Legislação NR32 – Calçados (8) Realmente o modelo "Crocs" é inadequado. Veja o modelo mais adequado da empresa Isocalce, este sim é totalmente fechado, possui CA e está em conformidade com a NR 32.
Caro Julio, conforme estabelece a NR 32 o empregador deve vedar o uso de calçados abertos, sendo assim o Croc está proibido, sem contar que o mesmo não proporciona nenhuma segurança pelo fato de ter furinhos.
No caso determina que todos os colaboradores da Enfermagem usem calçados fechados e determina também que a instuição aplique a lei vedando o uso de calçados abertos.
Além disso, usar sapatos fechados previne acidentes de trabalho, como um instrumento cirúrgico que pode cair e machucar o pé do enfermeiro. É muito comum profissionais da saúde optarem por usar crocs, por ser um sapato leve e confortável, entretanto este tipo de sapato não atende aos requisitos por conter furos.
CROCS: O sapato de segurança tipo crocs é famoso por ser muito confortável, porém, devido ele ter partes expostas não é toda UAN que podemos utilizar. STICKY SHOES: Esse aqui é muito querido pelo seu salto, muito confortável e mais delicado.
NR 32: O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE ?
Pode usar Crocs para trabalhar na cozinha?
Crocs não têm lugar na cozinha. Muito perigoso para os funcionários, além de serem muito teimosos porque têm todos esses dentes e nenhuma escova de dentes.
Entende-se por calçado aberto aquele que proporciona exposição da região do calcâneo (calcanhar), do dorso ("peito") ou das laterais do pé. potencialmente expostos, conforme definido no PPRA. O PPRA deve indicar as características dos calçados a serem utilizados nos diversos postos de trabalho.
O conforto é, sem dúvida, o primeiro motivo. Quem já usou um par de Crocs sabe como eles são leves e aconchegantes. Imagine passar um turno de 12 horas em um hospital: correndo de um lado para o outro, ficando de pé por longos períodos... Seus pés merecem todo o conforto que puderem obter!
Os Calçados Soft Works também possuem bactericida, que reduz o mau cheiro nos pés (o chulé), além de ser impermeável e facilmente lavável com sabão, detergente ou cloro.
A NR 32 prevê a proibição do uso de adornos pelos trabalhadores, principalmente aqueles que mantêm contato com agentes biológicos e considera como adornos alianças, anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.
a) fontes de exposição e reservatórios; b) vias de transmissão e de entrada; c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente; d) persistência do agente biológico no ambiente; e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos; f) outras informações científicas.
Esses calçados tipo crocs são extremamente confortáveis para aguentar horas de pé durante cirurgias, plantões ou para bater perna dentro do hospital. São impermeáveis e sobrevivem bem a possíveis contatos com fluidos corporais sem contaminar os pés nem estragar o calçado. São laváveis e fáceis de higienizar.
Portanto, é proibido o uso de chinelos, sandálias de dedo e rasteirinhas, por exemplo. Afinal, podem escapar dos pés e causar risco de acidentes. Dessa forma, modelos como papetes e Crocs, por exemplo, bem como outros tipos de calçado com amarras no tornozelo, estão liberados.
Qual é a recomendação para o uso de sapatos no ambiente de trabalho?
O modelo do sapato deve ser sempre o mais fechado possível —sem aparecer muito dos dedos ou calcanhar. Se não houver exigência do uso de salto, pode-se usar as sapatilhas, que devem ser mais sóbrias, sem muitos lacinhos e fru-frus, em couro, com modelos e cores mais sóbrios.
Os Crocs são ideais para uso diário, oferecendo conforto durante longas caminhadas ou momentos de relaxamento. Além disso, eles são fáceis de limpar e secam rapidamente, tornando-os ideais para ambientes úmidos ou atividades ao ar livre.
Os calçados para quem trabalha na área da saúde devem atender as normas da NR32 para calçados fechados, que proporcionam um isolamento de seus pés em relação ao ambiente, impedindo o contato com líquidos e materiais cortantes.
Sim, você pode usar qualquer sapato que quiser. Toda vez que fui a um hospital, vi enfermeiras e médicos andando por aí com todos os tipos de calçados, muitas vezes apenas sapatos casuais para uso interno.
Qual a normatização da NR-32 em relação aos sapatos?
Esclareço que a NR-32 não exige calçados fechados para áreas administrativas, mas se o objetivo é prevenir, entendo que o uso de calçados fechados deve ser implantado em todas as atividades do laboratório, inclusive na Recepção e nos setores administrativos, mesmo com o argumento de não ter contato com material ...
Como medida de segurança, a NR32 determina que o empregador deve vedar o uso de adornos nos postos de trabalho de todos os trabalhadores do serviço. São consi- derados adornos: alianças, anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercingsexpostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.
Os adornos a que se refere a NR-32 incluem anéis, alianças, relógios de pulso, pulseiras, brincos, piercings expostos, correntes, colares, presilhas, broches e qualquer outro objeto que possa favorecer a contaminação biológica pelo acúmulo de resíduos, como é o caso das gravatas e dos crachás pendurados por cordão.
A NR-32 tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.