Os idosos devem viver com sabedoria e dar bons exemplos. A Bíblia nos ensina a honrar e respeitar os idosos. Levítico 19:32 diz: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus.
Porém, na Bíblia, uma idade avançada é sinal de bênção. «O ancião floresce ainda a partir da sua seiva e da sua verdura», diz um salmo. A Bíblia não nega a fraqueza física, nem a doença ou a tristeza, e nem mesmo a angústia que algumas pessoas vivem depois da idade adulta.
“Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes” (Sl 92.14). A terceira idade é um tempo especial da parte de Deus para que os idosos colham com alegria os frutos das sementes plantadas na juventude. Salmos 92.12-15; Isaías 40.28-31.
“Eu lhe digo a verdade: quando você era jovem, podia agir como bem entendia; vestia-se e ia aonde queria. Mas, quando for velho, estenderá as mãos e outros o vestirão e o levarão aonde você não quer ir”. Jesus disse isso para informá-lo com que tipo de morte ele iria glorificar a Deus. Então Jesus lhe disse: “Siga-me”.
Salmos 90:10-13 ARC. A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos.
Biologicamente, o envelhecimento é o processo gradual em que o corpo começa a perder sua capacidade de funcionar eficientemente. Isso inclui o declínio das funções celulares, o acúmulo de danos no DNA e a deterioração dos tecidos.
14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, o que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
O versículo 15 do Salmo 92 – "dão fruto mesmo na velhice" – é uma boa notícia, um verdadeiro "evangelho" que podemos, por ocasião do II Dia Mundial dos Avós e Idosos, anunciar ao mundo.
"A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais." As avós se alegram com os netos, assim como os netos se alegram na sua presença. O amor passado de geração em geração é a maior alegria que pode existir e não poderia ser mais grata a você por isso, vovó.
31 O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e se obtém mediante uma vida justa. 32 Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.
"Até à vossa velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos carregarei e vos salvarei." "Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos."
No sexo feminino se destacam entre as causas com maior taxa de mortalidade: Na faixa de 20 a 39 anos, a maior taxa de mortalidade também é a de causas externas (15,4), porém com taxa sete vezes menor que a masculina.
Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!
“O cabelo grisalho é coroa de esplendor, obtido mediante uma vida justa” (Provérbios de Salomão 16:31). A chamada Melhor Idade não limita. Também pode e deve ser vivida com autonomia e independência. Com o tempo adquirimos Sabedoria, Conhecimento e Experiência.
Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.
Os idosos devem viver com sabedoria e dar bons exemplos. A Bíblia nos ensina a honrar e respeitar os idosos. Levítico 19:32 diz: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus.
O plano de Deus era que o homem exercesse o domínio, autoridade, governo sobre tudo quanto Ele havia criado na terra. Delegou a ele a responsabilidade de dominar e administrar toda a criação (Salmo 8.6).
Certamente há varias razões para afastar-se da vontade de Deus, mas no mínimo há três tipos de pecado, que são: a rebeldia, imaturidade ou fraqueza espiritual e a ignorância. Rebeldia, e uma atitude mostrada em pensamentos, sentimentos, palavras e atos.