E o “astro” Herculano termina como na primeira versão, em um país latino-americano como assessor de um ditador. Ele manda buscar sua amada Amanda (Carolina Ferraz), trajada como uma Evita Perón moderna, e os dois têm mais uma das cenas de sexo que deixaram a audiência à flor da pele.
Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi) deixa a fictícia Bom Jesus do Rio Claro humilhado, para cumprir oito anos de prisão, após ser vítima de um golpe armado por um falso amigo, Neco (Humberto Martins). Mas é no período de detenção que Herculano aprende o necessário para mudar o rumo de sua vida.
'O Astro': Alan leva tiro para salvar Herculano da morte
O preço do resgate é os documentos de Salomão (Daniel Filho). Ubiraci (Rodrigo Mendonça) conduz Herculano até a favela onde Neco mantém Alan sequestrado. Herculano e Neco ficam cara a cara.
Herculano fica na mira de Neco (Foto: O Astro / TV Globo)
Herculano se vira e vê a arma do cafajeste apontada em sua direção. “Olha aqui a azeitona que eu guardei para tu virar bacalhau!”, grita Neco. Ele atira na direção de Herculano.
O que aconteceu com Herculano em Cordel Encantado?
Herculano (Domingos Montagner) acabará sendo ferido em uma emboscada arquitetada por Timóteo (Bruno Gagliasso) nos próximos capítulos de Cordel Encantado. Jesuíno (Cauã Reymond), inclusive, desistirá de fugir com Açucena (Bianca Bin) para salvar o pai, mas chegará muito tarde. O capitão já terá sido baleado.
Quando Úrsula viu, imediatamente se jogou na frente de Herculano e acabou atingida pela bala. A duquesa caiu nos braços do capitão, onde morreu amparada pelo seu amado.
Neco morreu. Ele tentou estuprar Lili e foi impedido pela mãe dela, Consolação (Selma Egrei), que apareceu apontando uma arma para o ex-genro. Neco tentou tirar o revólver da mulher, que disparou e acertou o bandido.
Tia de Clô. Nunca se casou e foi viver com a família Hayalla. Amou Salomão a vida inteira e teve um caso com ele durante muitos anos. Quando seu segredo foi revelado, a família inteira a rejeitou e ela se suicidou.
Seu último golpe contra o Professor Astro foi acusá-lo de assédio com a ajuda de Nina (Juliana Paes), uma nova e bonita secretária da empresa, que logo ficou apaixonada por Herculano. Revoltada por não ter seus sentimentos correspondidos, ela juntou-se a Samir para acabar com a carreira de presidente de Herculano.
E o “astro” Herculano termina como na primeira versão, em um país latino-americano como assessor de um ditador. Ele manda buscar sua amada Amanda (Carolina Ferraz), trajada como uma Evita Perón moderna, e os dois têm mais uma das cenas de sexo que deixaram a audiência à flor da pele.
Após muitas maldades durante toda a trama, Neco (Humberto Martins) morreu com um tiro disparado por Consolação (Selma Egrei), na tentativa de proteger a filha Lili (Alinne Moraes), que estava sendo ameaçada pelo malandro com um maçarico.
Por fim, descobre-se que o assassino é Kleber Simpson (José Lewgoy), ex-tutor de Miguel e Nélson. Miguel foi assassinado por Kleber após descobrir que ele estava envolvido na perda dos bens de seu irmão.
Márcio procura Lili e os dois se declaram apaixonados um pelo outro. Salomão comunica aos irmãos que ficará à frente do contrato com a Shangai Building e destitui Samir do cargo de diretor.
Na trama original, coube a Felipe Cerqueira (Edwin Luisi, agora Henri Castelli), jovem amante de Clô Hayala (Tereza Rachel, agora Regina Duarte), esposa de Salomão, ser o algoz. Na primeira versão, ele golpeia Hayalla na cabeça com um revólver e entra para a história da teledramaturgia.
Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor. Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo.
Samir (Marco Ricca) segura Beatriz (Guilhermina Guinle) e a empurra para cima do beiral do terraço do prédio. A moça está apavorada, até que o inspetor Eustáquio (Daniel Dantas) se aproxima: "solta a moça!", mirando sua arma para o irmão caçula dos Hayalla. Samir solta Beatriz, que cai no chão.
E a pergunta que o público se fazia durante mais de dois meses foi respondida no último capítulo da trama. Clô Hayalla (Regina Duarte), a esposa de Salomão, empurrou o empresário da janela do seu próprio quarto para a morte: "Fui eu! Eu matei o Salomão!
Herculano cai em emboscada e acaba baleado em 'Cordel encantado' Herculano (Domingos Montagner) acabará caindo em uma emboscada de Timóteo (Bruno Gagliasso) nos próximos capítulos de "Cordel encantado".