Em sangue retirado da veia (sangue venoso) o nível de oxigênio cai para próximo de 60%, e os 40% da parte desoxigenada o deixa com a cor vermelho cornalina ou vermelho escuro. Porém, se a pessoa não bebe água adequadamente, ou está desidratada, o sangue se torna mais escuro ainda.
O sangue é um fluido viscoso, levemente alcalino (pH, 7,4), cuja cor varia de vermelho brilhante a vermelho-escuro e que corresponde a aproximadamente 7% do peso do corpo. O volume total do sangue de um adulto médio é de cerca de 5 L, e ele circula por todo o corpo, dentro dos limites do sistema circulatório.
Tons menstruais vermelho escuro, marrom ou preto geralmente trata-se de sangue que reagiu ao oxigênio. Converse com médicos(as) se você apresenta sangue menstrual aguado acinzentado ou rosado, já que isso pode sinal de alguma infecção ou algo mais sério como câncer.
No sangue, o oxigênio viaja dentro de um tipo especial de célula, as hemácias, também chamadas, por causa da cor, de glóbulos vermelhos. Quem dá cor às hemácias – e, portanto, ao sangue – é a hemoglobina, que tem ferro, e é com ela que o oxigênio pega carona dentro das hemácias.
O sangue pode ser ainda vermelho vivo (sangue arterial) ou vermelho mais escuro (sangue venoso), isto porque se o sangue leva o oxigênio às células, é vermelho vivo. Posteriormente, recebe o dióxido de carbono que as células produzem, tornando-se mais escuro, pois a presença de oxigênio é menor.
7 Coisas Que a Cor do Seu Fluxo Menstrual Revela Sobre sua Saúde
Qual é o sangue mais raro?
Tipos Sanguíneos
No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%. O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa.
Dizer que alguém tem “sangue azul” significa que essa pessoa pertence à realeza. Durante muitos séculos, a expressão estava tão enraizados que muitas pessoas pensavam mesmo que ela exprimia uma realidade e que os Reis teriam, efetivamente, o sangue azul.
O sangue humano tem a cor vermelho vivo, ou escarlate, quando é retirado diretamente de artérias pois suas moléculas de hemoglobinas estão quase totalmente ligadas ao oxigênio (94 a 97% de saturação).
Quando o sangue entra em contato com o ar, ele oxida e escurece, adquirindo uma tonalidade mais marrom. Embora possa parecer preocupante, em muitos casos, essa alteração de cor é completamente normal e pode ocorrer por uma série de razões, desde mudanças hormonais até questões de saúde mais complexas.
Podem ser leve, moderada ou grave e vai ter sangramento assim, sangramento na urina, sangramento na sangramento nasal, muito frequentemente. Então, essas são as principais causas de sangue fino, sangue ralo, da dificuldade de de coagular.
Diferentemente da hemoglobina comum, no entanto, a metemoglobina não consegue transportar oxigênio para os tecidos do corpo de forma eficiente. Mal oxigenado, o corpo — e o sangue — torna-se azul.
Indivíduos tipo A possuem anticorpos naturais contra o antígeno B, e indivíduos tipo B possuem anticorpos contra o antígeno A. Indivíduos do tipo AB não possuem esses anticorpos naturais, e os do tipo O possuem anticorpos contra ambos os antígenos A e B.
O hemograma é o exame de sangue mais solicitado e tem como objetivo avaliar os glóbulos brancos e vermelhos do sangue, sendo útil para saber se há sinais indicativos de infecções, inflamações, anemia e alguns tipos de câncer, por exemplo, de acordo com as características e quantidades das células.
A menstruação marrom ou escura, também chamada de menstruação “borra de café”, quando em pouca quantidade, é normal e geralmente não indica problemas de saúde.
A hemofilia é uma doença hereditária incurável caracterizada por sangramentos espontâneos (internos e externos), retardo no tempo de coagulação sanguínea, hematomas, dores e inchaço nas articulações. É causada pela insuficiência de fatores coagulantes no sangue e, quando não tratada, pode levar à morte por hemorragia.
A infecção no sangue corresponde à presença de microrganismos no sangue, principalmente fungos e bactérias, o que leva ao surgimento de alguns sintomas como febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e náuseas, por exemplo.
A hemoglobina oxigenada é de cor vermelha brilhante, enquanto a hemoglobina desoxigenada, que é transportada de volta ao coração após liberar o oxigênio nos tecidos, é de cor escura. Essa diferença de cor ocorre devido à forma como a luz é refletida pela hemoglobina na presença ou ausência de oxigênio.
Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, uma proteína que confere a cor vermelha ao sangue e que permite a este transportar oxigênio dos pulmões a todos os tecidos corporais.
O sangue arterial é o sangue oxigenado no sistema circulatório, encontrado na veia pulmonar, nas câmaras esquerdas do coração e nas artérias. É vermelho vivo, enquanto o sangue venoso é vermelho escuro.
A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho. A cianose pode ser decorrente de vários tipos de doenças pulmonares ou cardíacas graves que reduzem os níveis de oxigênio no sangue.
O sangue conduzido pelas artérias, na circulação sistêmica, é chamado de sangue arterial. Por ser proveniente do pulmão, o sangue está rico em oxigênio e demais nutrientes necessários para carrear ao longo do organismo. É um sangue de coloração vermelho vivo.
É importante entender que nem todo corrimento rosado é motivo de alarme. Ele pode acontecer devido a alterações hormonais, uso de contraceptivos ou mesmo após relações sexuais. No entanto, em alguns casos, pode ser um sintoma de condições mais sérias, como infecções ou até mesmo câncer.