Segundo diz a Bíblia, perante tais ações, Deus decidiu matar Onan. O seu nome, por extensão à prática, passou a ser associado à masturbação, uma vez que da mesma forma que o coito interrompido, considera-se que o sémen é desperdiçado e não é usado para procriar.
Conceitualmente, o termo onanismo carregava o mesmo sentido geral de masturbação: o ato de autogratificação sexual, mas fazia alusão à conotação de pecado que o autor do livro Onania pretendia passar em sua obra.
Ao ter relações sexuais com Tamar, a Bíblia diz que Onã "desperdiçou o seu esperma na terra" ou seja, não a inseminou, jogando dessa forma fora seu esperma em um coito interrompido, conduta essa que aborreceu ao Deus Jeová, pelo que também tirou sua vida (Génesis 38,9-10).
Levítico 15:16-17 Nova Versão Internacional - Português (NVI) “Quando um homem expelir sêmen, banhará todo o seu corpo com água e ficará impuro até o entardecer. Qualquer peça de roupa ou de couro em que houver sêmen será lavada com água e ficará impura até o entardecer.
Em 1 Coríntios 6:18-20, ele escreve: "Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete são fora do corpo, mas quem peca sexualmente, peca contra o próprio corpo.
“Quando um homem se deitar com uma mulher e expelir sêmen, ambos terão que se banhar com água e estarão impuros até o entardecer. “Quando uma mulher tiver o fluxo de sangue da menstruação, ficará impura por sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até o entardecer.
“Em resumo, nada há na natureza que limite necessariamente o sexo à procriação e nada há na Escritura para proibir o uso dos contraceptivos quando houver uma motivação apropriada (altruísta). A pergunta não é se, mas quando os contraceptivos são moralmente permissíveis” (Ibid.
Mas depois o rei perguntou: “Qual é o problema?”. Ela respondeu: “Esta mulher me disse: 'Vamos comer o seu filho hoje, e amanhã comeremos o meu'. Então cozinhamos meu filho e o comemos. No dia seguinte, eu disse a ela: 'Mate seu filho para que o comamos', mas ela o havia escondido”.
Segundo estudiosos da Bíblia o primeiro pecado foi cometido no céu, quando houve a rebelião de anjos liderada por Lúcifer. Há também consenso de que a origem do pecado humano foi terrível escolha de Adão e Eva no jardim do Éden.
18 e tiver emissão do sêmen (ARA). NVI: “e lhe sair o sêmen”. Este verso não quer dizer que o sexo é algo sujo ou repugnante. Deus criou o sexo para o prazer de marido e mulher assim como para a continuidade da raça e continuidade da aliança.
O incesto na Bíblia se refere a relações sexuais entre relações de parentesco próximas que são proibidas pela Bíblia Hebraica. Essas proibições são encontradas principalmente em Gênesis 20:11–13, Levítico 18:8–18 e Levítico 20:11–21, mas também em Deuteronômio.
Foi o “coito interrompido”, uma forma de contracepção (provavelmente uma das mais usadas ao longo da história, por não precisar de dispositivos ou medicamentos). Portanto, Onã foi morto por fazer isso, o que significa, por sua vez (podemos concluir sensatamente!), que Deus não aprovou a prática.
A norma moral da Igreja afirma que, para uma relação sexual ser completa, válida e consumar a união de um casal, a ejaculação do esposo deve ser dentro da vagina. No coito interrompido, podemos afirmar, portanto, que a relação sexual não é completa; assim sendo, é moralmente incorreta e não aceita.
Não participa de banquetes nos lugares de adoração diante dos ídolos de Israel nem os adora. Não comete adultério e não tem relações com a mulher quando ela está menstruada.
Deuteronômio 23:13-14 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Como parte do seu equipamento, tenham algo com que cavar e, quando evacuarem, façam um buraco e cubram as fezes. Pois o SENHOR, o Deus de vocês, anda pelo seu acampamento para protegê‑los e entregar‑lhes os seus inimigos.
– A polução noturna pode ser considerada a dupla luz. – Primeiro em si mesma, e então não é por natureza pecado. Pois, todo pecado depende do juízo racional; e é porque o movimento primeiro da sensualidade não constitui pecado, senão na medida em que pode ser dominado pelo juízo da razão.
Assim sendo, o sexo antes do casamento é pecado não porque a Igreja proíbe, mas porque fere a natureza humana. O homem, além de ser biológico, é também espiritual. Mais que buscar prazer, ele busca a felicidade; sendo que a felicidade só será encontrada mediante a vivência concreta do amor.
Padre Paulo Ricardo, sacerdote da Arquidiocese de Cuibá (MT), responde aos jovens casais se, no sacramento do matrimônio, é permitido o uso da camisinha.
Não há sujeito, mas tão somente um objeto. A linha que torna as carícias imorais num namoro obedece a um critério fundamental: o próprio corpo. Quando o corpo começa a sinalizar que está se preparando para uma relação sexual, é porque o limite foi ultrapassado.