Veja quanta coisa boa a chuva traz para seu passeio no jardim e sua saúde! A água da chuva é muito leve e tem pH alcalino. Ela tem o poder de refrescar sua mente em um instante e contém microorganismos que têm a capacidade de produzir vitamina B12 como um subproduto metabólico de sua atividade.
A ocorrência de muitas chuvas também favorece a aglomeração de pessoas em locais fechados, o que, por sua vez, aumenta o potencial de transmissão de viroses, desta vez em locais de baixa latitude.
As chuvas são primordiais para a manutenção da vida no planeta Terra, uma vez que são as responsáveis pelo reabastecimento de aquíferos e mananciais, além de fornecerem água para ecossistemas e atividades humanas essenciais, como as lavouras agrícolas e a geração de energia elétrica.
Devido à alta umidade, enchentes e formação de lama, as chuvas podem deixar o ambiente mais propício para o surgimento de bactérias, vírus e fungos que trazem algumas doenças. Confira quais são as doenças mais comuns durante o período e seus sintomas.
A água, quando é aquecida pelo Sol ou por outro processo de aquecimento, evapora e se transforma em vapor de água. Em seguida, esse vapor se mistura com o ar e começa a subir, formando nuvens. Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor condensa, se transformando novamente em água.
É fato comprovado que a água da chuva equilibra a temperatura da pele. Tomar banho na chuva libera hormônios da felicidade, como endorfinas e serotonina.
Ao respirar essas partículas presentes no ar, ou ao tocar uma superfície contaminada e levar às gotículas à boca, ao nariz ou aos olhos, outra pessoa pode se contaminar e ficar resfriada. Assim, para ficar doente, é preciso obrigatoriamente entrar em contato com o vírus causador do resfriado.
Quais são três coisas que o homem faz que causam danos quando chove muito?
As inundações podem destruir casas, estradas, pontes e qualquer construção de uma cidade. As tempestades também podem causar deslizamentos de terra, especialmente em áreas íngremes e com vegetação frágil. Esses deslizamentos podem destruir casas, bloquear estradas, ferrovias e até mesmo causar mortes.
- Até agora, sabia-se que algumas bactérias que flutuam na atmosfera provocam chuva em certas condições e em algumas áreas, mas uma equipe de cientistas comprovou sua presença no mundo todo e sua importância para o clima.
A chuva traz consigo a associação ao elemento água, símbolo de força, pureza e segundo a crença de muitos, possui um poder sagrado. As chuvas que são acompanhadas de raios ajudam não só a demonstrar toda a força da natureza, como também a purificar o ar.
Se você acha que o som da chuva ajuda a dormir, está cientificamente certo. A chuva é um tipo de ruído rosa, um som baixo e suave, com um espectro de frequência sonora específica que ajuda a dormir (e manter o sono profundo) e prolongar a memória.
A eletricidade gerada pela chuva pode ser capturada por meio de dois principais métodos: turbinas hídricas em microescala e materiais piezoelétricos. Cientistas alertam: Terra pode ter um dia com 25 horas a partir de março: entenda o fenômeno que pode mudar tudo!
Após um banho de chuva, é recomendado trocar de roupa e tomar um bom banho morno para ajudar a manter a temperatura corporal estável. “Esses cuidados evitam que a roupa molhada 'esfrie' o corpo, alterando o sistema imunológico e facilitando a infecção viral, se já presente.
É neste circuito perfeito que ocorre a fotossíntese, que combina o crescimento das árvores e a consequente retenção de carbono, com a devolução à atmosfera de oxigénio e de água. Portanto, quando chover, inspire o ar puro e divirta-se!
As chuvas fortes levam mais do que destruição e transtornos para os moradores das cidades. Com as chuvas, chegam também doenças como leptospirose, diarreias, hepatites A e E, tétano e dengue.
A queima de combustíveis fósseis é a principal causa das emissões de gases do efeito estufa no mundo e representa 70% do problema global, segundo a Organização Meteorológica Mundial. No Brasil 75% das emissões até 2022 foram causadas pelo desmatamento, 50% foram efeitos da agricultura e 25% da pecuária.
Quais as consequências que a falta de chuva causa aos seres humanos?
A falta de chuvas em época de estiagem preocupa tanto quanto a falta de energia. Quando as chuvas não são o suficientes, os reservatórios das hidrelétricas ficam ainda mais baixos e consequentemente estaremos expostos a racionamentos de energia. A preocupação maior é com o atendimento nos horários de ponta no verão.
O pediatra faz mais um alerta: os maiores riscos de tomar chuva são ser atingido por um raio (especialmente quando estiver em campo aberto), escorregar em poças d'água e se machucar, se contaminar por causa da água suja de esgoto, entre outras coisas.
Além de redobrar os cuidados com a higiene pessoal e observar as condições sanitárias de bares e restaurantes, a recomendação à população também é evitar tomar banho de mar nas 24 horas seguintes à ocorrência de chuva. “Não é recomendado tomar banho de mar nas 24 horas após períodos de chuva.
“Se for o único horário que você pode fazer exercício, não há maiores problemas, desde que não esteja acontecendo relâmpagos e trovões e que a área não seja escorregadia, com risco de quedas”, fala Fabrício Buzatto, médico do esporte e fisiatra, membro da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do ...
Resultante da ação e da iniciativa do céu e das divindades que o habitam, a chuva é um símbolo universal de fecundidade e fertilidade. Praticamente em todas as tradições e civilizações agrárias, a chuva é comparada à semente humana como sendo o fluido divino que desencadeia o princípio criador da vida.
O Senhor manda a chuva para regar a terra; assim o solo fica rico e produz muito. Os rios de Deus nunca secam e a terra produz ricas colheitas de cereais.
Segundo estudos sobre os efeitos do som na psicologia humana, os sons suaves e constantes, como a chuva, têm o poder de acionar o sistema nervoso parassimpático, que é responsável pela sensação de relaxamento e tranquilidade.