Gn 4, 23-24). Pedro já é misericordioso, porque, na verdade, não é fácil perdoar sete vezes o mesmo pecado ao mesmo ofensor. Mas Jesus lhe responde com autoridade: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”, isto é, sempre, infinitamente!
70 (setenta): jogo de números 10 x 7. Moisés comunica o espírito profético aos 70 anciãos. O exílio na Babilónia é apresentado como tendo durado 70 anos. 1000 (mil): uma quantidade tão grande que não se pode contar.
Então, Pedro aproximou‑se de Jesus e perguntou: ― Senhor, quantas vezes deverei perdoar o meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: ― Eu digo a você que não até sete, mas até setenta vezes sete.
Ou seja, não só de palavra, como também com amor misericordioso e compassivo, sofrendo mais porque nosso irmão se converteu em ofensor do que pelo fato de termos sido ofendidos. E se desta maneira conseguirmos perdoar até sete vezes, os discípulos de Jesus devem perdoar sempre assim.
Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
040 - Por Que Jesus Disse Para Perdoarmos 70X7? - Hernandes Dias Lopes
O que quer dizer 70 vezes 7 na Bíblia?
Pedro já é misericordioso, porque, na verdade, não é fácil perdoar sete vezes o mesmo pecado ao mesmo ofensor. Mas Jesus lhe responde com autoridade: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”, isto é, sempre, infinitamente!
O número 7 é um dos números mais significativos na Bíblia, representando perfeição, totalidade e santidade. Essas passagens mostram como o número 7 aparece em vários contextos bíblicos, simbolizando a obra completa de Deus e aspectos de sua criação e ação na história.
O conceito de perdão pode, claramente, ser entendido num diálogo de Pedro e Jesus. A pergunta foi “quantas vezes devo perdoar o irmão que pecar contra mim?”. Ao que Jesus respondeu: 70×7! Certamente, não foi um limite numérico que o mestre colocou (490 vezes), mas sim que devemos estar sempre prontos a perdoar.
Jesus responde a Pedro e a todos nós: “não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete!”. Em seguida conta a parábola do administrador infiel que esbanjou os bens do patrão. O patrão o perdoou, mas ele não soube perdoar um colega seu, que também lhe devia uma certa quantia.
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós; 15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
Afirma-se em Gênesis 4:25 que o nome Sete significa "concedido". Sete, aos 105 anos teve um filho chamado Enos, (Gênesis 5:6), e posteriormente tivera outros filhos; vivendo por 912 anos (Gênesis 5:8). Segundo Gênesis 4:26, com o nascimento de Enos, os homens passaram a invocar a Deus, dando surgimento à religião.
A missão dos setenta tem uma prioridade, que É ANUNCIAR O REINO DE DEUS. Disse Jesus: “a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou a realizar a sua obra”, João 4.34. E agora, Ele diz expressamente: “anuncia-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus”, v.
Um outro detalhe é que Ieshua acrescenta o termo 70×7. O número setenta (70) na cultura israelita era também associado às nações estrangeiras (Bereshit Raba 37). Então podemos dizer que o perdão deveria ser tão abrangente que alcançaria até mesmo todas as nações da terra!
Número místico por excelência, o 7 tem sido considerado como um número de poder por quase todos os cultos e tradições. O número 7 é o da perfeição, tanto é que Deus abençoou o sétimo dia e reservou-o como sagrado, inteiramente dedicado a Ele. O 7 é o número da plenitude cíclica no hebraico antigo.
Número 7: Considerado um número místico, o 7 está ligado aos chacras. Além disso, ele também representa a busca pelo conhecimento, perfeição, conexão espiritual e plenitude.
No livro do Apocalipse, o número 7 aparece repetidamente, simbolizando a plenitude do plano de Deus para a humanidade. Alguns exemplos incluem as sete igrejas, os sete selos, as sete trombetas e as sete pragas (Apocalipse 1:11; 5:1; 8:2; 15:1).
O apóstolo Pedro ousou perguntar a Jesus se deveríamos perdoar até sete vezes. Jesus desconcerta a sua lógica, dizendo que devemos perdoar até setenta vezes sete. Essa cifra emblemática aponta para um perdão ilimitado.
70 (setenta): Jogo de números 10 X 7. Moisés comunica o espírito profético aos 70 anciãos (Nm 11,16-17.24-25). O exílio na Babilónia é interpretado como a duração de 70 anos (Jr 25,11; 29,10; 27,7; 2Cr 36,21; Dn 9).
Você sabia que a tatuagem '70x7' tem uma origem bíblica profunda? Esse símbolo representa o ensinamento de Jesus sobre perdoar sem limites, mesmo nas situações mais difíceis. Mais do que uma tatuagem, é um lembrete constante de misericórdia, crescimento espiritual e confiança em valores divinos.
Ao dizer 70x7, Jesus estava usando uma expressão hebraica que simboliza um número infinito de vezes. Ele nos mostra que devemos perdoar nossos irmãos e irmãs repetidamente, sem limites, assim como Deus nos perdoa.
Pedro perguntou: Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: não te digo até sete vezes, mas setenta vezes sete. Como viver esse Evangelho no dia de hoje?