“A alta ingestão de cola, um dos ingredientes dos refris, está associada à diminuição da concentração de cálcio sérico. Além disso, a ingestão está associada ao aumento na concentração sérica de fósforo, o que leva ao risco de diminuição da concentração de cálcio e densidade óssea e osteoporose”, afirma.
O que talvez nãodesconfiávamos é que a bebida prejudica o cálcio dos nossos ossos favorecendo a osteoporose. Um grupo de pesquisadores da Tufts University descobriu que mulheres que bebiam três copos de refrigerante por semana tinham perda óssea média de 4%, a mais que as mulheres que ingeriam outra bebida.
Estudo alerta sobre danos à saúde ao consumir Coca-Cola diariamente, incluindo riscos ao sistema digestivo e ao fígado devido a elementos como ácido fosfórico e adoçantes. Refrigerantes podem causar desde problemas estomacais até aumentar chances de câncer de fígado e doenças hepáticas.
Assim, se ingeridos regularmente, os refrigerante podem levar ao desenvolvimento de diabetes. Além disso, quando os níveis de açúcar no sangue sobem muito rápido, como após beber uma lata de refrigerante, é normal sentir mais fome, o que leva a um aumento de peso exagerado.
Como todos sabemos, o refrigerante é bastante prejudicial à saúde dos ossos. Isso porque, além de conter corantes e substâncias artificiais, o alto teor de fósforo na bebida inibe a absorção do cálcio pelo corpo. Por isso, evite ao máximo tomar refrigerante e opte pelos sucos naturais.
“A alta ingestão de cola, um dos ingredientes dos refris, está associada à diminuição da concentração de cálcio sérico. Além disso, a ingestão está associada ao aumento na concentração sérica de fósforo, o que leva ao risco de diminuição da concentração de cálcio e densidade óssea e osteoporose”, afirma.
Sua carência pode levar a espasmos musculares e nervosos, raquitismo, osteoporose, entre outros distúrbios. Portanto, é importante ficar atento aos maiores responsáveis pela perda de cálcio através da urina, fezes e suor: o sal, a cafeína, o tabaco, as bebidas alcoólicas e a falta de exercício físico.
Fatores genéticos, carências nutricionais, alguns medicamentos e maus hábitos de vida vão enfraquecendo e danificando essa estrutura, tornando nosso sistema ósseo (antes tão forte) mais frágil e propenso a desenvolver algumas doenças.
Entre 24 refrigerantes analisados, foi verificado que sete contêm benzeno, uma substância que pode causar câncer. Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero e o da Fanta Light. Em outros cinco produtos também foi encontrado o benzeno.
Para desintoxicar o organismo, refrigerantes e bebidas industrializadas devem ser excluídos da dieta. Foque em sucos naturais feitos na hora, chás (sem açúcar) e água.
O consumo exagerado de qualquer refrigerante, mesmo os sem açúcar, é prejudicial à saúde. É importante avaliar o contexto alimentar como um todo. Refrigerantes zero são uma opção menos calórica, mas não devem ser vistos como uma alternativa completamente saudável.
Praticar exercícios físicos ajuda a proteger os ossos em qualquer idade. A alimentação deve ser rica em cálcio (leite e derivados, vegetais verde-escuros), com baixo consumo de álcool e de bebidas que contenham cafeína (chá preto, café e refrigerantes) ².
Apesar de ser apreciado por muitos, o café em excesso também prejudica os ossos. Assim como o sódio, o café faz com que grandes quantidades de cálcio sejam eliminadas pela urina. Mas não se desespere! O café só atrapalha a absorção do cálcio se for ingerido em quantidade superior a três xícaras médias por dia.
Comer ou beber muitas calorias, incluindo as calorias do açúcar em refrigerantes, pode contribuir para o ganho de peso, o que, por sua vez, aumenta o risco de diabetes. Um estilo de vida equilibrado é a chave para o controle de peso bem-sucedido.
Conforme a hipocalcemia avança, cãibras musculares ocorrem com frequência e a pessoa pode ficar confusa, deprimida e esquecida, apresentar formigamento nos lábios, dedos e pés, além de rigidez e dor muscular. Normalmente, o distúrbio é detectado por exames de sangue rotineiros.
Às vezes, mesmo sem movimento, músculos podem provocar o desalinhamento, entortando a soldagem. Estes movimentos podem retardar a consolidação do osso ou levar o paciente a ter uma pseudo artrose, quando o processo excede seis meses. Quando isso acontece, recorre-se a uma outra variedade de procedimentos médicos.
Mulheres, especialmente aquelas preocupadas com osteoporose, deveriam reduzir o consumo de refrigerantes cola. O consumo das bebidas foi relacionado à menor densidade nos ossos do quadril, mas não na coluna, em mulheres.
Essa suavidade dos ossos, ou amolecimento ósseo, acontece pelo enfraquecimento com a desmineralização, ou seja, perda de minerais, e depleção de cálcio do osso.
Os pesquisadores notaram que cobaias adaptadas à ingestão de café tiveram uma perda significativa de cálcio nos ossos. A cafeína é um grande indutor da osteoporose. A conclusão é de uma pesquisa feita no Departamento de Morfologia, Estomatologia e Fisiologia da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP.
Quem tem artrose no joelho deve deixar de tomar refrigerantes e também evitar todos os outros alimentos que contenham açúcar refinado. O açúcar provoca inflamação no corpo através, principalmente, do processo químico da glicação.
Vitamina D Encontrada em peixes, como sardinha e salmão, ovo e azeite, é importante para o aproveitamento do cálcio e do fósforo no desenvolvimento dos ossos. Vale lembrar que, para que ela seja sintetizada pelo organismo, é necessário se expor ao sol 20 minutos por dia.
A água com gás/carbonatada não contém açúcares adicionados, ácido fosfórico ou cafeína e, até à data, nenhum estudo aponta para quaisquer efeitos nocivos da sua carbonatação sobre a saúde óssea.
Já o refrigerante zero, apesar de não conter calorias, contém adoçantes artificiais. “Segundo alguns estudos, a presença de ácido fosfatídico nos refrigerantes aumenta o fator de risco para câncer e podem ter efeitos variados na saúde a longo prazo”, alerta a nutróloga.