Boanerges vai casar a filha Belinha (Regiane Alves) depois de aceitar o relacionamento dela com Neco (Danton Mello). O coronel ficará muito comovido ao ver a herdeira vestida de noiva, antes de ir para a cerimônia e conduzi-la até o altar. Camila Queiroz revela porque recusou Mafalda em continuação de Êta Mundo Bom!
Triste porque perderá um dos seus melhores empregados, mas feliz pela iniciativa do rapaz, Boanerges se despedirá na estação. Ele partirá para o Rio de Janeiro com Joaquim e Pequetita (Mareliz Rodrigues) após o casamento de Belinha e Neco.
Boanerges se agarra a Justino e tenta desarmá-lo. Os dois se embolam no meio da estrada. No fim das contas, Boanerges acaba apelando para a violência e dá um golpe em Justino que o deixa desacordado, estatelado no chão.
Boanerges não ficará preso por muito tempo, graças a um plano fabuloso do delegado. Quando o coronel chega à delegacia, à noite, Desidério está dormindo em sua cela e nem desconfia que Boanerges tenha sido incriminado por Macário.
TRISTEZA! BOANERGES DESCOBRE QUE SEU FILHO NASCEU MORTO | CABOCLA | CENAS MARCANTES
Qual foi o fim do coronel Boanerges?
Boanerges vai casar a filha Belinha (Regiane Alves) depois de aceitar o relacionamento dela com Neco (Danton Mello). O coronel ficará muito comovido ao ver a herdeira vestida de noiva, antes de ir para a cerimônia e conduzi-la até o altar.
Na sequência, descobre-se que foi Justino quem levou o tiro, mas a bala atingiu apenas seu chapéu. Boanerges contará com a ajuda de Chico Bento (Umberto Magnani), que golpeia o bêbado e ajuda o compadre a levar o coronel arruaceiro embora.
Sim, Neco será eleito prefeito de Vila da Mata! E sua vitória será esmagadora. Além de obter uma votação absurdamente maior que a de Boanerges, o rapazinho conseguirá eleger todos os seus candidatos a vereador, o que lhe garantirá, em tese, um governo tranqüilo, quase sem oposição.
Justino até será baleado, em um confronto com Boanerges. Os dois chegam às vias de fato, e o coronel malvado é quem leva a pior. Só que tudo acaba bem. Ele se recupera do tiro e, na reta final da trama, se redime pelas maldades cometidas no passado.
O filho do coronel Boanerges morre na novela Cabocla?
O tão esperado filho de Boanerges e Emerenciana nascerá morto. Eles fizeram tantos planos para o “rapinha de tacho”, mas irá tudo por água abaixo. Esse será um dos acontecimentos mais marcantes da novela e irá ao ar dentro de alguns dias.
Emerenciana (Patrícia Pillar) aparecerá grávida novamente no final de Cabocla. A mulher do Coronel Boanerges (Tony Ramos), depois de perder um bebê no parto, vai superar a tragédia e dar a boa notícia ao marido nas últimas cenas da novela, em reprise nas tardes da Globo.
No fim, todos acabam livres, exceto o capitão, é claro. Macário vai apodrecer na cadeia, onde encontrará Desidério (Paulo Vespúcio), que surrou Felício e ainda matou Tomé (Eriberto Leão). No desfecho, o vilão é transferido para Vitória, onde ele não terá como usar sua influência política para forçar sua absolvição.
No final, Belinha dá à luz enquanto Neco discursa em palanque. O último capítulo da novela será marcado pelo casamento entre Belinha e Neco. Às vésperas de subir ao altar, ele chega a ver a amada vestida de noiva momentos antes do casório, indicando que os dois poderão ter azar na cerimônia.
O que acontece com o coronel Boanerges em Cabocla?
O coronel dá adeus a Nastácio (Cosme dos Santos), seu empregado mais fiel, no desfecho da novela, cuja reprise chega ao fim em fevereiro na Globo. Na reta final, Boanerges vai se desculpar por ter demitido Nastácio depois que o funcionário admitiu ter votado em Neco (Danton Mello) nas eleições.
De repente, a morte! Sabe o Desidério, aquele sujeito que Macário pagou para abandonar Pepa no meio da estrada no dia de seu casamento? Pois este homem vai matar Tomé, peão tão querido por todos, tão honesto, sensível, valente e bonito.
BOANERGES SE RECONCILIA COM NASTÁCIO: Antes de Nastácio partir para o Rio de Janeiro, o coronel lhe dá uma boa quantia de dinheiro, para ajudar o afilhado a começar a vida na capital federal. PEPA GRÁVIDA DE NOVO: O bebê de Pepa nasce. É menino. Mas a espanhola engravida de novo logo em seguida, para surpresa de todos.
Peão dá tiro em seu maior inimigo e terá que acertar contas com a Justiça. Em Cabocla, Tobias (Malvino Salvador) vai cumprir sua jura de vingança e, por conta dela, acaba indo parar na cadeia.
O coronel garante a Tina (Maria Flor) que vai encontrar quem atacou Tobias, mas ela desconfia dele mesmo assim. Mariquinha (Carolina Kasting) cuida do peão e sofre ao ouvi-lo chamar por Zuca (Vanessa Giácomo). Belinha decide ir ver Neco. Justino desconfia que Macário (Oscar Magrini) tenha mandado atacar Neco.