O que acontece com o corpo quando tomamos creatina?
A creatina como suplemento contribui para o aumento de massa muscular, a melhora na recuperação muscular após a prática de atividade física e a prevenção de doenças crônicas devido a melhoria da densidade óssea gerada pelo ganho de massa magra - todo o tecido do corpo, menos a gordura.
O que acontece com o corpo quando tomamos creatina todos os dias?
Ela dá mais força, potência e resistência, além de ajudar a aumentar a massa magra. Por isso, faz muito sentido que as pessoas que praticam exercícios adorem os resultados desse suplemento, já que todos esses benefícios ajudam no desempenho e no resultado das atividades.
As pessoas que fazem exercícios físicos precisam recuperar os músculos. Com a creatina, é possível diminuir a inflamação e os danos às células causados por treinos intensos, além de reequilibrar o pH muscular. Todos esses fatores, aliados, ajudam a aumentar a massa magra.
O mecanismo que explica o porquê a creatina incha a barriga, em alguns casos, não está associado ao ganho de gordura - porque a creatina não causa ganho de gordura - mas sim à retenção de água nas células musculares.
Algumas pessoas relatam experienciar um desconforto gastrointestinal leve, como náuseas, cólicas ou diarreia. Isso geralmente ocorre em doses elevadas.
Creatina: os efeitos reais do suplemento na performance e na saúde
Quais os efeitos negativos da creatina?
Sintomas gastrointestinais leves, cefaleia, desidratação, irritabilidade e agressividade, edema, desequilíbrio eletrolítico e cãibras musculares são relatados de forma anedótica.
A creatina não causa inchaço na barriga. Apesar da creatina causar retenção de líquidos em alguns casos, geralmente não causa qualquer tipo de inchaço visível na barriga. Isso vale para quem usa doses recomendadas de creatina (0,1 g de creatina / kg de peso corpóreo / dia).
O tempo necessário para que a creatina faça efeito depende da quantidade consumida, embora os resultados sejam normalmente observados nas primeiras seis semanas. Os efeitos imediatos são a força e a potência, enquanto os resultados visíveis a nível muscular aparecem normalmente nas primeiras 4-6 semanas.
Quem quer emagrecer pode tomar creatina? A creatina não tem atuação direta no emagrecimento, mas pode auxiliar no ganho de massa magra, atuando no processo saudável de perda de peso. Além disso, a substância tem baixo valor calórico e pode potencializar os treinos realizados com o objetivo de reduzir o peso corporal.
2º ponto é observar se esta ganhando massa magra já que a creatina está associada a esse ganho por melhorar o seu desempenho e fazer com o que seu músculo desenvolva de fato. 3º ponto melhora da recuperação muscular : observar se ali pós o treino pesado você se sente menos fadigado, menos cansado.
Há evidência de que a administração de creatina aumenta os níveis de fosfato no cérebro e estabiliza a transição de permeabilidade mitocondrial, além de promover o atraso no desenvolvimento de sintomas motores, o início das perdas de peso e a hiperglicemia.
Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água? A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.
Além de seus benefícios para o corpo, estudos recentes mostraram que a creatina pode ter efeitos positivos na saúde da pele. Ela atua como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres que podem causar danos às células da pele.
A creatina ajuda no bom funcionamento de tecidos com intensas flutuações de energias, como o cérebro e os músculos. “Mas, tratando-se do cérebro devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a ingestão de creatina para quem não treina pode ajudar a melhorar a performance cerebral”, concluiu Aline Becker.
A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
Quais são os efeitos colaterais negativos da creatina?
O consumo de creatina, em especial em grandes quantidades, pode gerar desconforto gastrointestinal - como náuseas e diarreia -, além de inchaço, cãibras e desidratação. Além disso, existe a possibilidade de sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
A creatina é uma substância que fornece energia para os músculos, melhorando o desempenho físico, aumentando a massa muscular e prevenindo doenças crônicas. A creatina é produzida pelos rins, pâncreas e fígado, mas também está presente em alimentos como peixe, carne, frango, leite e derivados.
Estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), como é o caso da cafeína, têm o poder de retardar o cansaço e interferir na qualidade do sono. Entretanto, a creatina não atua no estímulo de energia à nível de SNC, sua atuação ocorre diretamente no tecido muscular e, portanto, não há interferência no sono.
Redução da fadiga: Ajuda a reduzir a fadiga mental e física, proporcionando mais disposição e energia para o dia a dia. Imunidade: Estudos sugerem que a creatina pode ter efeitos positivos no sistema imunológico, mas, segundo Coutinho, ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar seus benefícios.
A creatina é um suplemento que aumenta a força muscular e a resistência, permitindo treinos mais intensos e eficazes. Embora isso possa indiretamente contribuir para a perda de gordura, a creatina em si não tem o poder de "enrijecer" a gordura.
A creatina não é exclusiva para quem treina, mas os benefícios para pessoas sedentárias são observados em casos específicos, como idosos ou pessoas que enfrentam perda de massa muscular (sarcopenia). No caso do Alzheimer, as pesquisas ainda estão em desenvolvimento, portanto não há comprovação definitiva de eficácia.
7 - O uso da creatina causa câimbras musculares? A possibilidade de ocorrer câimbras pelo consumo de creatina tem sido atribuída a mudanças nas concentrações de água e sais minerais nas fibras musculares.