Provérbios 31:6-7 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) O álcool é para os que estão morrendo, e o vinho, para os que estão amargurados. Que bebam para se esquecer de sua pobreza e não se lembrar de suas dificuldades.
A Bíblia diz em Provérbios 20:1: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.” Por quê que as bebidas alcoólicas são perigosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.”
Segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2290, o abuso do álcool é condenável, mas beber não é pecado desde que em quantidades mínimas, evitando exageros e o intuito de se embriagar propositadamente para se anestesiar.
É PECADO BEBER VINHO, CERVEJA? O CRISTÃO PODE BEBER MODERADAMENTE? - Pastor Antonio Junior
O que Jesus fala sobre o álcool?
Por que as bebidas alcoólicas são perigosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito. Em João 2, Jesus transformou perto de 600 litros de água em vinho.
7 Porque, como imagina no seu coração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras. 9 Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.
Se beberem, pode ser que se esqueçam da lei e deixem de fazer justiça aos oprimidos. O álcool é para os que estão morrendo, e o vinho, para os que estão amargurados.
A Bíblia reprova o uso de bebidas alcoólicas? A Bíblia diz que os beberrões não herdarão o reino de Deus (1CO 6.10) e que a bebedice é obra da carne, condenada por Deus (GL 5.21). Qualquer uso da bebida que faça com que a pessoa perca seu domínio se enquadra nessa condenação (PV 20.1).
Efetivamente, as bebidas alcoólicas são por várias vezes condenadas no decorrer dos textos bíblicos e, por isso, acredita-se que o vinho bebido na Última Ceia era apenas o sumo natural proveniente da uva e não possuía qualquer teor alcoólico.
A embriaguez é um pecado tão sério, a ponto de a Bíblia afirmar que os bêbados não são salvos e não herdarão o reino de Deus (Gl 5.21), a menos que se converta a Cristo (1 Co 6.9-11).
Evangélicos. Consumo de bebidas alcoólicas: segundo o professor Diego Omar, da UEA (Universidade Estadual do Amazonas), as igrejas evangélicas desaconselham o consumo de álcool. "Não como um mal em si, mas por pretensamente conduzir ao mal ou abrir caminho para ele.
“O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.” Provérbios 20:1 As escrituras não proíbem o consumo da bebida alcoólica, mas a Bíblia condena a falta de moderação, sabedoria e equilíbrio diante da bebida.
Não havia controle do tempo ou da temperatura da fermentação, nem do teor alcoólico ou da acidez do vinho. A bebida era conservada em recipientes fechados com rolhas de cortiça ou cera, mas sem vedação hermética. Isso permitia a entrada de oxigênio, que oxidava o vinho e alterava sua cor, aroma e sabor.
O marido tem plena confiança nela, e ela lhe enriquecerá a vida grandemente. Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias de sua vida. Ela adquire lã e linho e, com alegria, trabalha os fios com as mãos.
A Bíblia esclarece que a bebida excessiva leva ao pecado e ao juízo (Is 5.11; Am 6.6; Mq 2.11). Alguns cristãos usam a proibição de “bebidas fortes” para não beber nada de álcool, uma vez que atualmente todas as bebidas são consideradas fortes.
Embora seja uma informação muito controversa, Jesus e seus apóstolos bebiam bastante vinho. Mas qual? Muito antes do menino Jesus nascer o vinho já é citado no antigo testamento, mas precisamente em Gênesis 9:20 “Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha.
O pecado não está na bebida, mas na embriaguez ou no mau exemplo que podemos deixar aos nossos filhos e pessoas que nos observam. A Bíblia nos ensina a não levar ninguém a “tropeçar” e diz que não devemos “escandalizar” os irmãos na fé.
8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, pelo fato de que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
11 Pela fé, também a própria Sara recebeu o poder de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. 12 Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam em tão grande multidão como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
21 A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 O que encontra uma esposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.