O que é a lei no 13.840 de 2019?
Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019 - Nova Lei de Drogas — Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.O que diz a lei 13.869 de 2019?
Constranger o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência, a: I - exibir-se ou ter seu corpo ou parte dele exibido à curiosidade pública; II - submeter-se a situação vexatória ou a constrangimento não autorizado em lei; III - produzir prova contra si mesmo ou contra ...O que a lei diz sobre os dependentes químicos?
Resumo: com as alterações trazidas pela Lei nº 13.840/2019, a internação do usuário ou dependente de substâncias psicoativas passou a ter regramento próprio na Lei de Drogas. Prevista exclusivamente nas modalidades voluntária e involuntária, não se admite a internação compulsória.O que diz a lei 13798/19?
Fica instituída a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ser realizada anualmente na semana que incluir o dia 1º de fevereiro, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Parágrafo único.Lei permite a internação involuntária de dependentes químicos | Jornal da Pampa | 06/06/2019
O que o ECA diz sobre gravidez na adolescência?
LEI Nº 13.798, DE 3 DE JANEIRO DE 2019Acrescenta art. 8º-A à Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para instituir a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
O que a Lei no 8.069 de 13 de julho de 1990 dispõe?
L8069. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.O que a Lei no 13.840/19 permite?
A nova lei (13.840/19) foi sancionada com 27 vetos, que serão analisados pelo Congresso Nacional. A norma determina que a União se responsabilizará por formular e coordenar a Política Nacional Antidrogas, integrando ações nos planos federal, estaduais e municipais.Quem é dependente químico tem direito a algum benefício?
quando o trabalhador se interna para tratar de dependência química, ele tem direito ao auxílio doença.Qual é o resumo da Lei de drogas?
A lei 11.343/2006, que define os crimes relacionados à prática do tráfico ilícito de drogas, em seu artigo 33, prevê que dentre as diversas condutas que caracterizam o crime de tráfico está o ato de entregar a consumo ou fornecer drogas, mesmo que seja de graça.É crime obrigar alguém a fazer algo?
Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.O que a lei 14898 do Planalto institui?
Governo Federal sanciona lei que institui Tarifa Social de Água e Esgoto para famílias de baixa renda. Em mais um passo para a promoção da justiça social e do acesso universal aos serviços básicos, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.898/2024, que institui a Tarifa Social de Água e Esgoto (TSAE) em todo o país.O que diz a lei 1386/19?
PL 1386/2019 Inteiro teor. Projeto de LeiAssegura ao consumidor que constatar a existência de produto exposto à venda com prazo de validade vencido, o direito a receber, gratuitamente, outro produto idêntico ou similar. Produtos, Prazo de validade vencido, Garantia, consumidor, restituição.
Pode demitir dependente químico?
Dependente químico que recusa tratamento pode ser demitido por justa causa.Quais são os tipos de internação?
a) internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário; b) internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; c) internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.O que é o Sisnad?
Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad); prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.Qual o valor do auxílio do dependente químico?
Mas, o benefício varia de R$ 724 a R$ 4.390,24. O valor é definido de acordo com o salário de contribuição do segurado. O jornal O Globo ouviu a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead).Quem faz tratamento no caps tem direito a benefícios?
Além do acompanhamento clínico e psicológico, pacientes atendidos no CAPS podem ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), assegurado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Este benefício garante o valor de um salário mínimo mensal a pessoas de baixa renda.Como pedir auxílio dependente químico?
Como pedir o auxílio-doença para o dependente químico?
- Documento de identificação com foto;
- Número do CPF;
- Carteira de trabalho e, em alguns casos, outros documentos que comprovem as contribuições para a Previdência;
- Documentos médicos com o exame clínico feito pelo especialista que atendeu o paciente;
O que a lei no 13.840, de 5 de junho de 2019, trata?
A Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019, que prevê, entre outras medidas, a internação involuntária de dependente de drogas, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6).Quem é responsável pelo dependente químico?
As causas da dependência química são multifacetadas e variam de pessoa para pessoa. Os fatores biológicos têm um papel importante, pois a genética pode influenciar na predisposição de um indivíduo à dependência, já que certos genes afetam como o corpo e o cérebro respondem às substâncias.Como funciona a internação involuntária?
É a que ocorre sem o consentimento do paciente e a pedido de terceiro. Geralmente, são os familiares que solicitam a internação do paciente, mas é possível haver outros solicitantes. O pedido tem que ser feito por escrito e aceito pelo médico psiquiatra.Qual é a relevância do ECA Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 para o desenvolvimento da gestão democrática na escola?
O ECA NA ESCOLAÉ um instrumento que, também, garante as políticas públicas tão necessárias à infância e à juventude em situações de risco e de vulnerabilidade social.