“Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Lucas 6,42).
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. O que isso quer dizer? Que antes de julgar os outros precisamos olhar os defeitos que temos. Nós somos incorrigíveis em muitas atitudes.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
“Vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgares; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes”! Esta deve ser para nós uma regra de ouro! Jesus nos ensina a ter coerência nas nossas atitudes e no julgamento que fazemos em relação às ações dos outros.
Qual é o significado da parábola do cisco no olho?
Como você pode dizer ao seu irmão: “Irmão, deixe‑me tirar o cisco do seu olho”, se você mesmo não consegue ver a viga que está no seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho e, então, você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
ARGUEIRO NO OLHO: ENTENDA O SIGNIFICADO BÍBLICO DO ARGUEIRO NO OLHO
Qual o significado de cisco no olho?
O que é cisco no olho? O cisco no olho é a entrada e permanência de um corpo estranho no órgão. O mais comum é que esse corpo estranho seja o próprio cílio ou alguma poeira. O problema é que o cisco por si só já pode causar irritação e a permanência dele pode causar coceira intensa.
O olho representa um sinal da vigilância compassiva de Deus sobre a humanidade. O triângulo simboliza a Santíssima Trindade Cristã. Os raios de luz são um sinal preexistente do brilho de Deus na iconografia cristã.
Esse fenômeno é na verdade um grande auxílio outorgado pelo Criador em nosso caminho de desenvolvimento espiritual. É como se passássemos pela vida segurando um espelho voltado para nós mesmos, que assim nos aponta imediatamente as falhas que ainda temos de corrigir.
Aquele cisco que cai no olho e incomoda muito, fazendo com que pisquemos sem parar para expulsá-lo. O ensinamento de Jesus é destinado aos que têm uma trave, ou seja, um pedaço de pau no olho e não percebem, mas enxergam claramente o cisco, que é algo minúsculo, no olho de outra pessoa.
“Por que reparas no cisco no olho do teu irmão e a trave no próprio olho não percebes?” A interrogação interpelante de Jesus, em uma das cenas do Sermão da Montanha, narrativa do Evangelista Mateus, contribui para qualificar o relacionamento entre cidadãos.
A palavra argueiro significa partícula leve, cisco; por extensão: coisa insignificante. Trave significa viga; pedaço de madeira ou de outro material utilizado para sustentar ou reforçar uma estrutura.
Evangelho: Mt 7,1-5 “Não julgueis, e não sereis julgados. Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós. Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
A Bíblia diz – tira primeiro a trave do teu olho. Quer dizer, primeiro vê se você também não tem erro ou defeito, e então você vai entender onde o teu irmão está errando.
O hipócrita é alguém que finge ser algo que não é para receber reconhecimento ou sair lucrando. A hipocrisia é uma conseqüência do orgulho. Os humildes seguidores de Deus procuram viver de acordo com Suas leis porque amam a Deus e ao próximo, não porque desejam receber reconhecimento e ser honrados por isso.
“Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Lucas 6,42).
Ele ensina que Deus é um Pai amoroso, sempre pronto para responder quando pedimos com fé. Mas também me desafia a viver uma fé prática: entrar pela porta estreita, seguir o caminho que leva à vida e construir minha casa sobre a rocha, que é a obediência à Sua Palavra.
A linguagem é ainda mais vívida no texto grego, em que a “trave” equivale a uma grande viga que teria sido usada em construções para distribuir o peso de uma estrutura. A imagem de alguém com uma viga no olho tentando tirar um grão de poeira do olho de outra pessoa deve ter trazido risadas para os ouvintes de Jesus.
O olho simboliza as percepções e é reconhecido como o espelho da alma. O órgão da expressão espiritual e mental. Ele é associado à luz, ao espírito e ao Sol. Em muitas culturas e religiões, é visualizado o Terceiro Olho no meio da testa, bem acima do nariz, considerado um símbolo de visão interior e poder.
O Olho de Deus é um antigo símbolo feito pelos índios Huichol do México e dos índios Aymara da Bolívia. Esses artesanatos indígenas simbolizam uma prece para saúde, felicidade e prosperidade. São objetos sagrados, oferendas que se fazem aos deuses para pedir proteção e o bom crescimento das crianças.