Em Salmos 34:17-18, está escrito: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” Este versículo nos assegura que Deus está atento às nossas orações e está próximo de nós em nossos momentos de dor.
De acordo com o escritor de Hebreus, Jesus experimentou todas as emoções e teve todos os sentimentos que você e eu temos, mas sem pecar. Ele não pecou porque não cedeu aos sentimentos errados.
A visão bíblica é que emoções são atributos divinos comunicados ao ser humano criado à imagem de Deus. Nas palavras de Adão já se observava emoções que são parte da pessoa de Deus. Com relação ao aconselhamento, ao lidar com pessoas difíceis, frequentemente se diz para “matar” tais emoções e sentimentos.
Controlar as emoções à luz da Bíblia envolve princípios fundamentais de sabedoria espiritual e autocontrole. A Bíblia ensina a importância de dominar nossos sentimentos e não ser dominado por eles. “O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra. “ provérbios 15:33.
“Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17:17 Passando para agradecer todo apoio, amizade, consideração e orações de cada um que está comigo. É muito importante ter amigos nessa caminhada e cada demonstração de amizade tem um valor imensurável pra mim.
Deus se agrada de corações sinceros, que demonstram amor, fé, humildade e obediência. Através dessas atitudes, como amar ao próximo (Mateus 22:37-39), obedecer Sua palavra (João 14:15), servir com alegria (Gálatas 5:13) e buscar a santidade (1 Pedro 1:16), mostramos nossa disposição de viver conforme Sua vontade.
Os sentimentos são acessíveis apenas à própria pessoa, enquanto as emoções podem ser observadas pelos outros; As emoções são uma reação imediata a um estímulo e dependem da relação com o mundo exterior para existir, enquanto os sentimentos são independentes.
Deus nos dá dons e, por meio desses dons, seguimos nossas vocações. E por isso, não devemos negar, caso seja necessário, o acompanhamento médico diante de algum problema, pois se pensarmos bem, foi Ele que deu ao psicólogo o dom de cuidar de nossos sentimentos e emoções.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23) Uma gotinha de Mel, direto do céu para seu coração. Deus abençoe seu fim de semana! #cristinamel #gotasdemel #palavra #ministracao #proverbios #biblia #fds #fimdesamana.
“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12). Podemos demonstrar nosso amor a Deus ao guardarmos Seus mandamentos (ver João 14:15) e ao amarmos uns aos outros (ver João 13:34).
A alegria é caracterizada por ser um estado emocional agradável no qual há sensação de prazer, satisfação, gratificação e bem-estar. Por ser uma emoção bastante agradável, acaba sendo a principal emoção que as pessoas buscam em suas vidas.
16 Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a si mesmo? 17 Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo? 18 É bom reter uma coisa e não abrir mão da outra, pois quem teme a Deus evitará ambos os extremos.
Os pensamentos e sentimentos suscitados por Deus nos movem na direção de nossa plena realização. Na antropologia inaciana, alguns termos são fundamentais, tais como “afetos”, “desejos”, “querer”, “sentir” (2) .
– Gritaria; – Blasfêmias; – Malícia. Divertimentos que são impróprios: “Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido” (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p.
Transformação interior – A Bíblia ensina que, por meio da fé em Cristo, podemos experimentar uma transformação interior que afeta nossas emoções. Ela fala sobre o fruto do Espírito, que inclui amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23).
A Bíblia fala que precisamos aprender a lidar com os sentimentos de forma saudável. Deus nos criou sentimentos e emoções. Dependendo de como lidamos com eles,os sentimentos podem ser bons ou ruins.
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13 Compartilhai com os santos nas suas necessidades, procurai exercer a hospitalidade; 14 Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.
Você acolhe divorciados, homoafetivos, pobres, mulheres, o humano como ele é tal qual fazia um tal Jesus que andava com pecadoras e publicanos, curava em dia de sábado./
31 De sorte que, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32 Portai-vos de modo que não sejais causa de tropeço nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.