A palavra 'assobiar', ou o som, significava geralmente insulto e desprezo (1 Rs 9.8 – Jó 27.23 – Jr 19.8 – 49.17 – 51.37 – Lm 2.15 – Ez 27.36 – Sf 2.15).
O uso do assobio também aparece na Bíblia, nela Deus é descrito como o pastor que assobia para o Seu rebanho. Esta imagem poderia ser o que o profeta tinha em mente ao descrever como Deus um dia assobiará para trazer um povo errante e disperso de volta para si (Zacarias 10:8).
Essa superstição está associada a Exú, uma entidade da umbanda e do candomblé, considerado o dono do assobio e também relacionado ao diabo na tradição cristã. O ato de assobiar é visto como uma provocação a essas entidades, que podem causar medo e desconforto aos que os encontram.
Acredita-se que essa superstição remonta aos tempos feudais, quando bandidos e bandidos rondavam as estradas. Esses criminosos assobiavam uns para os outros para se comunicar à noite, e não demorou muito para que a ideia de que o assobio convidasse outros personagens desagradáveis a se espalhar.
O que significa ouvir assobios no mundo espiritual?
Escutar assobios
Assim como as pessoas podem assobiar para chamar a atenção umas das outras, o espírito também faz uso dessa técnica para chamar a sua atenção, seja para estabelecer um primeiro contato ou para te alertar de algo que está acontecendo.
O assobio provem da palavra sibilância que é uma sonoridade aguda e/ou chiada produzida pelas vias respiratórias. Geralmente é ouvida quando se tem alguma enfermidade nos pulmões, brônquios ou via respiratória. Pode também ser produzido utilizando as mãos como caixa de ressonância.
De acordo com o reputado instituto NIH, o assobio nos ouvidos refere-se à perceção de ruídos como apitos ou zumbidos, que não têm origem em fontes sonoras externas (ou seja, que outras pessoas não ouvem). Geralmente, está associado a condições subjacentes, como dificuldades auditivas relacionadas à idade.
Ou seja, assobiar é invocar Exu. Sua invocação, sem que haja motivo ou sem nada para ele fazer, pode trazer graves consequências para aquele que o invocou, pois Exu é dado a brincadeiras que são violentas na maior parte das vezes, conforme nos relatou o babalorixá do terreiro.
Reza a lenda que assobiar dentro de casa pode trazer maus espíritos. Assobiar é provocar Exu, também conhecido como dono do assobio. Aquele famoso assobio à noite, em casas abandonadas e pontos de ônibus, um ruído fino que ouvimos e achamos ser o vento, também podem ser entidades de todos os tipos a assobiar.
desrespeitosamente e em tom escarninho,entre gestos de deboche e gargalhadas de escárnio;sarcasticamente;sacanamente (gír.);abusadamente,rudemente,ofensivamente,insultuosamente,afrontosamente.
Um aprisco, ou redil, é uma grande cerca, muitas vezes construída com paredes de pedra, onde os rebanhos de ovelhas ficam protegidos durante a noite. Tem apenas uma porta. No final do dia, o pastor chama as ovelhas.
Eşú é o Dono do Assovio e assoviar é provocá-lo. Seus assovios são intempestivos e penetrantes de tal maneira que assustam os velhos, e estes não se atrevem jamais a assoviar, com medo que Eşù responda.
Ou assovia, tanto faz! Como esclarecemos, a oscilação das consoantes não altera o sentido. De acordo com o Dicionário Houaiss, assobiar é “emitir assobio, zunir com som agudo, reproduzir uma melodia, soltar a voz (aves)”. Se você procurar por assoviar, o mesmo dicionário informa: “mesmo que assobiar”.
Você pode assobiar, buzinar e até saudá-la com um “fala, minha extensa consagrada”. A cobra não vai ligar. Não por antipatia, mas porque ela é surda. “As cobras não têm ouvido externo e possuem um rudimentar ouvido interno, que não escuta”, explica o diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto.
O assovio nada mais é do que a expulsão controlada do ar, fazendo vibrar os lábios superior e inferior. É uma vibração quase similar à das cordas vocais, quando falamos. Esse som é ampliado ou modulado pela cavidade oral, que funciona como uma caixa de ressonância.
Nesse caso, a sensação pode estar relacionada a energias negativas, e não à comunicação espiritual. Por outro lado, se o sentimento é mais neutro ou positivo, pode ser um indicativo de que seus guias espirituais ou anjos estão tentando estabelecer um contato.
Tons agudos. Também chamados de tons altos, são aqueles que apresentam vibrações rápidas e cujos valores giram em torno de 1.100 Hz. O choro de bebê e o assobio são alguns exemplos.
Ouvir zumbido no ouvido, embora seja uma situação recorrente e que atinge milhares de pessoas, não pode ser considerado algo normal. Portanto, sempre que o sintoma se manifestar busque saber a sua origem para ter o devido tratamento, e sempre que possível eliminar ou amenizar o incômodo.
O que significa ficar escutando assobio toda hora?
Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles. A impressão de que o zumbido atinge mais os idosos é falsa, mas tem uma explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva.
Portanto, os Espíritos captam as vibrações emitidas pelos nossos pensamentos, o que significa que eles podem, sim, nos ver e ouvir. Eles têm acesso aos nossos estados mentais mais profundos, às nossas preocupações, alegrias, tristezas e desejos ocultos.
O zumbido no ouvido pode ser um sintoma de espiritualidade?
Por ser um sintoma muito subjetivo e intrigante, o zumbido no ouvido desperta muita curiosidade e é frequentemente relacionado à espiritualidade e crenças religiosas. O que podemos afirmar, porém, é que o zumbido é um sintoma típico em diversos quadros de saúde e, por isso, deve ser sempre investigado por um médico.