Embora o ato físico de fazer o sinal da cruz seja mais proeminente nas tradições litúrgicas como o Catolicismo Romano, a Ortodoxia Oriental e algumas práticas Anglicanas e Luteranas, a própria Bíblia não menciona explicitamente o uso ritualístico do sinal da cruz.
"O sinal da cruz deve então ser feito com três dedos, pois ele assinala sob a invocação da Trindade; a respeito da qual disse o profeta: "quem pendurou com três dedos a massa da terra? ' (Isaías 40,12).
Qual o significado do sinal da cruz antes do Evangelho?
Como por exemplo: qual o motivo de realizar o sinal da cruz antes do evangelho? Para esclarecer, o padre Walmir Garcia explica que “o objetivo é que se peça para Deus abrir a mente, a boca e o coração para melhor se dispor diante da palavra que está sendo proclamada”, informa.
A prática de fazer o sinal da cruz é vivida desde os primórdios da Igreja. Hoje, ela é vivida tanto na Igreja Romana quanto na Ortodoxa. O início de sua prática remonta a um padre da Igreja chamado Tertuliano, que viveu no terceiro século.
É pecado o cristão usar o símbolo da Cruz? O que a Bíblia diz sobre isso?
Porque fazer o sinal da cruz em frente à Igreja?
Podemos ler, nos Evangelhos de Lucas e Mateus, o convite dirigido a nós por Jesus: “Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz” (Mt 16,24 e Lc 9,23). Traçar sobre nosso corpo esse sinal é professar nossa fé sem palavras.
24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; 25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por causa de mim, achá-la-á.
Porque os evangélicos não acreditam em Nossa Senhora?
Acredita que a Bíblia é inquestionável pois é a Palavra de Deus. E o centro de seus cultos é Deus e seu Filho, imagem de Deus, e só. Então, não considera Maria, reconhecidamente mãe de Deus, como uma intermediadora entre Cristo e o homem pois isso não é bíblico, não há versos na Bíblia que provam isso.
Porque para os protestantes Cristo ressuscitou e não está mais na cruz. A cruz é um símbolo do cristianismo vivo. Os católicos abraçam tudo do começo ao fim. Somos lembrados de que Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados e sabemos que ele ressuscitou e não está morto.
A crença de que a data de 25 de dezembro foi escolhida em um contexto de rituais pagãos, longe do ensino bíblico, leva a denominação a não comemorar o Natal.
O culto aos santos é categoricamente rejeitado pela Igreja Protestante, por não condizer com os escritos bíblicos. Segundo a fé luterana, todo ser humano pode e deve recorrer a Deus diretamente, em oração, apenas em nome de Jesus.
12 E eis que sem demora venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o último. 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 24 Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; porém qualquer que, por causa de mim, perder a sua vida, a salvará.
1As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra. 2Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções. 3Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo.
24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
(Mc 8,34—9,1; Mt 16,21-27; Lc9,23-27) "A cruz passou a simbolizar a fé na morte e na ressurreição de Jesus, o perdão dos pecados, a salvação, o sofrimento de Jesus e do ser humano na labuta da vida", escreve Frei Jacir de Freitas Faria, OFM.
Esse termo sempre foi muito utilizado nas Escrituras Sagradas como sinal de santificação e confirmação. Assim, quando traçamos sobre nós o Sinal da Cruz, reconhecemos que somos cristãos e seguidores de Cristo, pois reconhecemos na cruz a presença do Cristo crucificado.
Qual é o valor do sinal da cruz no seguimento a Jesus?
A cruz é sinal de vida, de salvação, porque o Senhor deu a sua vida para toda a humanidade, passando pela cruz e assim ele chegou à glória da ressurreição. O valor da cruz esteve presente na teologia dos padres da Igreja.
“Em cada caminhada e movimento, em cada entrada e saída, no vestir, no calçar, no banho, no estar à mesa, no acender as luzes, no deitar, no sentar, no lidar com qualquer ocupação, marcamos a testa com o sinal [da cruz]”.
A cruz cristã é o mais conhecido símbolo religioso do cristianismo. É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo (cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus) e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes.