Qual o significado das imagens na Igreja Católica?
As primeiras comunidades cristãs representaram a Jesus com imagens de Bom Pastor, mais adiante apareceram as de Cordeiro Pascal e outros ícones representando a vida de Cristo. As imagens têm sido sempre um meio para dar a conhecer e transmitir a fé em Cristo e a veneração e amor à Santíssima Virgem e aos santos.
O que o catecismo da Igreja Católica diz sobre as imagens?
O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. Com efeito, «a honra prestada a uma imagem remonta (63) ao modelo original» e «quem venera uma imagem venera nela a pessoa representada» (64).
A idolatria consiste em achar que a divindade está em uma imagem. E como católicos, as imagens dos santos são para nós, uma representação do que um dia foram na terra, ou seja: um grande exemplo de virtudes, de fé e devoção a Deus que estes tiveram em vida.
CATÓLICO ADORA IMAGEM DE SANTO? DEUS PROIBIU FAZER IMAGEM? - PADRE CHRYSTIAN SHANKAR #08
É certo adorar santos?
Não é o que os católicos fazem. A Igreja Católica nunca afirmou que devemos “adorar” as imagens dos santos, mas as venerar, o que é muito diferente. A imagem é um objeto que apenas lembra a pessoa ali representada; o ídolo, por outro lado, “é o ser em si mesmo”.
“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há no céu ou na Terra” (Êxodo 20:4). O mandamento depois acrescenta: “Não te encurvarás a elas nem as servirás” (Êxodo 20:5). Mais do que simplesmente proibir os ídolos físicos, ele declara uma prioridade fundamental para todos os tempos.
Você sabia que o católico pode venerar uma imagem? Muitas pessoas afirmam que é errado adorar uma imagem, e essa afirmação está certa. Adorar uma imagem, como se fosse um ídolo é uma prática errada, pois só devemos adorar, em espírito e em verdade, o Divino Pai Eterno.
O culto aos santos é categoricamente rejeitado pela Igreja Protestante, por não condizer com os escritos bíblicos. Segundo a fé luterana, todo ser humano pode e deve recorrer a Deus diretamente, em oração, apenas em nome de Jesus.
A Igreja ensina o que se chama Culto de Dulia aos santos e suas imagens, ou seja, trata-se de uma veneração. O Culto de Latria, a adoração, só pode ser prestado a Deus. As imagens dos santos são para os católicos, algo próximo do que é uma foto da pessoa querida e admirada por alguém.
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.
O culto aos santos é lícito, pois até mesmo a Sagrada Escritura atesta isso, quando a Virgem Santíssima, em seu canto Magnificat, afirma: “Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada" (Lc 1,48) e o próprio Jesus Cristo por diversas vezes se refere às pessoas como sendo “bem-aventurados, felizes".
Por outro lado, a veneração de imagens, usando estas representações como objetos de culto ou de honra espiritual, é desobediência aos princípios revelados pelo Senhor. Deus nunca autorizou a veneração de santos, apóstolos, anjos ou imagens representando quaisquer criaturas celestiais ou terrestres.
O culto aos santos é por isso um louvor a Deus, mesmo que não seja somente a causa exterior, mas também a realidade intrínseca do aperfeiçoamento do homem.
Maria é nossa Mãe, que intercede por nós junto a Jesus. Como nas Bodas de Caná, Ela continua a ver nossas necessidades e leva-las ao Filho. Ao mesmo tempo continua sempre a nos dizer: “Façam tudo o que meu Filho vos disser” (cf. Jo 2,5).
A idolatria consiste em achar que a divindade está em uma imagem. E como católicos, as imagens dos santos são para nós, uma representação do que um dia foram na terra, um grande exemplo de virtudes, de fé e devoção a Deus que estes tiveram em vida.
Os católicos veneram Maria, porque Deus a escolheu para ser a Mãe de seu Filho, Jesus. Nosso amor e veneração com a Mãe do Filho de Deus encarnado já se encontram mencionados no evangelho, quando ela mesma diz: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” (Lc 1,48.)
E desta forma a idolatria se infiltrou sorrateiramente e lentamente no cristianismo. Até que em: (609 d.C.) foi autorizado o culto à virgem Maria e em (787 d.C.) culto às imagens. A idolatria no cristianismo começou por aí e se estende até os nossos dias.
O que a Bíblia fala sobre Nossa Senhora Aparecida?
Maria e Aparecida não é intercessora de ninguém, pois Maria morreu e não ressuscitou e Aparecida simplesmente não existe. A Bíblia em 1Timóteo cap 2 versículo 5 diz: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados.
Os ídolos modernos ou falsos deuses podem assumir a forma de roupas, casas, negócios, máquinas, automóveis, iates e numerosos outros bens que nos desviam do caminho que conduz à deidade. (…) Coisas intangíveis também podem facilmente ser adorados como deuses.
“O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento que proíbe ídolos. De fato 'a honra prestada a uma imagem é prestada na verdade a pessoa a ela representada'” (São Basílio).
Idolatria é o culto prestado aos ídolos. Ídolo, por sua vez, significa figura, imagem ou estátua representativa de uma divindade à qual se presta culto. Ou ainda, ídolo é uma pessoa a quem se tributa exagerado afeto ou respeito.