervenção comum que levanta muitas questões e preocupações nos pacientes. A grande maioria das pessoas que se submetem a essa cirurgia levam uma vida completamente normal após o período de recuperação e ajuste dos hormônios.
DRA. CHRISTIANA VANNI – qualquer pessoa pode viver normalmente sem a tireoide, desde que haja a reposição do hormônio. Ou seja, todos os dias, ela precisa tomar o hormônio sintético da tireoide, que é vital para o funcionamento do organismo.
Como é a vida após a cirurgia da tireoide, quais as consequências?
O que acontece se a tireoide zerar?
Se a glândula tireoide para de funcionar teremos o hipotireoidismo ou seja, falta dos hormônios tireoidianos que esta glandula produz. Isso pode gerar cansaço, constipação, queda de cabelo entre diversos outros sintomas.
Como fica o pescoço depois da cirurgia de tireoide?
A manipulação cirúrgica deixa a região do pescoço com um pequeno inchaço, e isso é normal de acontecer. O que deve chamar a atenção é quando esse inchaço é muito grande, o que pode acontecer associado a um seroma ou mais raramente a um quadro de infecção.
Quais são os benefícios da cirurgia de tireoide? A cirurgia de tireoide traz benefícios principalmente no alívio dos sintomas compressivos ocasionados pelos nódulos grandes ou em casos de tireoides de volume aumentado.
Quais são possíveis os riscos do tratamento? Entre as possíveis complicações da cirurgia de tireoide estão a rouquidão, geralmente, temporária. Em alguns casos, pode haver perda da voz. Além disso, podem acontecer danos às glândulas paratireoides, localizadas ao lado da tireoide.
Se estiver usando a medicação regularmente, e dessa forma mantendo os níveis do hormônio dentro dos valores normais, quem tem hipotireoidismo pode levar uma vida saudável, feliz e completamente normal.
Como qualquer outro procedimento cirúrgico, a tireoidectomia oferece riscos pós-operatórios, tais como sangramentos, infecções, inchaço e etc. Para reduzir os riscos dessas complicações, é importante seguir corretamente as recomendações do médico e tomar os medicamentos prescritos.
A reposicao hormonal com a levotiroxina sódica ( Puran t4 ou outra marca ) nesta dose pode sim levar à perda de peso . O objetivo da utilização da levotiroxina em pacientes que foram submetidos a tireoidectomia é normalização dos hormônios tireoideanos. Desta forma, não haverá interferência no peso.
# Pode. Novamente o mais importante é que os hormônios da tireoide estejam regulados no seu organismo. # Então, se você retirou toda a glândula tireoide e está tomando hormônio para reposição nos níveis adequados, não terá dificuldade de engravidar relacionada a glândula tireoide.
Após a remoção completa da tireoide, os pacientes se adaptam a uma mudança no controle metabólico do corpo. A ausência da glândula tireoide implica na necessidade de reposição hormonal, pois o corpo deixa de produzir os hormônios essenciais para certas funções corporais.
Quais os efeitos colaterais da retirada da tireoide?
HIPOTIREOIDISMO é o que ocorre após a retirada de toda a tireóide, que nada mais é do que a falta do hormônio tireoideano, levando a sintomas como: sonolência, constipação, pele seca, déficits de atenção, raciocínio lento, depressão, unhas e cabelos secos, quebradiços e de crescimento lento, fraqueza muscular, ...
O que acontece com o corpo quando se retira a tireoide?
Retirar completamente a tireoide e não fazer a reposição hormonal pode levar ao hipotireoidismo, e uma das características disso é o aumento do peso e inchaço corporal.
É possível viver sem tireoide porque os hormônios produzidos por este órgão podem ser substituídos por remédios em comprimidos com cálcio e vitamina D e Levotiroxina ou Synthroid, por exemplo, que devem ser recomendados pelo endocrinologista e usados conforme a sua orientação, sendo normalmente indicado que sejam ...
Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Quando a glândula tireoide é totalmente retirada, há a necessidade de reposição, por via oral, de análogo do hormônio que ela normalmente produziria. Se este for reposto adequadamente, não haveria motivos para grandes alterações de peso corpóreo ou da ingestão alimentar.
Cirurgia de tireoide engorda? Não. A cirurgia da tireoide em si não engorda, porém quando há a retirada parcial ou total da glândula sua função fica alterada e com isso, o paciente pode ter alteração no metabolismo que leve ao ganho ou à perda de peso.
A cirurgia da tireoide (Tireoidectomia) é indicada nas seguintes situações: 1- Tratamento do câncer já diagnosticado ou na suspeita de malignidade (lesões foliculares). 2- Nódulos volumosos com compressão de estruturas cervicais ou com nódulos apresentando crescimento constante.
O paciente que se submeteu ao procedimento de ablação para retirar nódulos da tireoide pode alimentar-se normalmente, é recomendado apenas evitar alimentos muito duros, ou que possam esfarelar, nos primeiros dias após a cirurgia, pois podem causar irritação ao engolir.
O que acontece se eu não tomar o hormônio da tireoide?
Ficar sem ingerir o medicamento corretamente faz com que os sintomas do hipotireoidismo retornem. Entre os principais sinais do problema estão: cansaço, sonolência, desânimo, aumento do colesterol, inchaço, fragilidade nas unhas e cabelos, irregularidades menstruais, constipação intestinal, entre outros.
O que não pode fazer depois da cirurgia de tireoide?
Após a alta, os pacientes devem descansar por cerca de 10 a 20 dias, dependendo da situação. Durante este período, os pacientes devem ficar longe do trabalho e evitar atividades fisicamente exigentes. Além disso, é importante que o paciente tenha cuidado ao movimentar a cabeça e o pescoço e evitar movimentos bruscos.
Quem fez tireoidectomia total tem imunidade baixa?
Além dessas complicações, após a tireoidectomia também podem ocorrer infecções, insuficiência respiratória e afonia com falta de ar. Entretanto, são situações incomuns, sendo o efeito secundário mais comum a necessidade de reposição diária do hormônio tireoidiano.