A mordida de barata pode causar sinais e sintomas como vermelhidão, inchaço, feridas, dor e coceira, podendo acontecer principalmente ao redor da boca, nas mãos ou pés. Além disso, as baratas também podem transmitir, através do contato direto com os alimentos, bactérias como Salmonella, Estafilococos e Streptococcus.
Como a barata transita por muitos locais contaminados, ela acaba carregando nas patas e no abdômen bactérias como a Salmonella e a Shigella. Quando elas passam por objetos como talheres, louças e até alimentos que possam ficar infectados, os seres humanos acabam contraindo esses patógenos pela via oral.
Sim, inclusive, a força da mordida delas equivale a 50 vezes seu peso corporal. Portanto, é bastante dolorosa, podendo o machucado evoluir até para infecção e demandar o uso de antibióticos.
Infecções bacterianas da pele: baratas podem transmitir bactérias que causam infecções de pele, tais como furúnculos, piodermites e celulites. Asma: as fezes e exoesqueletos de baratas contêm alérgenos que podem desencadear crises de asma em pessoas suscetíveis.
17 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS BARATAS!!
O que passar na boca quando a barata morde?
O tratamento da mordida de barata pode ser feito por meio de medidas simples como lavagem com água e sabão na região, e aplicação de gelo no local. Já em casos de alergia, o médico pode recomendar o uso de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides.
Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.
Dormir com uma barata no quarto não é ideal e pode ter várias desvantagens: Mordidas : Embora raras, as baratas podem morder os humanos, especialmente em áreas expostas como o rosto e as extremidades.
O papel das baratas na decomposição da matéria orgânica é vital para manter a limpeza dos ambientes naturais. Ao consumir detritos, elas não apenas removem a matéria em decomposição, mas também aceleram o processo de reciclagem de nutrientes.
Baratas não gostam de luz e só costumam sair à noite, quando procuram comida e parceiros sexuais. Você só verá uma barata durante o dia, se houver uma superpopulação ou falta de alimento e água.
Assim como a picada de um mosquito, a mordida de barata causa vermelhidão, irritação na pele, inchaço, bolhas e até mesmo infecções. Fique atento a esses sintomas e, caso piorem, vá ao médico para evitar complicações futuras.
É comum a gente achar que ela está voando, mas, na verdade, está planando. Geralmente, esses insetos usam esse método de transporte para fugir de alguma presa ou de uma situação que pode representar perigo. O mais curioso é que eles não traçam um plano de voo e simplesmente se jogam sem direção.
Quando alcançam a idade adulta, as baratas são trituradas e processadas para elaborar um líquido muito utilizado pela medicina tradicional chinesa. Esse produto com aroma de pescado e de sabor doce é chamado de Kangfuxin. É utilizado para tratar gastrite, úlceras e infecções respiratórias.
As baratas urbanas vivem próximas dos seres humanos por três motivos: água, alimento e abrigo, esclarece o especialista em estudos com baratas urbanas, Neliton Silva, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
As baratas são atraídas por odores específicos que podem indicar a presença de alimentos ou locais propícios para se abrigarem. Alguns dos cheiros atraem baratas incluem: – Cheiros de restos de comida, especialmente aqueles ricos em açúcar, gordura e proteínas.
A mordida de uma barata é forte em relação ao seu tamanho, cerca de 50 vezes o seu peso corporal. Pode ser dolorosa e causar inchaço e vermelhidão no local e podem transmitir doenças através de suas mordidas, como salmonelose, gastroenterite e infecções bacterianas.
À primeira vista, pode parecer uma tarefa difícil, mas basta atingir seu ponto fraco: a falta de limpeza e a oferta de comida. Esses insetos dificilmente habitam locais limpos, sem migalhas de alimentos ou de difícil acesso.
Baratas podem morder para se alimentar de partículas pequenas e materiais moles. Este inseto normalmente utiliza suas mandíbulas para roer ou quebrar pequenos pedaços de alimentos, mas morder uma pessoa não parece ser um comportamento esperado.
Este método consiste em juntar um copo de açúcar com um copo de bicarbonato de sódio e espalhar esta mistura por vários locais da casa. As baratas serão atraídas pelo açúcar, que mais tarde comem juntamente com o bicarbonato de sódio. Este último vai destruir a barata por completo, levando à sua morte.
Também pode ocorrer a aplicação constante de inseticidas em casa e carro, varrer e escovar tapetes e carpetes, ou limpeza de cozinhas e banheiros de forma excessiva para impedir a visita das baratas são alguns sinais de Catsaridafobia.
Esses insetos consomem rapidamente toneladas de fezes, cadáveres, restos alimentares e até papel, cigarros e plásticos. Se sumissem, sofreríamos com um rápido acúmulo de resíduos humanos nos esgotos e cemitérios.
Ou seja, ela é um incrível vetor de doenças. Assim, baratas contaminam nossos alimentos, utensílios e outras superfícies onde transitam. Transmitem doenças como febre tifoide, pneumonia, conjuntivite, hepatite A e até lepra. Ainda causam problemas respiratórios e alérgicos, como crises de asma e irritações na pele.