Génesis 1:21 ARC E Deus criou as grandes baleias e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram, conforme as suas espécies; e toda a ave de asas, conforme a sua espécie.
E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie.
A passagem pelo ventre da baleia é considerada uma espécie de passagem pelo inferno, como castigo ou purificação. A baleia simboliza também o desconhecido e o tesouro escondido, tal como os mitos da caverna. É talvez a grande personalidade da História judaica, tal como ela vem contada no Antigo Testamento. ...
Ele foi tragado e “cuspido” por uma baleia jubarte e devolvido à água enquanto mergulhava em busca de lagostas, na sexta-feira, 11. Packard conta que estava mergulhando quando, por coincidência, o gigante do mar abriu a boca.
Qual é o significado da parábola de Jonas e a baleia?
O sinal na parábola de Jonas, a sabedoria opressora de Salomão e o 'ser maior' Jesus! (Mt 12,38-42) "Jonas é todo aquele que prefere ficar na baleia, descansando sem assumir a sua missão de anunciar a misericórdia, a conversão e o perdão para todos.
Portanto, Jonas não queria ir para Nínive porque acreditava que eles mereciam sofrer a punição divina, e não ser alvos da misericórdia. Ele estava em conflito com a natureza compassiva e perdoadora de Deus, temendo que a graça divina pudesse absolver até mesmo os mais cruéis.
Homem sobrevive após ser engolido por baleia nos Estados Unidos. Quem conhece a Bíblia sabe que houve um homem chamado Jonas que foi engolido por uma grande peixe e cuspido de volta... TUDO PELA VONTADE DE DEUS!
Jesus afirmou que para aquela geração que queria um sinal para poder acreditar nele, seria dado o sinal de Jonas, ou seja, a profecia. Se Nínive, que era cheia de malícia, foi capaz de acreditar em Jonas, então aquela geração também deveria acreditar em Jesus, que foi maior do que Jonas.
Baleias geralmente representam um evento significativo em sua vida. Alguns acreditam que às baleias são associadas à paz, serenidade, espiritualidade e tranquilidade.
Onde Jesus fala que Jonas foi engolido por uma baleia?
Mateus 12:40-41 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.
Porque assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.
Na mitologia nórdica, dizia-se que a gigante serpente marinha Jormungandr circundava o mundo, enquanto a criatura semelhante a uma baleia, Leviatã, aparece na Bíblia Hebraica como um símbolo de caos e destruição.
A Baleia ensina a ouvir a voz que emana das nossas profundezas para apontar o melhor caminho. Sua força é pacífica, de modo que o espírito da Baleia nos auxilia a trilhar nossa jornada com tranquilidade e aceitação, sem contrariar a direção das águas e se conectando com os seus dons mais profundos e adormecidos.
Jonas sabia que Deus havia mandado a tempestade porque ele fugiu. Ele disse aos marinheiros que o jogassem ao mar para que a tempestade parasse. Deus enviou uma baleia para salvar Jonas. Ele ficou na barriga do animal por três dias.
O que deve fazer o homem para cometer o pecado imperdoável? Tem que receber o Espírito Santo, ter os céus abertos a ele e conhecer Deus, e depois pecar contra Ele. Depois de haver pecado contra o Espírito Santo, para ele não há mais arrependimento.
Jonas é milagrosamente salvo por ser engolido por um peixe grande, em cuja barriga ele passa três dias e três noites. Enquanto estava no grande peixe, Jonas ora a Deus em sua aflição e se compromete a agradecer e a pagar o que prometeu. Deus então ordena que o peixe vomite Jonas.
Ela acreditava que ficaria curada só de tocar as vestes de Jesus; por isso abriu caminho em meio à multidão e tocou Suas vestes. Ela ficou curada imediatamente. Jesus virou-Se e perguntou: “Quem tocou nas minhas vestes?” A mulher ficou com medo.
Agora ao ver essa cena não tem como a gente não se lembrar da história bíblica de Jonas né? Foi o profeta que foi engolido por um grande peixe no relato bíblico e depois vomitado na praia.
Nos textos bíblicos, o profeta Jonas foi chamado por Deus para viajar até Nínive e cometeu uma desobediência, ao rumar para Társis. Preso em uma tempestade, foi tragado por um “peixe gigante”, que o vomitou, três dias depois, assim que decidiu corrigir a rota.
Társis é uma cidade ou local, mencionado no Antigo Testamento, mas cuja localização não foi determinada, indo desde um porto no Oceano Índico até Cartago ou um porto fenício na Espanha.