O que a Bíblia fala sobre o peixe do fim do mundo?
Conclusão. Embora a Bíblia não mencione especificamente um “peixe do fim do mundo”, a ideia de peixes está profundamente enraizada em seus ensinamentos. Desde histórias de redenção e milagre até simbolismos escatológicos, podemos aprender lições valiosas para nossas vidas.
É uma criatura que, em alguns casos, pode ter interpretação mitológica, ou simbólica, a depender do contexto em que a palavra é usada. Geralmente é descrito como tendo grandes proporções. É bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Média e nos tempos bíblicos.
E agora outro vídeo tá viralizando na internet com outro peixe que vive nas profundezas do oceano e que quando aparece a galera fica meio alerta, inclusive ele é chamado de peixe do fim do mundo. Isso porque esses peixes costumam aparecer pouco antes de desastres naturais sinistros como maremotos e tsunamis.
Com um corpo longo e prateado, o peixe-remo vive em oceanos profundos e, segundo o Ocean Conservatory, costuma aparecer em situações como essa quando está doente, desorientado ou morrendo.
Onde na Bíblia fala sobre o peixe do fim do mundo?
Embora não exista diretamente um “peixe do fim do mundo” mencionado na Bíblia, há algumas passagens que associam peixes ao juízo final. Um exemplo é a parábola da rede em Mateus 13:47-50. Nessa parábola, Jesus compara o Reino dos Céus a uma rede lançada ao mar, que apanha todo tipo de peixe.
A aparição do Regalecus glesne, popularmente conhecido como “peixe-remo”, “peixe do fim do mundo” e “peixe do juízo final”, na Baixa Califórnia do Sul, no México, no dia 10 de fevereiro, espalhou nas redes sociais, sendo apontado como o primeiro registro desse peixe vivo em águas tão rasas.
Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador") é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do cristianismo.
Então ele me disse: “Este rio corre para o leste, pelo deserto, até o vale do mar Morto. Sua água tornará pura a água salgada do mar Morto. Por onde a água deste rio passar, haverá muitos seres vivos. O mar Morto ficará cheio de peixes, porque sua água se tornará pura.
Isaías 27:1-13 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Naquele dia, o SENHOR pegará a espada, a sua espada enorme, forte e pesada, e ferirá o monstro Leviatã, a serpente que se torce e se enrola; o SENHOR matará o monstro que vive no mar.
O leviatã na Bíblia aponta para a pessoa de Satanás, o Diabo, a antiga serpente (Gn. 3:1). Também chamada de dragão em Apocalipse 12:9, a antiga serpente (Ap. 12:3, 4, 7, 8, 9, 12, 13, 15-18).
O Senhor disse: “De toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:36–37). A fé em Jesus Cristo nos ajuda a estarmos preparados para o Julgamento Final.
Mas qual a relação do símbolo do peixe com o cristianismo? Em grego, a palavra “peixe” era lida como um acrônimo, em que cada letra representa uma palavra. “ΙΧΘΥΣ”, peixe em grego, significava “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr”, que em português é “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
Geralmente, o peixe é um elemento de significado muito favorável, trazendo sinais de vida próspera em todos os pontos. O astrólogo Cristhopher Stoievsky explica que o peixe está relacionado com assuntos da espiritualidade e da fé —nos conecta com mundo do invisível, seja ele espiritual, onírico ou imaginativo.
Não é uma questão de “se”, mas de quando. Acabar, o mundo vai mesmo, seja por uma catástrofe cósmica daqui a 7 bilhões de anos, seja por má conservação dos atuais locatários dessa bola azul – nós. Veja as possibilidades mais prováveis – e as mais exdrúxulas.
O Momento Educação Ambiental desta semana é sobre esses peixinhos, presentes no imaginário popular como peixes que caem do céu em períodos chuvosos. 🐟 Da família Rivulidae, os 'peixes das nuvens' são pequenos e coloridos que costumam não atingir cinco centímetros.
Um peixe-remo, conhecido como um 'peixe do fim do mundo' ou 'peixe do juízo final', foi encontrado encalhado numa praia no Brasil. O momento foi registado pelo grupo de turistas que avistaram a espécie.
Como representação do Mal, aparece frequentemente como um dragão dotado de muitas cabeças criado por Deus para demonstrar o Seu poder supremo, que tudo cria e tudo vence, e acaba por ser derrotado por Javé (Salmos), depois do Leviatã se revoltar contra Ele juntamente com o mar – que é considerado o seu meio ambiente, ...
Depois vi um monstro que subia do mar. Ele tinha dez chifres e sete cabeças, uma coroa em cada um dos chifres e nomes, que eram blasfêmias, escritos nas cabeças. O monstro que vi parecia um leopardo; os seus pés eram como os de um urso, e a sua boca era como a de um leão.