Desde a antiguidade já se fazia menção sobre a prosperidade que a lentilha trazia, como no Antigo Testamento. Esaú nem imaginava, mas ele foi o primeiro a se beneficiar de sua magia. Ao voltar de uma caçada, faminto, Esaú encontrou o irmão gêmeo Jacó fazendo uma sopa de lentilhas.
Está no livro de Gênesis, capítulo 25, versículos 29 a 34. O prato de lentilhas passou a ser o exemplo de uma venda disparatada e infeliz em que o interesse momentâneo, imediato e aflitivo passa a valer mais que todos os outros interesses permanentes, definitivos e coerentes; troca-se oitenta por oito, ou nem isto.
Explicação: A lentilha é associada à prosperidade e à riqueza em muitas culturas. O gesto de comer lentilhas do alto é um símbolo de elevar os desejos e intenções, buscando atrair sorte e prosperidade para o ano que se inicia.
Certo dia, regressando do campo, Esaú estava com muita fome e desejou comer um prato de lentilhas, preparado por Jacó. Aproveitando o momento, Jacó propôs uma barganha: em troca da lentilha, Esaú, cederia a ele o valioso direito da Primogenitura. Esaú aceitou a condição e comeu a lentilha.
Um filho que possuía a primogenitura herdava não apenas as terras e as possessões do pai, mas também a posição do pai como líder espiritual da família e a “autoridade para presidir” (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Birthright”).
A lentilha é rica em proteínas, que são nutrientes essenciais para a formação das células de defesa do organismo, ajudando, por isso, a fortalecer o sistema imunológico e ajudando na prevenção de doenças e infecções.
**Debaixo da mesa**: Essa parte do ritual é interpretada como uma forma de atrair sorte no amor ou um novo relacionamento, já que estar “escondido” simboliza intimidade e o desejo de algo especial. Esse costume é mais conhecido em países latinos e pode variar conforme a tradição local.
Onde está escrito na Bíblia sobre o prato de lentilha?
No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30).
“Dê-me um pouco desse ensopado vermelho!” (Por isso Esaú também ficou conhecido como Edom.) “Está bem”, respondeu Jacó. “Mas, em troca, dê-me seus direitos de filho mais velho.”
Abisai é usado por Deus e, com a lança de Sama, derrota 300 filisteus. O comandante do exército de Áquis observa o israelita e ordena que seus homens recuem, enquanto os soldados de Davi se surpreendem com o colega. (I Crônicas 11:20).
Samá foi um dos homem que se ajuntou a Davi na caverna de Adulão, a bíblia diz que quando Davi estava fugindo de Saul, ele se escondeu em uma caverna e lá se ajuntaram a ele homens da pior estirpe.
Desde a antiguidade já se fazia menção sobre a prosperidade que a lentilha trazia, como no Antigo Testamento. Esaú nem imaginava, mas ele foi o primeiro a se beneficiar de sua magia. Ao voltar de uma caçada, faminto, Esaú encontrou o irmão gêmeo Jacó fazendo uma sopa de lentilhas.
Jacó serviu a comida ao seu pai e também trouxe vinho. Isaque comeu, e bebeu, e depois disse: — Venha cá, meu filho, e me dê um beijo. Jacó chegou perto e beijou o pai. Quando sentiu o cheiro da roupa que Jacó estava usando, Isaque o abençoou e disse assim: “Ah!
Por si só, "debaixo da mesa" significa simplesmente fazer algo de forma encoberta. Pode ser literalmente debaixo da mesa, como passar bilhetes na aula ou flertar com alguém em uma mesa de restaurante com o pé.
Com origem na Ásia Ocidental e Central, a lentilha é a pulse mais antiga, que se tem conhecimento. Devido seu centro de origem, a lentilha possui boa adaptação ao clima temperado (cultura de inverno) com temperaturas ideais para germinação variando de 15º a 25ºC.
A lentilha se destaca pela quantidade de ferro e antioxidantes, enquanto o feijão oferece uma variedade de vitaminas do complexo B e minerais como o potássio. Inclua ambos na sua dieta para aproveitar todos os benefícios nutricionais que cada um tem a oferecer!
Além disso, eles têm um dos grandes princípios para uma dieta equilibrada: são adequados para dietas de emagrecimento porque saciam muito e, por terem um baixo índice glicémico, estabilizam o nível de açúcar no sangue e são recomendados para pessoas que sofrem de diabetes.