O que a Bíblia diz sobre a fertilização in vitro? A Bíblia não menciona explicitamente a fertilização in vitro ou outros tratamentos modernos de fertilidade, pois essas tecnologias não eram conhecidas no momento em que foi escrita.
Em 1987, a Igreja Católica condenou a prática da inseminação artificial e da reprodução assistida por três motivos: a destruição de embriões humanos não utilizados para implantação; a possibilidade de fertilização por um doador que não seja o marido, o que removeria a reprodução do contexto conjugal; e a eliminação de ...
Elas traem “o direito exclusivo de se tornar pai e mãe somente um por meio do outro”. § 2377 Praticadas no seio do casal, estas técnicas (inseminação e fecundação artificial homóloga) são talvez menos prejudiciais, mas continuam moralmente inaceitáveis. Dissociam o acto sexual do acto procriador.
A procriação e a maternidade na Bíblia são entendidas como bênção (Gn 1.22,28). Há um desejo explícito pela maternidade e paternidade pelas mulheres e homens das narrativas bíblicas.
A Bíblia não menciona explicitamente a fertilização in vitro ou outros tratamentos modernos de fertilidade, pois essas tecnologias não eram conhecidas no momento em que foi escrita. No entanto, os cristãos recorrem frequentemente aos princípios bíblicos para orientar a sua compreensão.
O que a Bíblia diz sobre a fertilização in vitro (FIV)?
É pecado não engravidar?
Mesmo com as conhecidas declarações da Igreja Católica contrárias sobre a questão do uso dos anticoncepcionais, recentemente, em um determinado contexto de saúde mundial*, o Papa Francisco declarou que o uso de métodos contraceptivos “não é um mal absoluto”.
Na tua terra não haverá mulher que aborte ou seja estéril, e completarei o número dos teus dias. (Ex 23: 25 – 26). Serás mais abençoado que todos os povos. Ninguém do teu meio será estéril, seja o homem, a mulher ou teu gado.
Na tua terra, não haverá mulher que aborte, nem estéril. E em Deuteronômio: Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá entre ti nem homem, nem mulher estéril, nem entre teus animais. Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos.
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai- vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gn 1,28).
A Fertilização in Vitro é uma das técnicas mais assertivas para casais que sonham em engravidar. Todavia, mesmo com os estudos e aperfeiçoamento, o sucesso está longe de ser garantido. A taxa de gravidez é de aproximadamente 50%, o que significa que metade dos procedimentos não alcançam os resultados esperados.
22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
A fertilidade é o que dá sentido à vida para o homem e a mulher, criação de Javé, e se confunde com a própria existência humana. E, por mais recorrente que seja semear e não colher, casar e não ter filhos, a esterilidade trouxe sofrimento, conflitos e indagações ao ser humano.
Quais os pontos negativos da fertilização in vitro?
A fertilização in vitro aumenta o risco de gestações múltiplas (gêmeos, trigêmeos e até mais crianças) por causa da potencialização dos óvulos produzidos durante o ciclo menstrual.
Qual a diferença entre inseminação e fertilização in vitro?
A principal diferença entre elas é que na inseminação artificial os espermatozoides são introduzidos diretamente no útero da mulher, para que encontrem o óvulo e o fecundem. Já na FIV um único espermatozoide, previamente selecionado, é injetado dentro do óvulo, para que seja fecundado em laboratório.
Homens que fizeram vasectomia; Casais homoafetivos; Quando outros tratamentos de reprodução humana considerados de baixa complexidade não obtiveram sucesso na gestação.
Não há dúvidas de que esse versículo fala sobre um tempo de grande tribulação e sofrimento, alertando sobre as dificuldades que mulheres grávidas enfrentariam em tempos de guerra e destruição.
2 A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. 3 Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre. 4 Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo. 5 O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo.
3 Eis que os filhos são herança do Senhor; e o fruto do ventre, o seu galardão. 4 Como flechas na mão de um homem valente, assim são os filhos da mocidade. 5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão envergonhados, mas falarão com os seus inimigos à porta.
Números 5:27 NAA. E, havendo-lhe dado a beber aquela água, se ela tiver se contaminado, tendo sido infiel a seu marido, a água amaldiçoante entrará nela para amargura, e o seu ventre ficará inchado e o útero secará; a mulher será por maldição no meio do seu povo.
Ele é “riquíssimo em misericórdia” e vai nos auxiliar em nossas tribulações, dificuldades e aflições (ver Efésios 2:4 e Alma 36:3). Estar grávida e solteira pode ser um momento difícil na vida de alguém. Cada pessoa passa por experiências muito particulares quando enfrenta uma gravidez fora dos laços do matrimônio.
14 E Adão não foi enganado; mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 15 Ela salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer na fé, na caridade, e na santificação, com modéstia.
A Igreja só tolera a tabelinha, ou seja, admite relações fora do período fértil da mulher, que seria controlado segundo as menstruações, um processo “natural”. — É bom lembrar que a Igreja defende o método contraceptivo natural desde 1880, quase um século antes de o mundo produzir outras formas de prevenção.
Levítico 15:16-17 Nova Versão Internacional - Português (NVI) “Quando um homem expelir sêmen, banhará todo o seu corpo com água e ficará impuro até o entardecer. Qualquer peça de roupa ou de couro em que houver sêmen será lavada com água e ficará impura até o entardecer.
O que a Bíblia diz sobre os métodos contraceptivos?
Na Bíblia encontramos a história de Onan, que realizou um dos métodos contraceptivos mais antigos e mais falhos da história – a interrupção do coito, eliminando o sêmen durante a ejaculação no chão! Em razão dessa atitude foi punido severamente por Deus.