Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho. As crianças sofrem discriminação, ganham apelidos desagradáveis na escola, mas nosso papel é esclarecer que qualquer pessoa, independente de raça ou renda familiar, pode ser infestada.
Contato: a pediculose da cabeça ocorre quando alguém com piolhos tem contato muito próximo com outras pessoas, o famoso “cabeça com cabeça”, ou divide lençóis de cama ou escova de cabelo.
“Dizer que o cabelo sujo é propício para o piolho é um erro. Basta uma cabeça encostar em outra (limpa ou suja) para que ele, caminhando, se locomova”, explica a dermatologista Ana Cristina França, derrubando o mito que o piolho 'pula' ou 'voa' até chegar ao novo endereço.
O cheiro desagradável aos parasitas, então, impedirá que eles apareçam novamente. Azeite: como alternativa ao vinagre, pode passar o pente com azeite cuja consistência pegajosa ajudará a capturar as lêndeas e os piolhos facilitando a sua eliminação.
O calor do secador e da chapinha, por exemplo, pode até matar os piolhos adultos, mas não tem efeito sobre as lêndeas, que vão eclodir em pouco tempo e reinfestar a cabeça da criança.
✔ Citronela – É uma planta medicinal com propriedades repelentes para insetos, aromatizadora, bactericida e calmante. O aroma da citronela é um dos principais responsáveis por manter o afastamento dos parasitas.
Apesar de se alimentarem de sangue para sobreviver, os piolhos não têm preferência por um tipo específico de sangue, podendo infestar qualquer pessoa, independentemente do tipo sanguíneo!
O piolho pode sobreviver por até dez dias em objetos, como pentes e escovas, por isso é recomendado lavar com água quente tais itens, além de roupas e lençóis.
Como complemento, a solução de vinagre e água (1 copo de vinagre para 1 copo de água) ajuda a soltar as lêndeas que estão grudadas nos fios do cabelo. Após o uso do pente fino, os piolhos e as lêndeas removidos devem ser colocados em um recipiente de vidro com álcool líquido (teor 70%) ou na solução de vinagre.
Muitos chamam de lêndeas tanto os ovos viáveis quanto os invólucros dos ovos vazios. Os ovos são incubados pelo calor do corpo humano e eclodem em 8 a 10 dias, em geral. A ninfa deixa o ovo e passa por três estágios até se tornar adulta (entre 9 a 12 dias).
Para prevenir a pediculose, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto com pessoas infectadas pelo parasita.
No meio ambiente, os piolhos permanecem vivos por no máximo 24 horas. “Já os ovos conseguem sobreviver fora do hospedeiro por até dez dias, em condições de alta umidade e temperatura acima de 28 ℃”, diz Selma Hélène, dermatologista pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein. 4 – Os adultos pegam piolho?
A infestação de piolhos costuma provocar coceira intensa na área infestada. As picadas dos piolhos do corpo provocam pequenos furos vermelhos localizados na pele. As pessoas infestadas apresentam marcas devido à coceira, urticária, ou, se a coceira intensa tiver fissurado a pele, apresentam também infecção bacteriana.
Adultos não pegam piolho – Todas as pessoas podem ter pediculose em algum momento. No entanto, as crianças em idade escolar estão mais propensas por causa da proximidade com a qual convivem. Lavar o cabelo com mais frequência diminui o risco da contaminação – O piolho também gosta de fios limpos.
Os piolhos aderem melhor aos cabelos limpos, sem gordura ou resíduos. No entanto, a falta de higiene no cabelo pode, depois, favorecer o aparecimento de infeções mais graves. Lavar e pentear o cabelo permite expulsar alguns parasitas do couro cabeludo.
O calor do secador pode até matar alguns piolhos, mas não as lêndeas. Por isso, não conte com a ferramenta para acabar com a infestação. O indicado é usar produtos específicos para pediculose, além de usar um pente fino.
Antigo conhecido da humanidade, o piolho é um inseto parasito que vive no cabelo. Sem asas e com pernas incapazes de saltar, sua transmissão se dá pelo contato direto ou pelo compartilhamento de itens pessoais, como bonés, escovas de cabelo e travesseiros.
Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias. Pode ser utilizada por crianças com peso acima de 15 kg. Associar sulfametoxazol-trimetoprim (10 mg/kg/dia de trimetoprim, 2 vezes ao dia, por 10 dias) ao uso da permetrina 1%, aumentando a eficácia de 72% para 95%.
Nesse estágio, os piolhos vivem cerca de 30 dias e vão se alimentar com sangue e acasalar, reiniciando o ciclo. A fêmea produz, em média, de 150 a 300 ovos ao longo da vida.
Quanto tempo depois de tomar ivermectina os piolhos morrem?
Geralmente, dentro de 24 horas após a ingestão, os piolhos adultos começam a morrer. No entanto, é importante lembrar que a Ivermectina não mata os ovos dos piolhos (lêndeas). Por isso, em alguns casos, pode ser necessário repetir a dose após sete dias para garantir que as lêndeas eclodidas também sejam eliminadas.
- O método de pentear com pente fino e catar manualmente piolhos, pelo menos uma vez por semana, ainda é o método mais eficaz para a eliminação destes insetos, principalmente se consideramos que muitas pessoas não têm sensibilidade à ação dos piolhos, mas, no entanto, podem ter em suas cabeças um batalhão destes ...