Do mesmo modo, o Monte Olimpo impressiona na altura. São 25 quilômetros entre sua base e cume. A título de comparação, é quase três vezes a altura do Monte Everest – cuja escalada já demora, em média, 40 dias. Ou seja, se fosse possível escalar o gigante marciano, levaria meses.
Quando consideramos o nível do mar (altitude) como referência, aí o primeiro lugar pertence mesmo ao Monte Everest e aos seus imponentes 8.850 metros de altitude.
Desta forma, ao contrário do que acredita o senso comum, a mais alta montanha do planeta Terra é o vulcão Mauna Kea, no Havaí, que tem 10.203 metros de sua base até o topo, o que lhe deixa 1,5 km mais alta que o Everest.
O Monte Olimpo é o mais alto vulcão do Sistema Solar, com cerca de 21,9 km acima do nível médio da superfície marciana, sendo quase três vezes mais alto que o Monte Everest.
O Evereste, Chomolungma (ou Qomolangma), em tibetano, que significa “Mãe do Universo”, é o pico mais alto da Ásia e, com os seus 8.848 metros de altitude acima do nível do mar, é também a maior elevação da Terra.
MAIOR MONTANHA E VULCÃO DO SISTEMA SOLAR - MONTE OLIMPO
Qual o lugar mais alto da Terra?
Parte da Cordilheira do Himalaia, o Monte Everest é a montanha mais elevada do mundo. Ouça o texto abaixo! O Monte Everest é a montanha mais alta do planeta Terra, chegando a 8.848 metros acima do nível do mar.
A maior coisa do universo: grande muralha Hércules-Corona Borealis. Se um grande objeto galáctico impressiona, imagine uma fila de galáxias se estendendo por mais de 10 bilhões de anos-luz, com um conjunto extremo de estrelas e sistemas estelares.
O monte Olimpo (em grego: Όλυμπος; romaniz.: Ólympos, ou όρος Όλυμπος, também transliterado como óros Ólympos em mapas modernos) é a mais alta montanha da Grécia, com 2 917,727 metros de altitude máxima e 2 355 m de proeminência topográfica.
Segundo reportagem do Business Insider, se o ponto mais alto da Terra fosse submergido – o Monte Everest, a 8.848 metros acima do nível do mar –, ainda assim faltariam cerca de 2 quilômetros até se chegar ao ponto mais profundo do oceano, a cerca de 11 mil metros do nível do mar.
O Monte Olimpo (Marte) é o mais alto vulcão do Sistema Solar, com cerca de 21,9 km acima do nível médio da superfície marciana, sendo quase três vezes mais alto que o Monte Everest, e a segunda mais alta montanha do Sistema Solar, atrás apenas da Rheasilvia no asteróide 4 Vesta, que estima-se possuir 22 km de altura a ...
A Holanda é considerada a nação mais alta do mundo, mas sua população está ficando mais baixa, de acordo com pesquisadores holandeses. Embora a altura tenha aumentado nos últimos 100 anos, o estudo mostrou que os homens holandeses nascidos em 2001 eram 1 centímetro (0,39 polegadas) mais baixos do que os de 1980.
Qual é a montanha mais alta, o Chimborazo ou o Everest?
Apesar de ser a montanha mais alta da superfície terrestre, o Everest está dois quilômetros abaixo do Chimborazo quando a medição parte do centro do planeta. A Terra, um globo achatado, tem um raio maior no Equador do que nos polos, o que joga a favor do Chimborazo em sua disputa honorífica com o Everest.
Com 22.500 m, a montanha Rheasilvia de Vesta tem quase três vezes a altura do Everest e é formada por uma cratera de impacto que cobre 90% de todo o asteroide.
No Havaí, está localizado o maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa. Com encostas largas e arredondadas, esta colossal estrutura geológica abrange uma área de mais de 5 mil quilômetros quadrados no arquipélago dos Estados Unidos.
Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.
A existência de rochas sedimentares no Everest sugere que, em tempos remotos, essa área esteve debaixo do oceano. Entretanto, a narrativa não se encerra aqui. O que elevou o Everest a seus 8.849 metros foi a colisão das placas tectônicas da Eurásia e da Índia, que teve início há aproximadamente 40 a 50 milhões de anos.
É um dos picos mais altos da Europa em termos de destaque topográfico. O Olimpo é notável na mitologia grega como o lar dos deuses gregos, no pico de Mytikas. Também é conhecida por sua excepcional biodiversidade e rica flora. É um parque nacional, o primeiro na Grécia, desde 1938.
O gigante se eleva a 8.849 metros entre o Nepal e o Tibete, nos Himalaias, com seu pico ultrapassando a maioria das nuvens no céu. Uma tentativa de escalar o Everest requer meses, às vezes anos, de treinamento e condicionamento – mesmo assim, chegar ao cume está longe de ser garantido.
O Monte Olimpo foi descoberto pela sonda espacial Mariner 9 da NASA em 1971, embora já fosse do conhecimento de astrônomos desde o século XIX. O seu declive é suave, o que faz sua base ser vinte vezes maior que a altura. Não se sabe ao certo a origem desse vulcão.
Cientistas descobrem superestrutura colossal com mais de 1,3 bilhão de anos-luz de comprimento. Astrônomos descobriram a maior coisa conhecida do Universo: uma gigantesca superestrutura batizada de Quipu, em referência ao antigo sistema de medição inca.
Recentes estimativas indicam que o universo observável – a porção do universo que conseguimos detectar através de nossos telescópios – se estende por cerca de 47 bilhões de anos-luz em todas as direções. No entanto, o limite do que podemos ver é uma coisa, e o limite do que existe é completamente diferente.
Astrônomos encontraram a maior galáxia já registrada pela ciência. Localizada a cerca de 3 bilhões de anos-luz de distância, a Alcyoneus, como foi batizada, é uma rádio galáxia gigante que atinge 5 megaparsecs no espaço, o que significa que ela tem 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.