(Jr 13:1-11) Ordenou-se a Jeremias que não se casasse; isto servia de aviso das "mortes por enfermidades", das crianças que nascessem naqueles últimos dias de Jerusalém.
Jeremias não casou, por intencionalidade de, com isso, ser uma ilustração viva. A vida solitária dele anunciava a desolação e a esterilidade espirituais e até físicas também que iriam reinar no reino de Judá. O estilo de vida dele era a parte ilustrativa da própria mensagem que ele pregava.
Deus então passou a explicar que Jeremias deveria permanecer solteiro por que um destino horrível aguardava todos os pais e crianças daquela terra: “Eles morrerão de doenças graves; ninguém pranteará por eles; não serão sepultados, mas servirão de esterco para o solo.
Eu sou o PROFETA JEREMIAS e esta é a minha história. Quem foi o PROFETA JEREMIAS?
Como foi o fim da vida de Jeremias?
Ele foi aprisionado em Jerusalém (ver Jeremias 37:15; 1 Néfi 7:14), e “após a queda de Jerusalém (cerca de 586 a.C.), os Judeus que fugiram para o Egito levaram consigo Jeremias (Jeremias 43:5–6) onde, diz a tradição, foi morto apedrejado” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”; scriptures.LDS.org).
Na verdade, “o Senhor proibiu Jeremias de fazer três coisas normais e aceitáveis: casar-se, prantear os mortos e participar de banquete” (Warren Wiersbe). O que significaram estas instruções divinas? “A ordem para Jeremias não se casar representava uma profecia anunciando a devastação que as famílias sofreriam.
Mas é de uma vocação a um casamento desconcertante que falaremos. Deus chamou um seu profeta, Oseias (VIII a.C.) a desposar-se com uma prostituta, Gomer bat-Diblaim.
Só que Judite, de última hora, aceitará o homem em sua casa e eles transarão pela primeira vez. Por fim, Geremias transformará Judite em uma Berdinazzi após eles viverem como marido e mulher.
Segundo o apócrifo Vida dos Profetas, escrito por um judeu da Palestina no séc. I DC Jeremias foi apedrejado e morto por seus conterrâneos quando residia no Egito.
Jeremias foi um profeta sensível ao sofrimento de seu povo, mas incompreendido por causa de sua visão além do tempo. Homem de profunda piedade e de crise, optou por não se casar para dedicar-se ao profetismo, entre os anos de 626 e 587 a.E.C., em Jerusalém.
Qual casamento é válido para Deus segundo a Bíblia?
O casamento eterno precisa ser realizado por alguém que possua o poder para selar. O Senhor prometeu: “Se um homem se casar com uma mulher (…) pelo novo e eterno convênio (…) por aquele que foi ungido (…) e se guardarem [o convênio do Senhor] estará em pleno vigor quando estiverem fora do mundo” (D&C 132:19).
Jeremias fala contra a idolatria, o adultério e os sacrifícios de crianças que correm soltos em Jerusalém. Os judeus conspiram para matá-lo, mas Deus o mantém seguro.
Isaías, cujo nome significa "Iahveh ajuda" ou "Iahveh é auxílio" exerceu o seu ministério no reino de Judá, tendo se casado com uma esposa conhecida como a profetisa que foi mãe de dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.
De acordo com o documento que descobrimos, em algum momento nesse período (dos 12 aos 30 anos, não relatados na Bíblia), ele ficou noivo, casou-se, teve relações sexuais e produziu crianças. Antes que alguém venha com retórica teológica, mantenha em mente que nós não estamos atacando a religião de alguém.
O Apóstolo Paulo era solteiro quando o Senhor Ressuscitado o chamou no caminho para Damasco. Ele viu sua responsabilidade apostólica de pregar a Cristo (kerygma) e transmitir Seu ensino fielmente (didache).
Ficamos sabendo que por causa de suas profecias, Jeremias foi colocado no cepo, uma estrutura de madeira com buracos para a cabeça, os braços, as pernas e os pés em que eram colocadas as pessoas acusadas ou culpadas de crimes.
Biografia. Filho de Nerias, irmão de Seraías, amigo e secretário do profeta Jeremias (Jr 36,4 ss). Era homem erudito, de nobre família (Jr 51,59 ss), tendo servido fielmente ao profeta. Pelas instruções de Jeremias, escreveu Baruque as profecias daquele profeta, comunicando-as aos príncipes e governadores.
Por destoar dos demais profetas, Jeremias sofreu bullying. Em sua tristeza, o pobre profeta chegou a desabafar com Deus dizendo: “Ó Senhor, eles me desprezam e zombam de mim o tempo todo porque anuncio a tua mensagem.” Jeremias se sentia abandonado, mas nunca ficou calado.
Quantos anos tinha Jeremias quando foi chamado por Deus?
Jeremias foi um profeta que viveu durante um período conturbado no Reino do Sul de Judá. Nascido em Anatote e criado em um ambiente de idolatria e apostasia, ele foi chamado por Deus para ser profeta aos 13 anos de idade, mesmo resistindo devido à sua juventude e falta de confiança.