No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas. Além disso, o óleo em excesso pode ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas e danificando o catalisador no sistema de descarga do veículo.
E esses óleos, em geral, só têm mais viscosidade. Em vez de 5W15, eles vão para 20W60, 15W50 e vai subindo a viscosidade. O óleo fica mais grosso, fica mais difícil de baixar na vareta, de ser queimado.
O que acontece se o óleo do motor ficar muito grosso?
O uso de viscosidade acima do recomendado pelo fabricante vai causar imediatamente um aumento do consumo de combustível, aumento da temperatura de trabalho e possivelmente problemas de lubrificação, pois a fluidez do óleo não está de acordo com o projeto do motor (folgas, tipo e qualidade de acabamento superficial das ...
Qual a diferença entre óleo lubrificante 15W40 e 20W40?
E qual é a diferença entre um óleo 15W40 e um 20W40, por exemplo? Em temperaturas frias, ou quando um motor é ligado, o 15W40 é mais fino que 20W40. E um óleo mais fino flui mais livremente e lubrifica mais rapidamente, ao contrário do óleo mais espesso. Já a segunda letra indica a viscosidade em altas temperaturas.
Em lubrificantes para engrenagens automotivas, a viscosidade é definida pelo grau SAE, expresso em números. Quanto maior o grau SAE, maior a viscosidade do óleo. Logo, pode-se dizer, por exemplo, que um óleo SAE 140 é mais viscoso do que um SAE 90.
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor. Quando se completa o nível com um produto diferente, há o risco dos aditivos não serem compatíveis, podendo anular seus benefícios, não lubrificar de forma eficiente e comprometer seriamente o funcionamento do veículo.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
Descrição:Wynn's Stop Smoke está formulado para reduzir as emissões de fumaça visíveis de motores de movidos a gasolina, etanol e GNV. Reduz as emissões de fumaça devido ao consumo normal de óleo e melhora as propriedades de viscosidade do óleo em altas temperaturas.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Quando o motor envelhece e as folgas aumentam, o óleo pode queimar mais rapidamente e o nível do lubrificante no cárter diminui. Nesses casos, você pode utilizar um óleo com maior viscosidade, temporariamente. Isso ajuda a compensar o desgaste e reduzir a frequência de completar o óleo no cárter.
Bardahl B12 cria uma película lubrificante separadora de atração polar que resiste às mais elevadas pressões e temperaturas, reduzindo o atrito e o desgaste das peças vitais do motor em até 75%. Não altera a viscosidade do lubrificante, além de possuir alto poder de limpeza, antioxidante e antiespumante.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído).
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
O óleo 20W50 é uma opção popular entre os óleos mais grossos que 15W40. Este óleo é mais viscoso tanto em baixas quanto em altas temperaturas, sendo recomendado para motores com maior quilometragem ou desgaste. Ele é frequentemente utilizado em carros mais antigos, como: Ford Ka (2000-2004)
Sua aplicação indicada para carros Chevrolet (gm), Peugeot, Citron, Renault, Fiat, Toyota, Nissan e Volkswagen. A Comp Autopeças recomenda atenção com esse item fundamental para o bom funcionamento do carro.
Qual óleo de motor é indicado para motores com alta quilometragem?
Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60. Carros antigos e muito rodados merecem atenção especial na lubrificação. Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60 é o lubrificante multiviscoso que oferece uma proteção confiável para motores antigos com alta quilometragem.
O 20W50 é geralmente mais recomendado para as condições brasileiras, mas o 10W40 pode ser uma excelente opção em determinadas situações. Lembre-se: independentemente da sua escolha, o mais importante é manter as trocas regulares e usar um óleo de qualidade.
“Em modelos muito antigos, pode ocorrer uma incompatibilidade dos óleos atuais com as ligas metálicas dos motores.” Então utilize óleo mais viscosos como SAE 20W-50 ou 15W-40, com especificação mínima API SL, ou melhor.
Aplicações: Tratamento sintético para cárter de motores de SUVs, Picapes e Vans. A cada troca de óleo, adicionar um frasco (500 mL) no cárter e completar com óleo de motor. Para cárter com mais de 7 litros, use na proporção de 10% da capacidade do cárter.
O óleo Yamalube 20w50 mineral é formulado para proteger motores de 4 tempos e, dependendo das condições de uso e manutenção, pode durar cerca de 3000 a 4000 quilômetros antes de necessitar de uma troca.
Verificar o nível do lubrificante periodicamente é importante, mas encher reservatório demais pode provocar danos graves ao propulsor. Verificar regularmente o nível do óleo é um dos procedimentos mais importantes que o motorista deve ter como hábito para manter a vida útil do motor do carro.