Provérbios 23:20-21 NVT Não ande com os beberrões, nem se envolva com os comilões, pois eles caminham para a pobreza e, de tanto dormirem, terão apenas trapos para vestir.
Provérbios 31:6-7 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
As bebidas fortes são para os doentes, que estão a um passo da morte; o vinho é o companheiro de quem está desiludido da vida, porque ele bebe para esquecer sua pobreza e não se lembrar da sua infelicidade.
Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão cairão em pobreza; e a sonolência faz trazer as vestes rotas.
A embriaguez é um pecado tão sério, a ponto de a Bíblia afirmar que os bêbados não são salvos e não herdarão o reino de Deus (Gl 5.21), a menos que se converta a Cristo (1 Co 6.9-11).
NÃO EXISTEM MAIS MILAGRES COMO ANTES? DR. RODRIGO SILVA EXPLICA
O que Jesus fala sobre o álcool?
Por que as bebidas alcoólicas são perigosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito. Em João 2, Jesus transformou perto de 600 litros de água em vinho.
Se beberem, pode ser que se esqueçam da lei e deixem de fazer justiça aos oprimidos. O álcool é para os que estão morrendo, e o vinho, para os que estão amargurados.
Não havia controle do tempo ou da temperatura da fermentação, nem do teor alcoólico ou da acidez do vinho. A bebida era conservada em recipientes fechados com rolhas de cortiça ou cera, mas sem vedação hermética. Isso permitia a entrada de oxigênio, que oxidava o vinho e alterava sua cor, aroma e sabor.
O pecado não está na bebida, mas na embriaguez ou no mau exemplo que podemos deixar aos nossos filhos e pessoas que nos observam. A Bíblia nos ensina a não levar ninguém a “tropeçar” e diz que não devemos “escandalizar” os irmãos na fé.
Qual versículo da Bíblia fala sobre bebidas alcoólicas?
Conhecemos uma passagem na qual o apóstolo São Paulo incentiva Timóteo, seu discípulo, a beber um pouco de vinho: “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades” (1 Tm 5.23).
7 Porque, como imagina no seu coração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras. 9 Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.
Evangélicos. Consumo de bebidas alcoólicas: segundo o professor Diego Omar, da UEA (Universidade Estadual do Amazonas), as igrejas evangélicas desaconselham o consumo de álcool. "Não como um mal em si, mas por pretensamente conduzir ao mal ou abrir caminho para ele.
São Paulo diz: “não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5, 18). O Apóstolo não está proibindo beber vinho moderadamente, mas se embriagar.
Efetivamente, as bebidas alcoólicas são por várias vezes condenadas no decorrer dos textos bíblicos e, por isso, acredita-se que o vinho bebido na Última Ceia era apenas o sumo natural proveniente da uva e não possuía qualquer teor alcoólico.
Embora seja uma informação muito controversa, Jesus e seus apóstolos bebiam bastante vinho. Mas qual? Muito antes do menino Jesus nascer o vinho já é citado no antigo testamento, mas precisamente em Gênesis 9:20 “Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha.
11 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. 12 Depois disso, desceram a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos, e ficaram ali não muitos dias.
A Bíblia diz em Provérbios 31:4-5: “Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito.”
“O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.” Provérbios 20:1 As escrituras não proíbem o consumo da bebida alcoólica, mas a Bíblia condena a falta de moderação, sabedoria e equilíbrio diante da bebida.
A frase “Mas enchei-vos do Espírito”, no grego faz uma referencia contínua, isso nos deixa claro que sermos cheios do Espírito Santo não pode ser uma experiência isolada, mas devemos nos encher do Espírito Santo em todos os dias, todas as horas, todos os minutos a cada segundo.
Não existe nenhuma igreja cristã que diz assim: suicídio não é pecado." A única exceção poderia acontecer se a "pessoa nos seus últimos momentos antes da morte tenha se arrependido e pedido perdão".
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.