No entanto, a Bíblia também adverte sobre o uso da música para propósitos negativos ou malignos. Em Amós 5:23, por exemplo, Deus expressa sua desaprovação quando a música é usada de forma vazia ou hipócrita: “Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas liras.”
A Bíblia ensina que o que é sagrado tem maior importância do que o secular (Filipenses 3:17-21; Colossenses 3:1-4). C. A Bíblia possui exemplos de música secular. Estas passagens nos mostram que a música secular faz parte da realidade das culturas bíblicas e que este tipo de música não é condenável por si só.
Sofonias 3:17 diz isso, que Ele canta, e até dança, rodopia sobre nós! Jesus também disse que havia um som do Céu naqueles dias e os que tinham coração duro não acompanhavam o ritmo. A música era de lamento e eles não choravam. O tom era de festa e eles não celebravam.
A música é uma formar de decorar as Escrituras. A Bíblia diz em Colossenses 3:16: “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.”
O que a Bíblia diz sobre escutar músicas do mundo?
Embora todos amemos e devamos louvar, elogiar o Senhor em canções e reconhecer quem Ele é e faz, a Bíblia não afirma diretamente em nenhuma passagem que o cristão só pode ouvir músicas que falem de Deus ou que sejam louvores.
AUGUSTUS NICODEMUS - DEBATES INÚTEIS DENTRO DAS IGREJAS (MÚSICA SECULAR, TATUAGEN, BEBIDA ALCOÓLICA)
O que Deus diz sobre música do mundo?
No entanto, a Bíblia também adverte sobre o uso da música para propósitos negativos ou malignos. Em Amós 5:23, por exemplo, Deus expressa sua desaprovação quando a música é usada de forma vazia ou hipócrita: “Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas liras.”
A Bíblia relata pessoas irrompendo em cânticos de louvor a Deus, assim como os anjos e a própria natureza. O cântico encontra lugar privilegiado no texto bíblico e as descrições litúrgicas, quando são ordenados o ensino e a pregação, incluem os “salmos, hinos e cânticos” (Colossenses 3:16).
Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores. Há alguém doente entre vocês? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, e que estes orem por ele, ungindo‑o com óleo, em nome do Senhor.
porque todas estas coisas mundanas — os maus desejos da natureza humana, os maus desejos dos olhos, a ambição pelas coisas desta vida — não provêm de Deus, e sim do próprio mundo pecaminoso.
Tatuagem não é pecado, o único texto bíblico que fala realmente sobre isso é: "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. "Levítico 19:28, se você olhar o contexto desse texto acaba enfraquecendo seu argumento, porque muito desse texto eram recomendações de usos e costumes da época.
A música foi dada pelo próprio Deus para preencher um propósito educacional. Em Deuteronômio 31:19-22, o Senhor deu a Moisés a ordem para escrever um cântico e ensiná-lo aos filhos de Israel, com o propósito explícito de fazer com que Israel se lembrasse através daquele cântico aquilo que Deus havia feito por eles.
Salmos 34:1 Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. Mais do que um momento de celebração, o culto em agradecimento a mais um ano de vida foi um momento de reflexão e de recordação.
Quanto à blasfêmia do Espírito, não serão per-doadas. Isto é, quem fala contra o Filho do Homem, estará perdoado; já quem fala contra o Espírito santo, não estará perdoado nem neste estado frequente (de blasfemar) nem no que (mais) pretende fazer. (Mt 12,31-32, tradução e ênfase nossa).
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim.