O livro de Joel ensina sobre o poder das orações combinadas e do jejum do povo de Deus, numa época de grande dificuldade na história de Israel. “Joel assegurou ao povo que através do arrependimento eles novamente receberiam as bênçãos de Deus” (Guia para Estudo das Escrituras, “Joel”; scriptures.lds.org).
A mensagem principal do livro de Joel é sobre a vinda do Senhor, onde haverá muita destruição vegetal, atmosférica e humana. Essa destruição não representa simplesmente a destruição do homem ao meio em que vive, mas uma forma de Deus julgar cada homem pelo seu ato de adoração e comunhão a outros deuses.
A mensagem do livro é o "julgamento que Deus fará contra os inimigos de Israel e, de uma perspectiva escatológica, a vitória final do povo de Deus". As dúvidas sobre a época em que o profeta Joel viveu dificultam a interpretação do que ele escreveu.
O Livro de Joel tem dois objetivos: histórico e profético. O objetivo histórico era chamar a nação de Judá ao arrependimento como uma reação adequada aos julgamentos do Senhor com gafanhotos e estiagem, para que uma calamidade mais devastadora não viesse sobre eles.
Joel profetizou sobre uma iminente destruição e aconselhou o povo a reunir-se na casa do Senhor. Profetizou também que adviriam calamidades aos iníquos nos últimos dias e que o Espírito do Senhor seria derramado sobre toda a carne.
Joel, o Profeta do Avivamento é uma obra que irá desafiá-lo a buscar a renovação espiritual, abraçar a esperança e viver em conformidade com os princípios divinos. Se você deseja uma leitura envolvente, que combine conhecimento acadêmico com aplicação prática, este livro é perfeito para você.
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e ...
Joel 1 contém uma lição prática dada por Joel usando uma catástrofe natural—uma praga de gafanhotos—para ensinar às pessoas como elas se sentirão indefesas se não se arrependerem antes que chegue o “Dia do Senhor” e os iníquos sejam julgados.
Logo, a passagem de Joel 2:28-29 é de grande relevância para os judeus, pois revela a promessa de Deus de derramar o Seu Espírito sobre todas as pessoas. Além disso, isso despertava um profundo significado, pois desde os tempos de Êxodo, Deus havia se estabelecido como o Deus do povo de Israel e eles como o Seu povo.
O que o profeta Joel disse sobre o Espírito Santo?
O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse: “É isto o que eu vou fazer nos últimos dias — diz Deus: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão.
Então, o SENHOR mostrou zelo pela sua terra e teve piedade do seu povo. O SENHOR respondeu ao seu povo: “Estou enviando para vocês trigo, vinho novo e azeite, o bastante para satisfazê‑los plenamente. Nunca mais farei de vocês objeto de zombaria para as nações.
É a história escrita mais antiga. Foi escrita antes de Moisés, portanto a escrita é mais antiga que o Pentateuco. Como Moisés escreveu Gênesis a Deuteronômio (que cobre os tempos antes de Jó), então Jó é uma escrita anterior.
O nome de Joel combina o nome da aliança de Deus, YHWH (ou Javé), e El (Deus), e tem sido traduzido como «aquele para quem YHWH é Deus», isto é, um adorador de YHWH.
Enfatiza-se a generosidade da efusão do Espírito, como chuva que cai e fecunda a face da terra, e que a atividade do Espírito de Deus, na história da salvação, não seria apenas para proporcionar uma série de experiências extraordinárias de Deus. O livro de Joel traz uma mensagem de esperança para o povo de Deus.
Os gafanhotos, nesse sentido, são uma medida punitiva para levar o povo ao reconhecimento de suas falhas morais e espirituais. Um Chamado ao Arrependimento: Estreitamente ligado ao tema do julgamento está o chamado ao arrependimento. Joel usa a praga de gafanhotos para instar o povo de Judá a voltar-se para Deus.
Descobri que os gafanhotos têm muito a nos ensinar com seu sentido de unidade, de trabalho em equipe, de foco, da busca pelos nossos objetivos e pela necessidade de ter uma estratégia na realização de um trabalho.
Resumo. Joel 1. Joel descreve um desastre natural causado por uma praga de gafanhotos. Ele pede ao povo que jejue e se reúna no templo para uma assembleia solene, para rogar ao Senhor que os salve.
Ao contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todas as pessoas. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões e os velhos terão sonhos.
Significa viver por um escopo, e não escopo qualquer que termine com a morte. Um objetivo pelo qual vale a pena viver e também morrer. Jovens com uma visão significa jovens com uma vocação!
O livro de Joel se concentra nas profecias que Joel fez depois que a terra de Judá foi afligida por uma grave seca e uma praga de gafanhotos. Essas profecias falam de diversos sinais que precederão a Segunda Vinda do Salvador, especialmente de uma grande efusão do Espírito sobre toda a carne (ver Joel 2:28–29).
Porque eu derramarei do meu Espírito sobre toda a carne?
Joel 2:28-32 ARC. E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Joel significa o “Senhor é Deus” e era filho de Fatuel. É um profeta do pós-exílio de Judá. O livro do profeta Joel pode ser datado entre o século V e o século III, mais precisamente pelos anos 400 a.C., no período persa, quando já não havia rei nem monarquia.
Não há avivamento e nem transformação sem arrependimento. Deus nos chama para um quebrantamento que vá além das aparências, que possamos rasgar nossos corações além de nossas vestes. "Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei- vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.