O que a festa em celebração do bumba meu boi inclui?
A festa se articula em torno da representação do boi e inclui também a devoção aos santos do catolicismo popular, aos voduns, aos orixás e aos encantados. O ciclo festivo do bumba meu boi se estende por quase todo o ano: inicia-se com os ensaios, seguidos do batismo, das apresentações públicas e da morte do boi.
O Bumba-meu-boi é uma manifestação da cultura popular brasileira que mistura música, dança e teatro. A festa combina personagens humanos e animais fantásticos e se desenvolve em torno da morte e ressurreição de um boi. Por isso, as celebrações também são conhecidas como festas do Boi.
A história gira em torno de um casal de trabalhadores, em que a mulher, grávida, tem o desejo de comer língua de boi. O homem, então, mata um dos bois do rebanho, que acontece de ser o favorito do fazendeiro. Com a ajuda de um curandeiro, ou pajé, o boi é ressuscitado, aplacando a ira do senhor.
Qual é o objetivo principal da festa do Bumba Meu Boi?
As festas de boi, como são chamadas as celebrações como o bumba meu boi, inspiram-se no auto do boi, um conto popular passado por gerações que traz o seguinte enredo: Mãe Catirina e Pai Francisco é um casal de escravizados que vive em uma fazenda no sertão.
Bumba meu boi, boi-bumbá ou Búfalo-Bumbá é uma festa do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.
Figura mitológica nas mais diversas culturas, o boi era visto por escravos negros e indígenas como companheiro de trabalho, símbolo de força e resistência. É por isso que toda a encenação gira em torno dele.
O bumba meu boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. O bumba-meu-boi é resultado da união de elementos das culturas europeia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas.
Bumba Meu Boi ou Boi-Bumbá teve origem cultural europeia e surgiu no século 18, momento em que o gado era importante para economia local. Trazida para o Brasil pelos portugueses, junto com as culturas indígena e africana, o Bumba Meu Boi se tornou uma das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas.
O boi bumbá possui mistura vários instrumentos musicais nas toadas (como também é chamado no Maranhão), com um ritmo bem característico. Já o bumba meu boi possui possui cinco tipos de ritmos (chamados sotaques) nas toadas: matraca, zabumba, orquestra, costa-de-mão e baixada.
O que acontece na festa Bumba Meu Boi em renascer?
Além do filho e da ex-mulher de José Inocêncio, o Bumba Meu Boi também escuta a provocação de Egídio. Nessa hora, a figura folclórica encara o vilão nos olhos, até que o mau-caráter sinaliza que está indo embora da festa e leva uma chifrada, caindo sentado no chão barrento.
O Auto do Boi de Parintins é a representação da história que dá origem ao Boi-Bumbá Caprichoso. Representativo, significativo e identitário. É o momento cênico da criação que reúne pessoas de diferentes credos, raças e etnias para celebrar e criar a maior manifestação cultural do Norte do Brasil.
Festas juninas e julinas também são tempo de Bumba Meu Boi. A cultura do Bumba Meu Boi está presente em todo o país, com apresentações em momentos distintos do ano, como Dia de Reis, carnaval, São João e até no Natal.
O que está presente na apresentação do bumba meu boi?
O festejo do bumba meu boi na região Nordeste costuma acontecer nos meses de junho e julho, durante o período de Festas Juninas. As músicas da festividade estão ligadas à lenda de Francisco e Catirina. Vários estilos brasileiros estão presentes na celebração, como aboios, toadas, repentes, canções pastoris e cantigas.
O folclore do boi-bumbá coloca frente a frente dois grupos: o Boi Caprichoso, que usa a cor azul, e o Boi Garantido, que usa a cor vermelha. A arena de espetáculos, batizada de “Bumbódromo”, é o palco para a rivalidade entre o Caprichoso e o Garantido, com apresentações completas.
Que particularidades a festa do boi bumbá apresenta em Parintins?
Já no Amazonas, a festa do Boi Bumbá em Parintins é realizada desde 1965, época em que muitos maranhenses migraram para a região. Sempre no último fim de semana de junho, o espetáculo conta com três noites de apresentação, onde o público presencia a disputa entre os alegóricos Boi Garantido vermelho e Boi Caprichoso.
Os personagens possuem uma vestimenta semelhante aos dos vaqueiros, com indumentárias que contém calça, camisas de manga comprida, ambas de tecidos de cetim com golas e saiotes de veludo. Marla Silveira explica que há algumas diferenças na figura do caboclo de fita em relação aos sotaques do Bumba meu boi.
Como podemos descrever o bumba meu boi em termos de elementos culturais que engloba?
Bumba-Meu-Boi - Folguedo é tradicional manifestação folclórica brasileira. O Bumba-meu-Boi é uma das manifestações folclóricas brasileiras mais conhecidas e populares. Trata-se de uma espécie de auto que mistura teatro, dança, música e circo.
A festa se articula em torno da representação do boi e inclui também a devoção aos santos do catolicismo popular, aos voduns, aos orixás e aos encantados. O ciclo festivo do bumba meu boi se estende por quase todo o ano: inicia-se com os ensaios, seguidos do batismo, das apresentações públicas e da morte do boi.
Quais são os personagens que compõem o festejo de Reisado?
O grupo de Reisado é formado por um embaixador, contramestre, palhaços, alferes, foliões e os três reis magos. É comum que eles desfilem pelas ruas e visitem as casas daqueles que desejam receber a visita do grupo.
Uma das práticas mais consolidadas da celebração do Dia de Reis são as visitações que grupos musicais chamados Terno de Reis costumam fazer às residências. Essas visitas são marcadas por cantorias, e as canções possuem letras religiosas. Em troca, os grupos recebem a doação de alimentos.